A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"A Melhor Idade é aquela em que não contamos o tempo, e sim quando vivemos o tempo, proporcionando felicidade a nós mesmos e a todos ao nosso redor".

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""A Melhor Idade é aquela em que não contamos o tempo, e sim quando vivemos o tempo, proporcionando felicidade a nós mesmos e a todos ao nosso redor"."— Transcrição da apresentação:

1

2 "A Melhor Idade é aquela em que não contamos o tempo, e sim quando vivemos o tempo, proporcionando felicidade a nós mesmos e a todos ao nosso redor". Cada Momento É... Um Momento Novo! Portanto Renasça sempre!

3

4 O termo A terceira idade surgiu na França em 1974, por Pierre Vellas. Regressivamente, a segunda idade seria aquela fase do pleno desenvolvimento, em que o indivíduo está integrado às atividades sociais, e a primeira seria a infância. Contudo, várias dúvidas ainda pairam sobre o significado deste termo.

5

6 AAGI - Associa ç ão Amigos da Grande Idade.

7 Idoso ou Velho Idosa é uma pessoa que tem o privilégio de viver uma longa vida. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade. A idade causa a degenerescência das células. A velhice causa a degenerescência do espírito. Você é idoso quando sonha. É velho quando apenas dorme. Você é idoso quando ainda aprende. É velho quando já nem ensina. Você é idoso quando ainda sente amor. É velho quando só tem ciúmes e sentimento de posse. Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs. É velho quando seu calendário só tem ontens.

8 O idoso se renova a cada dia que começa. O velho se acaba a cada noite que termina. Você é idoso quando tem planos. E velho quando só tem saudades. O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças. O velho sofre o que o aproxima da morte. As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso. As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura. O idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência. Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro. E é no presente que os dois se encontram.

9 Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso que o separa do presente pelo apego ao passado. Em resumo, idoso e velho, são duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração. Por isso nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso. A vida, com suas fases de infância, juventude, madureza, é uma experiência constante. Cada fase tem seu encanto, sua doçura, suas descobertas. Sábio é aquele que desfruta de cada uma das fases em plenitude, extraindo dela o melhor. Somente assim, na soma das experiências e oportunidades, ao final dos seus anos guardará a jovialidade de um homem sábio. Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.

10 D. Helder Câmara

11 Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e, sobretudo, a escapar do perigo terrível de, envelhecendo, virar vinagre. É tão importante saber envelhecer! Saber descobrir o encanto de cada idade. Sem dúvida, há limitações que a velhice traz. Mas feliz de quem envelhece como frutas que amadurecem sem amargo... Feliz de quem envelhece por fora, conservando-se em compreensão para com tudo e para com todos, caminhando, sempre mais no amor de Deus e no amor do próximo... Quem conserva acesa a sua chama, quem mantém entusiasmo pelo que faz quem sente razões para viver pode ter o rosto cheio de rugas e a cabeça toda branca, ainda assim é jovem! Quem não entende a vida e não descobre a razão para viver e não vibra, não se empolga, pode ter vinte anos, mas já envelheceu.

12 Qualquer que seja sua idade guarde estes pensamentos: O importante não é viver muito ou pouco, mas realizar na vida o plano para o qual Deus nos criou. As rosas, a rigor, vivem um dia. Mas vivem plenamente porque realizam o destino de graça e de beleza que vêm trazer a Terra. Se sentirem que os anos passam e a mocidade se vai, peça a Deus, para si e para os que se tornam menos jovens, a graça, de envelhecendo, não azedar, não virar vinagre. Cada fase em nossa vida é única, e como tal deve ser vivida... O dom da vida que nos foi dado deve sempre ser valorizado no momento atual, pois não sabemos até quando vai nossa missão nesse pequeno espaço que ocupamos... Saber amadurecer pode ser uma arte, mas com certeza, arte maior é saber desfrutar com todo sabor o doce de se tornar um pouco mais maduro a cada dia...

13

14 Bem-aventurados aqueles que compreendem meus passos vacilantes e minhas mãos trêmulas. Bem-aventurados os que levam em conta que meus ouvidos captam as palavras com dificuldade, por isso procuram falar mais alto e pausadamente. Bem-aventurados os que percebem que meus olhos já estão nublados e minhas reações são lentas. Bem-aventurados os que desviam o olhar, simulando não ter visto o café, que por diversas vezes tenho derramado sobre a mesa. Bem-aventurados os que nunca dizem "você já contou isso tantas vezes".

15 Bem-aventurados os que sabem dirigir a conversa e as recordações às coisas dos tempos passados. Bem-aventurados os que compreendem quanto me custa encontrar forças para carregar minha cruz. Bem-aventurados os que amenizam os meus últimos anos sobre a terra. Bem-aventurados todos aqueles que me dedicam afeto e carinho, fazendo-me, assim, pensar em Deus. Quando entrar na Eternidade, lembrar-me- ei deles, junto ao Senhor.

16 Foi o tempo que perdeste com tua rosa, que fez tua rosa tão importante. Exupéry

17 Por tudo isso é que: 1 – Creio no evangelho para todos os homens. Creio no evangelho que não discrimina, não exclui, antes, alcança, confere dignidade e traz novas perspectivas de vida sempre; 2 – Creio na Igreja como Corpo de Cristo, onde todos são importantes e têm uma contribuição a dar. Sob a perspectiva bíblica de que Deus concede, a cada cristão, dons espirituais e talentos, que não ficam velhos nem caducam com o tempo, ao contrário, convivem com a possibilidade de que o tempo de atividade traga aperfeiçoamento. 3 – Creio na Igreja de Cristo como comunidade terapêutica, onde pessoas e relacionamentos são mais importantes que programas ou atividades. A Igreja é um espaço saudável para a construção e reconstrução de pessoas que são importantes para Deus;

18 4 – Creio que todo ser humano possui valor intrínseco perante Deus, devendo ser valorizado pelo que é e não pelo que tem, faz ou produz; 5 – Creio no idoso como pessoa plena, cidadão com direitos assegurados, com experiência a transmitir a outros, mas também com um futuro pela frente; 6 – Creio que todo ser humano é sujeito de sua história, com direitos e deveres, assumindo sua participação na construção da vida, sem paternalismos. Diante deste extraordinário horizonte de ministério, lembramos, pois o que salmista profetizou a respeito de cada um: na velhice ainda produzirão frutos, serão viçosos e florescentes, para proclamarem que o Senhor é reto (Salmo 92,14).

19 Eu sou feliz porque respeito suas mãos calejadas e seus pés cansados. Eu sou feliz por ainda poder conversar com eles, apesar deles não entenderem bem os meus problemas. Eu sou feliz, porque apesar das dificuldades eles me olham com um jeito só deles. Eu sou feliz por ouvir suas experiências e estórias antigas. Eu sou feliz porque respeito suas mãos calejadas e seus pés cansados. Eu sou feliz por ainda poder conversar com eles, apesar deles não entenderem bem os meus problemas. Eu sou feliz, porque apesar das dificuldades eles me olham com um jeito só deles. Eu sou feliz por ouvir suas experiências e estórias antigas.


Carregar ppt ""A Melhor Idade é aquela em que não contamos o tempo, e sim quando vivemos o tempo, proporcionando felicidade a nós mesmos e a todos ao nosso redor"."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google