A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REGIÃO NORTE. Estados que compõe a região Norte. Acre,Amapá,Tocantins,Rondônia,Roraima,Pará.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REGIÃO NORTE. Estados que compõe a região Norte. Acre,Amapá,Tocantins,Rondônia,Roraima,Pará."— Transcrição da apresentação:

1

2 VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REGIÃO NORTE.

3 Estados que compõe a região Norte. Acre,Amapá,Tocantins,Rondônia,Roraima,Pará.

4 Processo imigratório da região Norte. A referida região foi colonizado por

5 Algumas palavras e expressões usadas pelos povos da referida região.

6 Acre 1. diferenças de espaço geográfico ou diferenças diatópicas; (exemplo: aipim = mandioca, macaxeira; abóbora = jerimum; canjica = mucunzá; mixirica = tangerina; pé-de- moleque = cocada; pé-de-moleque = bolo de mandioca); muyé = mulher; fyo = filho; munta gente = muita gente; mutá = escada; piá = menino. 2. diferenças entre os distintos estratos socioculturais de uma mesma comunidade idiomática, ou diferenças diastráticas (fazer a corte, namorar, paquerar, ficar; garota de programa, mulher devida fácil, prostituta, puta); ficar ajuntado ou amancebado ou amigado. 3. diferenças entre os tipos de modalidade expressiva, de estilos distintos, segundo as circunstâncias em que se realizam os atos da fala ou diferenças diafásicas: nós vamos, a gente vai, eu vou; faça-me o favor, faça o favor; assistir ao jogo, assistir o jogo etc)

7 Amapá Exemplo: "tu fizeste","tu és", "tu foste", "tu chegaste", além do "r" e "s" como de carioca, "d" com som de "dj" e "t" com som de "tch", tendo como fama também a limpidez e a nitidez na pronúncia. Também tem o som de "l" e "li" palatalizado, como "famílhia" (família) ou "palhito" (palito).não há palavras gingadas, como no sotaque carioca; quase não existe o emprego de "você", salvo as formalidades; não se trocam os som das letras "s" por "r"; tende-se a usar mais ênclises a próclises;

8 Tocantins Pinto é que nem dólar: sobe no paralelo e cai no oficial. 'Um casamento vai para o brejo, quando você começa a engolir tantos sapos, que não sobra mais tempo para comer a perereca! 'Não adianta ser rico e usar roupas caras, se o melhor da vida a gente faz pelado.' Nóis só num bebe acetona porque tira o esmalte dos dente.' 'Às vezes, é melhor ficar quieto e deixar que pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida.' Homem é como orelhão: A cidade está cheia deles, só que 75 % não funciona, e o restante está ocupado Celulites não são apenas celulites, elas querem dizer..."Eu sou goCalciná as idéias- Ficar bêbado,tonto. Ex: "Ele bebeu pra calciná as idéias". Queijinho-Retorno. "Estrutura composta por um circulo de concreto, seja ele formado por uma única linha ou por pequenos blocos de concreto, que é posicionada no chão, geralmente em um cruzamento".Substitui o semáforo.stosa".Só que em Braille !!! (Rita Cadilac - ex-chacrete) Fumo maconha, mas não trago, quem traz é um amigo meu. (Marcelo Anthony) Mulher gorda é que nem Ferrari...Quando sobe na balança, vai de zero a cem em um segundo. (Rubinho) Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental...Fique de olho em três de seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você. (Palloci) Calciná as idéias- Ficar bêbado,tonto. Ex: "Ele bebeu pra calciná as idéias". Queijinho-Retorno. "Estrutura composta por um circulo de concreto, seja ele formado por uma única linha ou por pequenos blocos de concreto, que é posicionada no chão, geralmente em um cruzamento".Substitui o semáforo.

9 Pará Morei em Belém dois anos, 1978/79. Naquela época se dizia muito: Eras!!!!! (exclamação), Égua da *****, para alguma coisa não entendida e Tu és escroto (safado, mau intencionado).Não sei se existe mais alguma coisa, mas o que se mais se falavam era essa três coisas. Os Paraenses têm varias gírias peculiares, mas a mais usada é "ÉGUA". A expressão "ÉGUA" tem o mesmo significado que o "CARACA MERMÃO" carioca, "PUTZ" paulista e "ÔCHE" pernambucano. No resto do país, acredita-se que isso é um palavrão, mas na verdade, é praticamente o pilar da lingua paraense, sendo usada em 11 de 10 frases de qualquer paraense. Ademais, cumpre ressaltar que o "ÉGUA", por vezes, pode vir acompanhado de um genitor, caso em que se tornará "PAI D'ÉGUA", que significa "MUITO BOM", "MUITO LEGAL", "DO CARAI" e "SUPIMPA".

10 Rondônia 'Ixi': Exclamação 'moleque doido': pessoa sem noção 'moscô' (de moscar): caiu em flagrante pela policia 'a casa caiu': ser preso 'isso é do Cara...': coisa muito legal 'vai catá coquinho': me deixa em paz 'borogodó'( tipo: ela é do borogodó): pessoa que entende de determinado assunto e ajuda, um elogio, pessoa da pesada. 'vou pro casão': ir pro presídio que tem aqui em Rondônia o "Urso Branco" 'furar o olho': ser traíra roraima Brocado-Diz-se daquele sujeito que tem fome. Broca- Comida. Ex: "Tô Brocado,essa broca sai ou não sai"? Tubão- Soco na cara. Ex. "O sujeito levou um tubão".

11 Comidas típicas da região norte. # Aluá # Bolo de Côco e Mandioca # Bolinho de Charque com Macaxeira # Bombom de Castanha do Pará # Caldeirada de Tucunaré # Doce de Cupuaçu # Jacaré Ensopado # Maniçoba # Mouse de Tucumã # Pato no Tucupi # Pirarucu de casaca # Pudim de Açaí # Sopa de Caranguejo # Tacacá # Vatapá

12 Alunas: Crislaine Gilmara Luciana Thatiane.


Carregar ppt "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REGIÃO NORTE. Estados que compõe a região Norte. Acre,Amapá,Tocantins,Rondônia,Roraima,Pará."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google