A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor : Cícero Matos Aula: Citologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor : Cícero Matos Aula: Citologia"— Transcrição da apresentação:

1 Professor : Cícero Matos Aula: Citologia

2 O mundo microscópico Dados Históricos
- O mundo microscópicos surgiu a 400 anos atrás. - O primeiro microscópicos foi construído em por Zacharias Janssen e seu pai. - Antonie van Leeuwnhoek foi o primeiro a empregar o microscópico em uma investigação da natureza.

3 - Com surgimento do microscópico, possibilitou a descoberta das células.
- Citologia

4 Mundo Microscópico Existe dois tipos de microscópicos
- Microscópico simples - Microscópico composto.

5

6

7 Origem do termo célula 1663 – Robert Hooke apresentou seu microscópicos a um cientista inglês. Material utilizado – Uma planta de Musgo. Comparou essa partículas com as CELLS.

8 Teoria Celular Foi lançada por Mathias Schleiden
“ Que todo ser vivo é formado por células ” Rudolf Virchow - “ toda célula se origina de outa célula ”

9 As 3 premissas fundamentais da Teoria Celular
Todos os seres vivos são formados por células e por estruturas que elas produzem. As atividades essenciais para a vida, ocorrem no interior das células. Novas células surgem apenas pela divisão de células preexistentes.

10 Vírus São organismos celulares ou acelulares ?
Parasitas intracelulares obrigatórios. Fazem reprodução celular.

11

12 Célula observada ao microscópio óptico
Partes Fundamentais da célula. - Célula Vegetal : Parece Celular, Membrana Plasmática, Citoplasma e Núcleo. - Célula Animal : Membrana Plasmática, Núcleo e Citoplasma.

13

14

15 Como funciona o microscópio ópticos
3 conjuntos principais de lentes - Condensadoras : Concentra os raios luminosos que atravessam o objeto a ser observado. - Lentes Objetivas : Responsável pela formação da imagem - Lentes Oculares : Produzem a imagem

16

17 Técnicas para observação em microscópio óptico
Técnicas Citológicas 1 - Corta o material o mais fino possível 2 - Lâmina 3 - Lamínula

18 Algumas Técnicas Técnica 1 : “ Observação Vital “
- Pega o material vivo, coloca ele na lâmina, cobre com a lamínula e observa. Técnica 2 : “ Fixação e Coloração de células” - Pega o material biológico, mata rapidamente o mesmo , mais preservando a sua estrutura, como se fosse uma mumificação ( Fixação)

19 - São colocados depois do processo de fixação, na lâmina e em seguida são mergulhadas em substancias coloridas, chamadas de corantes citológicos ( Coloração da Célula ) Ex de Fixadores : Álcool e Formol. Ex de Corantes : Hematoxilina e a Eosina

20 Técnica 3 : “ Esfregaço “ - Se utiliza em células isoladas ou pouco unidas entre si . Técnica 4 : “ Esmagamento “ - Pega o material biológico e coloca na lâmina, e com o polegar faz o processo de esmagamento.

21 Técnica 5 :“ Inclusão e corte com micrótomo”
- Mergulha o material biológico e mergulha em parafina para que o mesmo fique sólido dessa maneira ele pode ser cortado no micrótomo. ( Inclusão )

22

23 Microscópico Eletrônico
Enquanto o microscópios ópticos fornecem um aumento máximo em torno de vezes, os microscópios eletrônicos fornecem um aumento de 5 mil a 100 mil vezes ou ainda maiores. Mas importante que o aumento é o alto poder de resolução dos microscópicos eletrônicos.

24 Tipos de microscópios eletrônicos
- Microscópio eletrônico de Transmissão - Microscópio eletrônico de Varredura

25

26 Professor : Cicero Matos
Aula: Citologia ( Células Procarionte e Eucariontes e seus componentes estruturais)

27 Célula Procarionte A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.

28 Estruturas de uma célula procarionte

29 Célula Eucarionte È provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento das células procariontes que chamamos de endossimbiose. Os níveis de organização das Células Eucariotas. - Célula Vegetal : Com cloroplastos e parede Celular - Célula Animal : Sem cloroplasto e sem parede celular

30

31 Exocitose e endocitose
Células procariontes Células eucariontes Envoltório nuclear Ausente Presente DNA Desnudo Combinado com proteínas Cromossomas Únicos Múltiplos Nucléolos Ausentes Presentes Divisão Fusão binária Mitose e meiose Ribossomas 70S* (50S + 30S) 80S (60S + 40S) Endomembranas Mitocôndrias Cloroplastos Presentes em células vegetais Parede celular Não celulósica Celulósica em células vegetais Exocitose e endocitose Citoesqueleto

32 RELAXE UM POUCO.....

33 Célula Animal 1-Nucléolo: armazena carga genética
2-Núcleo celular: cromossomos do DNA 3-Ribossomos: faz a síntese de Proteínas 4-Vesículas 5-Ergastoplasma ou Retículo endoplasmático rugoso (RER): transporte de proteínas ( há ribossomos grudados nele ) 6-Complexo de Golgi: armazena e libera as proteínas 7-Microtúbulos 8-Retículo Endoplasmático Liso: transporte de proteínas 9-Mitocôndrias: Respiração 10-Vacúolo: presentes na célula animal e vegetal 11-Citoplasma 12-Lisossomas: digestão 13-Centríolos: divisão celular

34 Célula Vegetal

35 Transporte Passivo - Difusão Simples
A Difusão é explicada pelo fato de todas as partículas e materiais estarem sempre em constante movimentação. A difusão ocorre sempre do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, ou seja, tem que ter duas condições para isso acontecer : 1) que a membrana seja permeável a essa substancias, 2) deve ter diferença de concentração entre os meios.

