A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Zenilda Gonçalves Martins

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Zenilda Gonçalves Martins"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Zenilda Gonçalves Martins
Reforma Ortográfica Professora: Zenilda Gonçalves Martins

2 Objetivos da Reforma Ortográfica:
Unificar e simplificar a Língua Portuguesa nos oito países com o mesmo idioma. Angola Portugal Brasil Cabo Verde São Tomé e Príncipe Timor Leste Guiné-Bissau Moçambique

3 As letras “K” , “W” e “Y” foram acrescentadas efetivamente ao
Alfabeto As letras “K” , “W” e “Y” foram acrescentadas efetivamente ao Alfabeto, ficando assim: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, X, W, Y, Z.

4 1- Some o acento das palavras paroxítonas com ditongos “éi” e “ói”.
Acentuação 1- Some o acento das palavras paroxítonas com ditongos “éi” e “ói”. Ex: A minha i.dei.a foi joi.a. Ditongo = duas vogais juntas na mesma sílaba. Paroxítona – penúltima sílaba é a mais forte.

5 2. Os hiatos “oo” e “ee” não recebem mais acento.
Acentuação 2. Os hiatos “oo” e “ee” não recebem mais acento. Ex: Eu acho importante que as pessoas, que le.em os jornais, estejam informadas sobre a tragédia do vo.o 447. Hiato = vogais em sílabas separadas.

6 Ex: Você sabia que o significado de fei.u.ra é fealdade?
Acentuação 3. Nas palavras paroxítonas não se usa mais o acento no “i” e no “u” tônicos quando vierem depois de um ditongo. Ex: Você sabia que o significado de fei.u.ra é fealdade? ditongo = duas vogais na mesma sílaba..

7 Acentuação 4- Não se usa mais o acento que diferenciava os pares: pára/para, pêlo/pelo, pólo/polo. Ex Você não para de olhar para os pelos daquele gato?

8 As principais regras do hífen
1-Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante da palavra iniciada por “h”. Ex: O professor Diego mora em um mini-hotel. 2- Não se usa hífen quando o prefixo termina com vogal diferente da vogal que se inicia o segundo elemento. Ex: A professora Tereza chegou do Ceará anteontem. Elemento que se junta antes da raiz de uma palavra.

9 Ex: A minha proposta foi antipedagógica.
3- Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de “r” ou “s”. Ex: A minha proposta foi antipedagógica. 4- Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por “r” ou “s”. Nesse caso, duplicam-se estas letras: Ex: A professora Fernanda depois da maternidade comprou creme antirrugas.

10 Ex: Vocês sabiam que o professor Reinaldo é super-romântico?
5- Quando o prefixo termina por vogal e o segundo elemento começa com esta mesma vogal, usa-se o hífen: Ex: Vocês sabiam que a professora Liliane tem um micro-ônibus? 6- Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante. Ex: Vocês sabiam que o professor Reinaldo é super-romântico?

11 Trema Não se usa mais o trema ( ¨ ), sinal colocado sobre a letra “u”para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos “gue”, “gui”, “que”, “qui”

12 Críticas, dúvidas ou sugestões envie e-mail para:


Carregar ppt "Professora: Zenilda Gonçalves Martins"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google