A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perguntas e respostas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perguntas e respostas."— Transcrição da apresentação:

1 Perguntas e respostas

2 Leia o texto a seguir: "Alguns instantes após se ver um relâmpago, ouve-se o trovão. Isso ocorre porque a velocidade da luz (relâmpago) é maior que a do som (trovão). Apesar da velocidade da luz ser muito grande, ela demora um certo intervalo de tempo para percorrer uma distância qualquer. Por exemplo: a luz da estrela mais próxima do nosso Sistema Solar, a Próxima do Centauro, leva 4 anos para chegar até nós. Por isso dizemos que a Próxima do Centauro está a uma distância de 4 anos-luz da Terra." Responda as perguntas a seguir: a) O que é "Próxima do Centauro"? b) O que é ano-luz?

3 a) A estrela mais próxima do nosso Sol
a) A estrela mais próxima do nosso Sol. b) Distância que a luz leva para percorrer um ano

4 Cada uma das estrelas que vemos no céu é um Sol
Cada uma das estrelas que vemos no céu é um Sol. Algumas delas são maiores e mais quentes que o nosso Sol. Como se explica que não sentimos o calor das estrelas à noite?

5 Devido à distância das estrelas da Terra o calor é dissipado pelo cosmo.

6 Como se sabe a idade do universo?

7 Há várias formas de fazer esse cálculo
Há várias formas de fazer esse cálculo. Uma delas é utilizar um índice numérico conhecido como constante de Hubble, que relaciona a velocidade atual de expansão do universo com a distância entre as galáxias. A partir dessa relação é possível descobrir desde quando as galáxias estão se movimentando e, consequentemente, quando o universo nasceu. Outra forma é considerar a idade das galáxias como o limite mínimo para a idade do universo inteiro. Pode-se estabelecer esse tempo pela análise das características das estrelas. Cor, temperatura e massa variam de acordo com o estágio evolutivo em que o astro se encontra. Existem ainda cálculos de física nuclear, que rastreiam isótopos radioativos em meteoritos. É o equivalente ao carbono 14 usado para a datação de fósseis. Obs:Os átomos de um mesmo elemento que têm número de massa diferente são chamados de isótopos

8 Por que os gases dos planetas gasosos e das estrelas não se espalham pelo espaço?

9 Assim como qualquer corpo dotado de massa, os planetas gasosos e as estrelas têm um campo gravitacional. É a força da gravidade que impede o gás de se dissipar.

10 Por que podemos afirmar que a Nebulosa que deu origem ao Sol e à Terra é proveniente de uma Supernova?

11 As estrelas de massa maior, depois de converter seu hidrogênio, podem seguir queimando os componentes restantes para formar elementos mais pesados (carbono, oxigênio, neônio, magnésio,silício, e finalmente ferro). Como o núcleo de ferro é o mais estável na natureza, não existe mais a possibilidade de se obter energia usando o ferro como combustível nuclear: a produção de energia nuclear na estrela pára abruptamente quando se formam núcleos de ferro. Nesse momento a estrela colapsa, desmoronando-se em si mesma. A estrela se contrai, aumenta incrivelmente a densidade no centro, e devido à resistência da matéria nuclear, as camadas externas que caem para o interior da estrela ricocheteiam no centro. Ocorre assim uma grande explosão que destrói a estrela. Com a energia dessa explosão são produzidos elementos mais pesados que o ferro. R) Aqui encontramos os elementos mais pesados que o ferro.

12 Por que o astrônomo Carl Sagan dizia que os humanos são feitos de poeira estelar?

13 A afirmação alude ao fato de que somos feitos dos mesmos elementos que deram origem às estrelas e aos demais corpos celestes. Até mesmo os elementos químicos característicos dos seres vivos – como carbono, nitrogênio e oxigênio – são sintetizados nas fornalhas nucleares no interior das estrelas. Liberados quando uma estrela explode, esses elementos são incorporados a uma nova geração de estrelas, aos planetas que se constituem a seu redor e às formas de vida que vierem a se desenvolver nesses planetas.

14 Como nascem as estrelas?

15 As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no universo) Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases. Nessas regiões a força gravitacional é maior, o que faz com que ela comece a se contrair. Quando um gás se contrai, ele esquenta (note por exemplo que, ao encher um pneu de bicicleta, a bomba fica quente porque o ar foi comprimido). Por isso a temperatura desses gases vai aumentando. A temperatura final vai depender do tamanho dessa região mais densa. Se houver muito gás a temperatura aumentará o suficiente para "acender" o combustível nuclear e iniciar a queima do Hidrogênio (fusão nuclear), isso libera muita energia: nasce uma estrela!

16 Como nasce uma estrela Anã Marrom?

17 A massa mínima para acender as reações nucleares e formar uma estrela é de 50 vezes a massa de Júpiter. Se não há massa suficiente, após a contração o objeto começa a se esfriar, é o que chamamos de Anãs Marrons. Esse tipo de astro produz muito pouca energia, são mais parecidos com planetas como Júpiter do que com as estrelas.

18 Como se forma um Buraco Negro?

19 O destino do que sobrou no núcleo de uma Supernova é novamente ditado pela massa. Se esta for menor que 2 ou 3 vezes a massa do Sol ele virará uma estrela de nêutrons. Se for maior, dará origem a um buraco negro. 


Carregar ppt "Perguntas e respostas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google