A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA. PESQUISA DA 12 ª SNM D ESTAQUES ADESÃO 39% De museus participantes da 12ª SNM em relação ao total de instituições museológicas mapeadas no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA. PESQUISA DA 12 ª SNM D ESTAQUES ADESÃO 39% De museus participantes da 12ª SNM em relação ao total de instituições museológicas mapeadas no."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA

2 PESQUISA DA 12 ª SNM D ESTAQUES

3 ADESÃO 39% De museus participantes da 12ª SNM em relação ao total de instituições museológicas mapeadas no Cadastro Nacional de Museus D ESTAQUES DA P ESQUISA DA 12 ª SNM

4 MAIOR PARTICIPAÇÃO museus municipais 38% museus privados 25%

5 D ESTAQUES DA P ESQUISA DA 12 ª SNM AUMENTO DE PÚBLICO 103% VISITAÇÃO NO PERÍODO DA 12ª SNM

6 D ESTAQUES DA P ESQUISA DA 12 ª SNM GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA 15% gasto da SNM em contratações de Recursos Humanos (1.149 empregos gerados na amostra)

7 PESQUISA DA 12 ª SNM D ADOS I NSTITUCIONAIS

8 GRAU DE PARTICIPAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NA SNM E NA PESQUISA EstadoMapeados pelo CNM/IbramParticipantes da Semana Participantes em relação aos mapeados Respondentes da pesquisa Respondentes em relação aos participantes Acre (AC)249 38% 1 11% Alagoas (AL)6420 31% 10 50% Amapá (AP)912 133% 4 33% Amazonas (AM)4714 30% 3 21% Bahia (BA)16467 41% 29 43% Ceará (CE)13162 47% 24 39% Distrito Federal (DF)7223 32% 11 48% Espírito Santo (ES)7119 27% 13 68% Goiás (GO)7129 41% 8 28% Maranhão (MA)3019 63% 11 58% Mato Grosso (MT)5122 43% 10 45% Mato Grosso do Sul (MS)6021 35% 4 19% Minas Gerais (MG)383179 47% 91 51% Pará (PA)4821 44% 8 38% Paraíba (PB)8824 27% 8 33% Paraná (PR)29368 23% 37 54% Pernambuco (PE)11353 47% 24 45% Piauí (PI)2514 56% 7 50% Rio de Janeiro (RJ)295119 40% 42 35% Rio Grande do Norte (RN)6823 34% 6 26% Rio Grande do Sul (RS)438165 38% 61 37% Rondônia (RO)199 47% 2 22% Roraima (RR)51 20% 1 100% Santa Catarina (SC)228100 44% 58 58% São Paulo (SP)605214 35% 103 48% Sergipe (SE)3618 50% 4 22% Tocantins (TO)126 50% 4 67% Total3.4501.33139%58444%

9 DADOS INSTITUCIONAIS GRAU DE PARTICIPAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NA SNM E NA PESQUISA

10 DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR UF (TOTAL DE MUSEUS PARTICIPANTES) EstadoFrequência% Acre (AC)90,68% Alagoas (AL)201,50% Amapá (AP)120,90% Amazonas (AM)141,05% Bahia (BA)675,03% Ceará (CE)624,66% Distrito Federal (DF)231,73% Espírito Santo (ES)191,43% Goiás (GO)292,18% Maranhão (MA)191,43% Mato Grosso (MT)221,65% Mato Grosso do Sul (MS)211,58% Minas Gerais (MG)17913,45% Pará (PA)211,58% Paraíba (PB)241,80% Paraná (PR)685,11% Pernambuco (PE)533,98% Piauí (PI)141,05% Rio de Janeiro (RJ)1198,94% Rio Grande do Norte (RN)231,73% Rio Grande do Sul (RS)16512,40% Rondônia (RO)90,68% Roraima (RR)10,08% Santa Catarina (SC)1007,51% São Paulo (SP)21416,08% Sergipe (SE)181,35% Tocantins (TO)60,45% Total1331

11 DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR UF (NA AMOSTRA DA PESQUISA) EstadoFrequência% Acre (AC)10,17% Alagoas (AL)101,71% Amapá (AP)40,68% Amazonas (AM)30,51% Bahia (BA)294,97% Ceará (CE)244,11% Distrito Federal (DF)111,88% Espírito Santo (ES)132,23% Goiás (GO)81,37% Maranhão (MA)111,88% Mato Grosso (MT)101,71% Mato Grosso do Sul (MS)40,68% Minas Gerais (MG)9115,58% Pará (PA)81,37% Paraíba (PB)81,37% Paraná (PR)376,34% Pernambuco (PE)244,11% Piauí (PI)71,20% Rio de Janeiro (RJ)427,19% Rio Grande do Norte (RN)61,03% Rio Grande do Sul (RS)6110,45% Rondônia (RO)20,34% Roraima (RR)10,17% Santa Catarina (SC)589,93% São Paulo (SP)10317,64% Sergipe (SE)40,68% Tocantins (TO)40,68% Total584

