A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÚSCULO CARDÍACO :.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÚSCULO CARDÍACO :."— Transcrição da apresentação:

1 MÚSCULO CARDÍACO :

2 Músculo esquelético X Músculos cardíaco
As células cardíacas são alongadas , ramificadas, separadas por discos intercalares, com um ou dois núcleos centrais E possuem estrias transversais

3 As miofibrilas ( miosina e actina )do músculo estriado contêm quatro proteínas principais: MIOSINA, ACTINA, TROPOMIOSINA e TROPONINA

4 SARCÔMEROS

5 A molécula de miosina e dividida em cabeça e cauda.
O corpo do filamento de miosina e formado pelas caudas dos filamentos de miosina.

6 Potencial de ação na membrana
Membrana dos túbulos transversos Interior da fibra muscular cardíaca Túbulos sarcoplasmáticos longitudinais Liberação de íons cálcio pelo reticulo sarcoplasmático ? Contração muscular

7 As cabeças das pontes cruzadas ( cabeça mais cauda da proteína miosina ) quebram ATP e mantém o ADP e o Pi presos. O cálcio descobre o sitio ativo do filamento de miosina quando fixa-se no complexo troponina-tropomiosina.

8 Ocorrem alteração conformacional na cabeça produzindo um movimento de tensão que encurta o sarcômero. A nova conformação da miosina permite a a liberação do ADP e do Pi Um novo ATP liga-se à cabeça liberando ela da actina. Após a cabeça ter se soltado uma nova molécula de ATP é clivada para dar início de um novo ciclo.

9 Potencial de ação característico da fibra muscular cardíaca.

10 O platô representa um prolongamento do potencial de ação, pois a fibra passa mais tempo despolarizada. Isso faz com que a contração também dure por mais tempo. Permitindo dessa maneira uma eficiente ejeção do sangue pelo coração.

11 O platô ocorre devido a existência de dois tipos de canais no músculo cardíaco:
os canais da sódio que são rápidos e os canais de cálcio que são mais lentos Imediatamente após o inicio do potencial de ação a permeabilidade da membrana celular do músculo cardíaco ao potássio diminui, diminuindo o efluxo de íons potássio durante o platô do potencial de ação, retardando assim a volta do potencial a seu valor de repouso.

12 Alem do cálcio vindo da cisterna do reticulo sarcoplasmático um grande quantidade de cálcio vem do próprio túbulo transverso.

13 Isso e importante, pois o reticulo sarcoplasmático do músculo cardíaco não e bem desenvolvido
Em compensação o túbulo T tem um volume 25 vezes maior As extremidades do túbulo T se abrem diretamente para o exterior das fibras musculares cardíacas Dessa maneira, ao contrario do músculo esquelético, a força da contração do músculo cardíaco é diretamente afetada pela concentração extracelular de íons de cálcio.


Carregar ppt "MÚSCULO CARDÍACO :."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google