A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUARTA-FEIRA DE CINZAS - ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA - “Fraternidade e Tráfico Humano”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUARTA-FEIRA DE CINZAS - ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA - “Fraternidade e Tráfico Humano”"— Transcrição da apresentação:

1

2 QUARTA-FEIRA DE CINZAS - ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA - “Fraternidade e Tráfico Humano”

3 MOTIVAÇÃO O período quaresmal convida os discípulos missionários a uma verdadeira conversão, para que o testemunho da liberdade em Jesus Cristo seja edificante e sustente a Igreja em sua missão

4 de anunciar o Evangelho. A conversão implica recomeçar a partir de Jesus Cristo. Então, tenhamos os olhos fitos em Jesus Cristo que, na cruz, se fez solidário aos que sofrem em nosso meio, especialmente com

5 as injustiças. A Campanha da Fraternidade 2014, com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (GL 5, 1), propõe-nos identificar as práticas de tráfico humano em suas várias

6 formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicarem esse mal, com vista ao resgate da vida dos

7 filhos e filhas de Deus. Entoemos o canto de abertura.

8 Volta, meu povo, ao teu Senhor e exultará teu coração. Ele será teu condutor, tua esperança de salvação! Tua esperança de salvação! 1. Se confessas teu pecado, Ele é justo e compassivo. Cantarás purificado os louvores do Deus vivo. CANTO DE ENTRADA

9 Volta, meu povo, ao teu Senhor e exultará teu coração. Ele será teu condutor, tua esperança de salvação! Tua esperança de salvação! 2. Nossas vidas tão dispersas nosso Deus as juntará! E seremos novo povo, Ele nos renovará!

10 Volta, meu povo, ao teu Senhor e exultará teu coração. Ele será teu condutor, tua esperança de salvação! Tua esperança de salvação! 3. Se voltares ao Senhor, Ele a ti se voltará! Pois imenso é seu amor e jamais se acabará!

11

12 - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. - Amém! SAUDAÇÃO

13

14 - O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.

15 - Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

16

17 OREMOS (Silêncio): Concedei- nos, ó Deus Todo-Poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. ORAÇÃO DA COLETA

18 Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. - Amém!

19

20 PRIMEIRA LEITURA (Jl 2,12-18)

21 Livro da Profecia de Joel: 12 “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13 rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e

22 compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. 14 Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?

23 15 Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16 congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu

24 aposento, e a esposa, seu leito. 17 Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a

25 dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18 Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus!

26 SALMO RESPONSORIAL - Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

27 - Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão do vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente a minha culpa!

28 - Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

29 - Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

30 - Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

31 - Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

32 - Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

33 - Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!

34 - Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

35 SEGUNDA LEITURA (2Cor 5,20-6,2)

36 Leitura da Segunda Carta de São Paulo apóstolo aos Coríntios: Irmãos: 20 Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus.

37 21 Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6, 1 Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de

38 Deus, 2 pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus!

39 Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai! Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

40 - O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de nós! - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus. - Glória a vós, Senhor!

41

42 - Palavra da Salvação! - Glória a vós, Senhor!

43

44 Caros irmãos e irmãs, roguemos instantemente a Deus Pai que abençoe com a riqueza da sua graça estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência. BÊNÇÃO DAS CINZAS

45 Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar † estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças.

46 E assim reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo ressuscitado.

47 Por Cristo, nosso Senhor. - Amém.

48 Com a bênção e a imposição das CINZAS, iniciamos hoje o tempo Sagrado da Quaresma em preparação à Páscoa e a Campanha da Fraternidade... É um apelo à conversão e a uma renovação interior.

49

50 ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados.

51 Fazei que experimentem a liberdade da cruz e a ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano.

52 Convertei-nos pela força do Espírito, e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos. Comprometidos na superação deste mal, vivamos como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz.

53 Por Cristo nosso Senhor. -Amém!

54

55 O vosso coração de pedra se converterá em novo, em novo coração. 1/2 CANTO DO OFERTÓRIO

56 1. Tirarei de vosso peito vosso coração de pedra, no lugar colocarei novo coração de carne. 1/2

57 O vosso coração de pedra se converterá em novo, em novo coração. 1/2

58 2. Dentro em vós eu plantarei, plantarei o meu espírito: amareis os meus preceitos, seguireis o meu amor. 1/2

59 O vosso coração de pedra se converterá em novo, em novo coração. 1/2

60 3. Dentre todas as nações, com amor vos tirarei, qual pastor vos guiarei, para a terra, a vossa Pátria. 1/2

61 O vosso coração de pedra se converterá em novo, em novo coração. 1/2

62 4. Esta terra habitareis: foi presente a vossos pais e sereis sempre o meu povo, eu serei o vosso Deus. 1/2

63 O vosso coração de pedra se converterá em novo, em novo coração. 1/2

64

65 - Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. - Receba ó Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória do Seu nome, para nosso bem e de toda Santa Igreja! LITURGIA EUCARÍSTICA

66 OFERECENDO-VOS este sacrifício no começo da Quaresma, nós vos suplicamos, ó Deus, a graça de dominar nossos maus desejos pelas obras de penitência e caridade, ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

67 para que, purificados de nossas faltas, celebremos com fervor a paixão do vosso Filho. Que vive e reina para sempre. - Amém!