36

37 Transporte passivo - Osmose
È a passagem da água dos meios de diferentes concentrações de solutos, através de uma membrana semipermeável. A água se movimenta do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado(hipertônico), com o objetivo de alcançar a mesma concentração em ambos os meios (isotônico).

38

39 Transporte Passivo - Difusão Facilitada
È um tipo de transporte passivo, onde moléculas passam do meio mais concentrado, para o meio menos concentrado, através da ajuda de uma proteína presente na membrana. Podem passar moléculas de aguá, íons e pequenas moléculas hidrofílicas

40

41 Transporte Ativo - Bomba de sódio e potássio.
È um mecanismo que se localiza na membrana plasmática de quase todas as células do corpo humano. É também comum em todo o ser vivo. Para manter o potencial elétrico da célula, esta precisa de uma baixa concentração de íons de sódio dentro da célula, e de uma elevada concentração de íons de potássio, dentro da célula.

42

43 O transporte por meio de bolsas membranosas
- Endocitose : È o transporte de substancias, do meio extracelular , para o meio intracelular. - Exocitose : È o processo pela qual certas substancias que devem ser eliminadas da célula, são englobadas por bolsas membranosas e são jogadas para fora do organismo.

44 Fagocitose Fagocitose é o englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitos ou células ameboides. Consiste também em processo de alimentação de muitos protozoários unicelulares - onde a partícula englobada pela célula, através da expansão da membrana plasmática, é envolvida num vacúolo digestivo, a partir do qual a matéria digerida passa depois para o citoplasma.

45 Pinocitose A pinocitose é um processo de endocitose em que a célula engloba partículas sólidas em solução aquosa, sem ser por difusão, mas por transporte ativo através da membrana plasmática. É um sistema de alimentação celular complementar à fagocitose. É uma das formas como as células recebem grandes proteínas, inclusive hormônios, e como os pequenos vasos sanguíneos obtêm sua nutrição.

46

47 Organelas Citoplasmáticas
- Citoplasma O citoplasma é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariontes corresponde a totalidade da área intra-celular. O citoplasma é preenchido por uma matéria coloidal e semi-flúida denominada citosol, e neste fluido estão suspensos os organelos celulares. Citosol : água, sais minerais, proteínas e carboidratos.

48 Membrana Plasmática A função básica da membrana plasmática é regular a passagem e a troca de substâncias entre a célula e o meio em que ela se encontra. Também é função da membrana plasmática a proteção da célula.

49 Citoesqueleto È uma marcante diferença entre células procariontes e eucariontes, onde a ultima apresenta citoesqueleto . Esse citoesqueleto é formado por fibras de proteína e filamentos. A função do citoesqueleto é definir a forma estrutural interna da célula e permitir a adesão as células vizinhas.

50

51 Centríolos São estruturas cilíndricas, geralmente encontradas aos pares. Os pares participam da divisão celular, “orientando”o deslocamento dos cromossomos para as células que estão sendo formadas.

52 Retículo endoplasmático rugoso e liso
Há duas formas: - O R.E. liso, onde há a produção de lipídios e de alguns hormônios. - O R.E. rugoso, onde se encontram aderidos a sua superfície externa os ribossomos, sendo local de produção de proteínas, as quais serão transportadas internamente para o Complexo de Golgi.

53 Mitocôndria - A mitocôndria está ligada totalmente a respiração celular. A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células: do sistema nervoso (na extremidade dos axônios), do coração e do sistema muscular, uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de energia.

54 Lisossomos Os lisossomos (do grego lise, quebra, destruição) são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Com origem no aparelho de Golgi, os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes.

55 Complexo de Golgi É formado por dobras de membranas e vesículas, e sua função primordial é o processamento de proteínas ribossomáticas e a sua distribuição por entre essas vesículas.

56 Núcleo Celular O núcleo geralmente tem forma esférica. Na maioria dos casos, ele fica no centro da célula. A sua função é comandar todas as atividades da célula, através das instruções fornecidas pelos genes. O núcleo possui: Membrana nuclear ou carioteca: uma membrana que o separa do citoplasma; Suco nuclear: um líquido que o preenche completamente; Nucléolos: são corpúsculos arredondados; Cromossomos: são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.

57 Cloroplastos Organela que é a sede da fotossíntese, pois contém moléculas de clorofila que capturam a luz solar e produzem moléculas como glicose que poderá ser utilizada pelas mitocôndrias para a geração de energia.

58 Parede Celulósica Constituída por celulose e também por glicoproteínas (açúcar + proteína); juntas essas duas membranas formam uma estrutura muito resistente.

59 Cromossomos Um cromossomo (português brasileiro) ou cromossoma (português europeu) é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos (nucleotídeos) com funções específicas nas células dos seres vivos.

60 Cromátides irmas Cada cromossomo produz um outro idêntico e os dois permanecem aderidos entre si por meio de uma proteína chamada de coesinas. As cópias unidas de um cromossomo duplicado são denominados cromátides irmas.

61 Posição do Centrômero

62 Cromossomos Homólogos
Iguais entre si (do grego homólogos = igual, semelhante) que juntos formam um par.

63

64 Crossing over

65 Célula Diploide e Haploide
Célula Diploide : 2n ; Ex: Primeira célula do nosso corpo Célula Haploide: n ; Ex: Espermatozoide e óvulos


Carregar ppt "Professor : Cícero Matos Aula: Citologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google