12 DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO (NO TOTAL DE MUSEUS PARTICIPANTES) Distribuição regional dos museus participantes Norte725,41% Nordeste30022,54% Centro-oeste957,14% Sul33325,02% Sudeste53139,89%

13 DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO (NA AMOSTRA DA PESQUISA) Distribuição regional da amostra Norte233,94% Nordeste12321,06% Centro-oeste335,65% Sul15626,71% Sudeste24942,64%

14 DADOS INSTITUCIONAIS – N ATUREZA ADMINISTRATIVA (N A A MOSTRA DA P ESQUISA ) Público Municipal21937,50% Público Federal7412,67% Privado14825,34% Administração mista (parceria entre poder público, iniciativa privada e outros)447,53% Público Estadual9716,61% Não informado20,34%

15 DADOS INSTITUCIONAIS – TIPO DE INSTITUIÇÕES (NA AMOSTRA DA PESQUISA) Qual é o seu tipo de instituição museológica? Aquário / Vivário20,34% Biblioteca71,20% Casa de Cultura183,08% Centro cultural386,51% Centro de ciência / Planetário71,20% Fundação Cultural142,40% Galeria de exposição (não comercial)40,68% Jardim Zoológico10,17% Jarim Botânico10,17% Memorial6310,79% Museu41971,75% Parque natural40,68% Pinacoteca30,51% Não informado30,51%

16 DADOS INSTITUCIONAIS – M USEUS POR TIPO DE ACERVO (N A A MOSTRA DA P ESQUISA ) Em qual dessas tipologias a sua instituição melhor se enquadra? Museu Comuniário / Ecomuseu 16 2,74% Museu da Imagem e do Som / Novas tecnologias 11 1,88% Museu de Arte 53 9,08% Museu de Ciência e Tecnologia 32 5,48% Museu de Cultura Militar 8 1,37% Museu de História 217 37,16% Museu Etnográfico / Arqueológico 24 4,11% Outros 55 9,42% Não informado 168 28,77%

17 PESQUISA DA 12ª SNM ORGANIZAÇÃO

18 ORGANIZAÇÃO – CANAIS DE COMUNICAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) COMO AS INSTITUIÇÕES SOUBERAM DA 12ª SNM Como soube da 12ª Semana? Boletim eletrônico do Ibram Contato telefônico do Ibram Site do Ibram Ofício expedido pelo Ibram Contato realizado pelo Sistema Estadual de Museus Mídia (jornal, revista, TV) Redes sociais (twitter, facebook, youtube e etc.) Outros 3976626324110730666 67,98%11,30%45,03%41,27%18,32%5,14%11,30%1,03%

19 ORGANIZAÇÃO – CANAIS DE COMUNICAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) Qual o canal de comunicação foi determinante para a sua participação na 12ª Semana Nacional de Museus? Boletim eletrônico do Ibram 209 35,79% Ofício expedido pelo Ibram 138 23,63% Site do Ibram 133 22,77% Contato realizado pelo Sistema Estadual de Museus 39 6,68% Contato telefônico do Ibram 22 3,77% Redes sociais (twitter, facebook, youtube e etc.) 18 3,08% Mídia (jornal, revista, TV) 3 0,51% Não informado 22 3,77% O QUE FOI DETERMINANTE PARA A SUA PARTICIPAÇÃO NA 12ª SNM

20 ORGANIZAÇÃO – ATIVIDADES E TEMA (AMOSTRA DA PESQUISA)

21 ORGANIZAÇÃO – ATIVIDADES E TEMA (AMOSTRA DA PESQUISA)

22 ORGANIZAÇÃO – TEMA E TEXTO DE APRESENTAÇÃO DO GUIA (AMOSTRA DA PESQUISA)

23 ORGANIZAÇÃO – DIFICULDADE DE ORGANIZAR A SEMANA E EFICÁCIA DO MATERIAL GRÁFICO (AMOSTRA DA PESQUISA)

24 ORGANIZAÇÃO – VERBA, PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) A INSTITUIÇÃO POSSUÍA RECURSOS NO SEU PLANEJAMENTO DESTINADOS À 12ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS? COMO A SUA INSTITUIÇÃO PROMOVE E DIVULGA A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS?

