A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DE OBJETOS Prof. Thiago Pereira Rique

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DE OBJETOS Prof. Thiago Pereira Rique"— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DE OBJETOS Prof. Thiago Pereira Rique

2 A GENDA Conceitos básicos da tecnologia de objetos Criação e execução de um aplicativo Java Bibliotecas de classes do Java Exemplo: classe Lampada

3 C ONCEITOS B ÁSICOS DA T ECNOLOGIA DE O BJETOS Objetos Pessoas, animais, plantas, carros, aviões, etc. Programas de computador (programas Java) Objetos de software interativos Atributos Tamanho, forma, cor, peso, etc. Comportamento Uma bola rola, infla e murcha. Um carro acelera e freia.

4 C ONCEITOS B ÁSICOS DA T ECNOLOGIA DE O BJETOS Projeto Orientado a Objetos (OOD – object- oriented design ) Relacionamentos de classe: objetos de certa classe têm as mesmas características Classe de veículos: carros, caminhões, etc. Relacionamentos de herança: novas classes de objetos absorvem características de classes existentes e possuem características específicas da nova classe. Objeto da classe conversível e objeto da classe mais geral automóvel

5 C ONCEITOS B ÁSICOS DA T ECNOLOGIA DE O BJETOS Projeto Orientado a Objetos (OOD – object- oriented design) Encapsulamento Atributos e operações em objetos Objetos e ocultação de informações Objetos se comunicam via mensagens Um objeto conta bancária pode receber uma mensagem para reduzir seu saldo em certa quantia

6 C ONCEITOS B ÁSICOS DA T ECNOLOGIA DE O BJETOS Programação Orientada a Objetos – POO ( Object- oriented Programming - OOP ) Unidade de programação Classe = campos e métodos

7 CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM APLICATIVO JAVA Fase 1: Criando um programa

8 CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM APLICATIVO JAVA Fase 2: Compilando um programa Java em bytecodes

9 CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM APLICATIVO JAVA Fase 3: Carregando um programa na memória

10 CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM APLICATIVO JAVA Fase 4: Verificação de bytecode

11 CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM APLICATIVO JAVA Fase 5: Execução

12 B IBLIOTECAS DE C LASSES DO J AVA Programa Java Classes Métodos Bibliotecas de classes Java APIs do Java ou Java APIs ( Application Programming Interfaces )

13 E XEMPLO : CLASSE L AMPADA

14

15


Carregar ppt "LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DE OBJETOS Prof. Thiago Pereira Rique"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google