68 ORAÇÃO EUCARÍSTICA III - O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós. - Corações ao alto. - O nosso coração está em Deus. - Demos graças ao Senhor, nosso Deus. - É nosso dever e nossa salvação.

69 NA VERDADE, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso.

70 Pela penitência da Quaresma, corrigis nossos vícios, elevais nossos sentimentos, fortificais nosso espírito fraterno e nos garantis uma eterna recompensa, por Cristo, Senhor nosso.

71 Por ele os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:

72 SANTO Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas. Bendito o vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.

73 .................. SANTO

74 NA VERDADE, vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a

75 todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito. - Santificai e reuni o vosso povo!

76 POR ISSO, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e † o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e

77 Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério. - Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

78

79 - Eis o mistério da fé! - Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!

80 CELEBRANDO agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de

81 graças este sacrifício de vida e santidade. - Recebei, ó Senhor, a nossa oferta! OLHAI com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que,

82 alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito. - Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

83 QUE ELE faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, e todos os santos, que não cessam de

84 interceder por nós na vossa presença. - Fazei de nós uma perfeita oferenda! E AGORA, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da

85 nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Francisco, o nosso Bispo N...,

86 com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes. - Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

87 ATENDEI às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro. - Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

88 ACOLHEI com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade.

89 Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso. - A todos saciai com vossa glória!

90

91 PAI NOSSO... RITO DA COMUNHÃO

92 - Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa miseri- córdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguarda-

93 mos a vinda do Cristo Salvador. - Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre! - Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, Eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos

94 pecados mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. - Amém!

95 - A paz do Senhor esteja sempre convosco. - O amor de Cristo nos uniu!

96

97 CANTO DA PAZ...............

98

99 - Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! - Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz!

100

101 - Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada mas dizei uma palavra e serei salvo(a)!

102

103 1. Vem, meu povo, ao banquete da vida; nesta mesa eu irei te ensinar: o jejum que me agrada é a partilha, a oração que prefiro é amar. CANTO DE COMUNHÃO

104 Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão!

105 2. Se desejas sentir já bem perto nova Páscoa da libertação, vem primeiro comigo ao deserto do silêncio e da contemplação.

106 Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão!

107 3. Se o pecado e o mal desfiguram, se te assustam a dor e a cruz; minha graça e perdão transfiguram; na Palavra terás nova luz.

108 Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão!

109 4. Se o cansaço da vida te invade, quando a sede de amor te atingir, eu serei aconchego e amizade, junto à fonte, esperando por ti.

110 Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão!

111 5. Sou Pastor que te dá segurança, que teus tímidos passos conduz. Abre os olhos, desperta! Levanta! Persevera nas obras da luz!

112 Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão!

113 6. Toda morte eu transformo em semente, das amarras eu vim libertar. Junto a mim viverás plenamente, e feliz poderás caminhar.

114 Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão!

115

116 OREMOS: Ó Deus, fazei que sejamos ajudados pelo sacramento que acabamos de receber, para que o jejum de hoje vos seja agradável e nos sirva de remédio. Por Cristo, nosso Senhor. Amém! ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

117

118 - O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de nós! BÊNÇÃO E DESPEDIDA

119 - Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. - Amém.

120 - O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. - Amém.

121 - O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. - Amém.

122 - Abençoe-vos Deus Todo- Poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo. - Amém!

123 - Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. - Graças a Deus!

124 BOA SEMANA!

125 É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou! HINO CF 2014

126 1. Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, à semelhança e à sua imagem os criou. Na cruz de Cristo foram todos resgatados: pra liberdade é que Jesus nos libertou!

127 É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!

128 2. Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada, sai pela estrada a procurar libertação; Mas como é triste ver, ao fim da caminhada, que foi levada a trabalhar na escravidão!

129 É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!

130 3. E quantos chegam a perder a dignidade, sua cidade, a família, o seu valor. Falta justiça, falta mais fraternidade pra libertá-los para a vida e para o amor!

131 É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!

132 4. Que abracemos a certeza da esperança, que já nos lança nessa marcha em comunhão. Pra novo céu e nova terra da aliança, de liberdade e vida plena para o irmão.

133 É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!

134 Formatação: PASCOM Paróquia São Vicente


Carregar ppt "QUARTA-FEIRA DE CINZAS - ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA - “Fraternidade e Tráfico Humano”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google