A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERAÇÕES Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERAÇÕES Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes."— Transcrição da apresentação:

1 INTERAÇÕES Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes

2 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes António Vieira, o imperador da língua portuguesa (Fernando Pessoa)

3 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes O Sermão de Santo António aos Peixes parte da lenda medieval segundo a qual o santo, numa das suas pregações em que não consegue ser ouvido pelos homens, lança a sua palavra aos peixes, na praia deserta, que levantam a cabeça à superfície das águas como sinal da força da sua palavra.

4 O sermão desenvolve-se como uma alegoria: também o Padre António Vieira se dirige aos peixes, pretendendo, nas suas considerações, atingir os homens. Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes

5 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Pronunciado em São Luís do Maranhão, Brasil, no dia 13 de junho de 1654, em louvor de Santo António. Pretende levar os colonos à reflexão sobre a exploração desumana que exerciam sobre os ameríndios, sem ter em conta a lei que lhes regulava as liberdades e as restrições.

6 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes As injustiças e tiranias que se têm executado nos naturais desta terra (os índios) excedem em muito às que se fizeram em África. Em espaço de quarenta anos mataram-se e destruíram-se por esta costa e sertões mais de dois milhões de índios e mais de quinhentas povoações como grandes cidades, e disto nunca se viu castigo. Excerto de carta ao rei D. Afonso VI, 1657

7 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Se as letras do abecedário se repartissem pelos estados de Portugal, que letra tocaria ao nosso Maranhão? Não há dúvida que o M. M de Maranhão, M de murmurar [lançar rumores, boatos], M de motejar [no sentido de «gracejar»], M de maldizer, M de malsinar, de mexericar e, sobretudo, M de mentir: mentir com as palavras, mentir com as obras, mentir com os pensamentos, que de todos e por todos os modos aqui se mente. Sermão da Quinta Dominga da Quaresma

8 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Por mais conselhos, propostas e recomendações que fizesse, Vieira sentia que nada de relevante se alterava no estatuto real dos índios.

9 Imita Santo António e fala aos peixes, louvando-lhes as virtudes e criticando-lhes os defeitos. Sendo os homens piores que os peixes, sobretudo os do Maranhão, pátria em que todos os defeitos e pecados humanos se elevam ao mais alto grau. Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes

10 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Sermão - definição Discurso argumentativo que privilegia a 2ª pessoa, pois tem por fim persuadir e garantir a adesão do público. Obedece à seguinte estrutura interna: exórdio, narração, confirmação, epílogo ou peroração.

11 O exórdio e a peroração fazem apelo aos sentimentos do auditório, apresentando o assunto e as conclusões. As partes intermédias ocupam-se da exposição dos factos e respetiva argumentação. Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes

12 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Estrutura Exórdio Exposição do tema – A partir do versículo de S. Mateus Vós sois o sal da terra, referente aos pregadores, cuja função é salgar, ou seja, ditar a boa doutrina, verificando que a Terra se não deixa salgar, porque está corrupta, Vieira vai pregar aos peixes, à maneira de Sto. António.

13 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Narração (II, III, IV, V): Virtudes genéricas dos peixes: ouvem e não falam; foram os primeiros seres criados; são os mais abundantes; é entre eles que se encontram os maiores seres. Mostraram obediência, respeito e devoção: escutaram Sto. António; salvaram Jonas. Virtudes naturais: desconfiam dos homens, por isso se salvam. Assim fez Sto. António fugindo para o deserto.

14 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Atributos específicos dos peixes Peixe de Tobias: cura a cegueira; afasta os demónios. Assim fez Santo António nas suas pregações. Apelo aos moradores do Maranhão. Rémora (= língua de Santo António) – para refrear as paixões. Alegoria das Naus: Soberba /Cobiça / Sensualidade. Torpedo (= língua de Santo António): faz tremer (e emendar os pecados). Quatro-olhos: para se livrarem dos inimigos do ar e do mar.

15 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Reflexão Também os homens só devem olhar para cima, lembrando-se de que há céu; e para baixo, de que há Inferno. Os peixes ajudam à salvação: são usados nos jejuns e são alimentos dos pobres.

16 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Defeitos genéricos dos peixes Voracidade: Comei-vos uns aos outros. Paralelismo com o homem. Os maiores comem os mais pequenos. Ignorância e cegueira: (Pescados pelo anzol, atraídos pelo retalho de pano. Tráfico de panos no Maranhão (Vaidade). Santo António procedeu ao contrário. Abandonou luxos, mas pescou almas com uma corda e um pano de burel.

17 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Defeitos específicos Roncadores (peixes pequenos que roncam muito). Assim os homens: quanto menos valem mais blasonam. S. Pedro; Golias. Santo António, porque tanto calou, por isso deu tamanho brado. Pegadores (= parasitas, aderentes). Salvam-se os pegadores de Deus: David; Santo António. O castigo: Morrem quando morre o grande ao qual se pegaram.

18 Voadores (= ambiciosos, megalómanos, vaidosos). Santo António voou para baixo e não para cima. Polvo (= hipócrita, traiçoeiro). Santo António, pregador dos peixes: o mais puro exemplar da candura, da sinceridade e da verdade). Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes

19 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Confirmação (final do cap. V) Apelo final: Castigo, excomunhão dos que se apropriam dos bens alheios. Peroração (VI) Julgamento final dos peixes. Louvores a Deus.

20 Interações – 11.º Ano Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes Podemos concluir que o Sermão de Santo António aos Peixes se trata de uma sátira bela e audaciosa: pela variedade de tipos focados, pelo imprevisto da caricatura e da fantasia construtiva, pela causticidade da ironia, pela expressividade do discurso, onde o paralelismo, a gradação, a enumeração, a citação, a antítese, a exclamação, a apóstrofe, revelam todo o esplendor da língua portuguesa.


Carregar ppt "INTERAÇÕES Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google