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APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique thiagorique2011@gmail.com http://thiagorique.wordpress.com/

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Apresentação em tema: "APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique thiagorique2011@gmail.com http://thiagorique.wordpress.com/"— Transcrição da apresentação:

1 APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE I
Prof. Thiago Pereira Rique

2 Agenda Introdução A nova interface Nimbus do Java
Look and feel padrão Metal do Java Entrada/saída baseada em GUI simples com JOptionPane Visão geral de componentes Swing Exibição de texto e imagens em uma janela Campos de texto e uma introdução ao tratamento de evento com classes aninhadas

3 INTRODUÇÃO Interface gráfica de usuário (Graphical User Interface – GUI) Aparência Comportamento Componentes GUI (controles ou widgets (abreviação de window gadgets)) Objetos com os quais o usuário interage via mouse, teclado ou outros mecanismos.

4 A nova interface Nimbus do Java
Atualização 10 do Java SE 6 Há 3 modos de utilizar o Nimbus: Configurá-lo como padrão para todos os aplicativos Java no computador Configurá-lo como a interface no momento em que se carrega um aplicativo (linha de comando) Configurá-lo como a interface diretamente no aplicativo (programaticamente)

5 A nova interface Nimbus do Java

6 A nova interface Nimbus do Java

7 A nova interface Nimbus do Java
Outro exemplo:

8 LOOK AND FEEL PADRÃO METAL DO JAVA
Default look and feel - Metal

9 LOOK AND FEEL PADRÃO METAL DO JAVA
Default look and feel - Metal

10 Entrada/saída baseada em GUI simples com JOptionPane

11 Entrada/saída baseada em GUI simples com JOptionPane
Diálogos de entrada Diálogos de mensagem

12 Entrada/saída baseada em GUI simples com JOptionPane
Constantes de diálogo de mensagem JOptionPane

13 VISÃO GERAL DE COMPONENTES SWING
JLabel Exibe texto não editável ou ícones. JTextField Permite ao usuário inserir dados do teclado. Também pode ser utilizado para exibir texto editável ou não editável. JButton Desencadeia um evento quando o usuário clicar nele com o mouse. JCheckBox Especifica uma opção que pode ser ou não selecionada.

14 VISÃO GERAL DE COMPONENTES SWING
JComboBox Fornece uma lista drop-down de itens a partir da qual o usuário pode fazer uma seleção clicando em um item ou possivelmente digitando na caixa. JPanel Fornece uma área em que os componentes podem ser colocados e organizados. Também pode ser utilizado como uma área de desenho para imagens gráficas.

15 VISÃO GERAL DE COMPONENTES SWING
Swing versus AWT (Abstract Window Toolkit) Superclasses de componentes GUI leves (independentes de plataforma) do Swing

16 EXIBIÇÃO DE TEXTO E IMAGENS EM UMA JANELA
Janelas Instâncias da classe JFrame ou subclasses de JFrame. JFrame: subclasse indireta da classe java.awt.Window. Para nossos exemplos: Classe responsável pela construção da GUI (subclasse de JFrame). Classe que cria e exibe a janela principal do aplicativo (main). Rotulando componentes GUI JLabel

17 EXIBIÇÃO DE TEXTO E IMAGENS EM UMA JANELA

18 EXIBIÇÃO DE TEXTO E IMAGENS EM UMA JANELA

19 EXIBIÇÃO DE TEXTO E IMAGENS EM UMA JANELA

20 EXIBIÇÃO DE TEXTO E IMAGENS EM UMA JANELA
Saída do aplicativo

21 EXIBIÇÃO DE TEXTO E IMAGENS EM UMA JANELA
Especificando o layout Gerenciadores de layout (FlowLayout) Componentes da esquerda para a direita. Método setLayout herdado indiretamente da classe Container Argumento: objeto de uma classe que implemente a interface LayoutManager. Criando e anexando label1 “Label com texto” para o construtor da classe JLabel setToolTipText add(label1);

22 EXIBIÇÃO DE TEXTO E IMAGENS EM UMA JANELA
Criando e anexando label2 Um ícone é especificado como um argumento Icon para um construtor ou para o método setIcon do componente. Icon Objeto de uma classe que implementa a interface Icon (javax.swing). ImageIcon (javax.swing) .gif, .png, .jpg (ou .jpeg) getClass().getResource(“Login_icon.png”) Criando e anexando label3 setText, getText setIcon, getIcon setHorizontalTextPosition, setVerticalTextPosition

23 EXIBIÇÃO DE TEXTO E IMAGENS EM UMA JANELA
Criando e exibindo uma janela LabelFrame Operação de fechamento padrão da janela setDefaultCloseOperation JFrame.EXIT_ON_CLOSE

24 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS
As GUIs são baseadas em eventos Clicar um botão, digitar em um campo de texto, etc. Handler de evento Código que realiza uma tarefa em resposta a um evento Tratamento de eventos Processo total de responder a eventos

25 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS
Continua...

26 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS
Continua...

27 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS
Continua...

28 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS
Continua...

29 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS

30 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS

31 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS

32 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS

33 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS
Passos necessários para configurar o tratamento de evento de um componente GUI Crie uma classe que represente o handler de evento. Implemente uma interface apropriada (interface ouvinte de eventos) na classe do passo 1. Indique que um objeto da classe dos passos 1 e 2 deve ser notificado quando o evento ocorrer (registrar handler de evento).

34 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS
Utilizando uma classe aninhada para implementar um handler de evento Classes de primeiro nível Classes aninhadas (static ou não static) Não static: classes internas (handlers de eventos) “Cada evento é representado por uma classe e pode ser processado apenas pelo tipo de handler de evento apropriado” Enter em um JTextField ActionEvent (java.awt.event) ActionListener (java.awt.event) actionPerformed

35 CAMPOS DE TEXTO E UMA INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE EVENTO COM CLASSES ANINHADAS
Registrando o handler de evento para cada campo de texto textField.addActionListener(handler); Detalhes do método actionPerformed da classe TextFieldHandler Origem do evento Método getSource if (event.getSource() == textField1) Método getActionCommand

36 REFERÊNCIA DEITEL, H.M; Java Como Programar. Ed. Pearson, 8ª ed, 2010.


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