25 PESQUISA DA 12 ª SNM B ENEFÍCIOS

26 Com relação ao período: 12ª SNM Mês AnteriorPosteriorAnterior +103%+75%+24,2% BENEFÍCIOS – P ÚBLICO (A MOSTRA DA P ESQUISA )

27 BENEFÍCIOS – PARTICIPAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) ESCOLHA 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM PARTICIPAR DA SNM PARA A SUA INSTITUIÇÃO

28 ESCOLHA OS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM TER A SUA INSTITUIÇÃO E SUAS ATIVIDADES NO GUIA DE PROGRAMAÇÃO IMPRESSO DA SNM: BENEFÍCIOS – GUIA DA PROGRAMAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA)

29 PESQUISA DA 12ª SNM DADOS ECONÔMICOS

30 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA) A instituição efetuou gastos estruturais nos últimos doze meses (junho de 2013 a maio 2014)? Sim 103 17,64% Não 396 67,81% Não informado 85 14,55%

31 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA) Quais foram os gastos estruturais efetuados pela sua instituição nos últimos doze meses (junho de 2013 a maio 2014)? Nº de empresas ou indivíduos contratados (as) Custo total das contratações de empresas (R$) Nº de indivíduos contratados (sem vínculo com empresa) Custo total das contratações de indivíduos (R$) Construção de novo espaço14R$ 628.97013R$ 43.200 Reforma / Ampliação / Melhoria58R$ 2.882.770109R$ 322.860 Restauração da edificação12R$ 675.99230R$ 95.520 Sinalização (interna e externa)16R$ 34.91011R$ 10.330 Restauração / Conservação do acervo18R$ 1.103.67031R$ 162.560 Acessibilidade à portadores de necessidades especiais9R$ 29.9009R$ 17.400 Total127R$ 5.356.211203R$ 651.870

32 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA) 38. A instituição efetuou gastos estruturais em função da 12ª Semana Nacional de Museus? Sim 21 3,60% Não 476 81,51% Não informado 87 14,90%

33 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA) 39. Quais foram os gastos estruturais efetuados pela sua instituição em função da 12ª Semana Nacional de Museus? Nº de empresas ou indivíduos contratados (as) Custo total das contratações de empresas (R$) Nº de indivíduos contratados (sem vínculo com empresa) Custo total das contratações de indivíduos (R$) Construção de novo espaço1R$ 8.4500R$ 1 Reforma / Ampliação / Melhoria11R$ 43.18026R$ 21.930 Restauração da edificação1R$ 00 Sinalização (interna e externa)6R$ 7.5143R$ 1.704 Restauração / Conservação do acervo1R$ 5304 Acessibilidade à portadores de necessidades especiais1R$ 3202R$ 9.820 Total21R$ 59.99435R$ 33.985

34 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA) A instituição efetuou gastos com serviços específicos (locação de espaço físico ou de equipamento, alimentação/buffet, montagem de exposições, estrutura temporária, transporte) para o evento? Sim 115 19,69% Não 382 65,41% Não informado 87 14,90%

35 G ASTOS COM SERVIÇOS ESPECÍFICOS PARA A 12 ª SNM DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA) Tipo de ServiçoNº de empresas ou indivíduos contratados (as)Custo (R$) Locação de espaço físico10R$ 4.651 Locação de equipamento48R$ 35.371 Alimentação / Buffet12.190R$ 63.700 Montagem de exposições883R$ 229.340 Estruturas para o evento60R$ 75.554 Transporte106R$ 90.294 Total13.297R$ 498.910

36 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

37 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

38 R ECURSOS HUMANOS CONTRATADOS E V OLUNTÁRIOS DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA) Recursos Humanos ContratadosCusto (R$)Voluntários Monitor 153R$ 8.221363 Curador 22R$ 8.40134 Museólogo 18R$ 1.03122 Palestrante 101R$ 23.672139 Educador 141R$ 19.841294 Ator 60R$ 12.851260 Cantor 33R$ 9.901101 Músico 261R$ 8.121330 Iluminador 9R$ 2.8917 Recepcionista 35R$ 2.50245 Eletricista 14R$ 2.11312 Montador de exposição 82R$ 8.421114 Serviços gerais 52R$ 3.67183 Promotor de eventos ou similar 23R$ 6.11135 Assessor de imprensa 25R$ 30141 Outros 120R$ 14.2761.106 Total1.149R$ 132.3252.986

39 DADOS ECONÔMICOS – RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

40 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

41 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

42 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

43 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM DIVULGAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) Quais foram os canais de comunicação utilizados pela sua instituição na divulgação da 12ª Semana Nacional de Museus? Qtdade de apariçõesCusto (R$) Rádio 3.056R$ 2.153 Jornal 2.331R$ 2.300 TV 1.373R$ 4.500 Sites 3.674R$ 130 Redes sociais (twitter, facebook, youtube e etc.) 76.421R$ 210 Total86.855R$ 9.293

44 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM DIVULGAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA)

45 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM PUBLICIDADE (AMOSTRA DA PESQUISA) Houve produção de material gráfico (folder, cartaz, jornal/boletim informativo, banner, convite, filipeta, outros) além do fornecido pelo Ibram? Sim 285 48,80% Não 258 44,18% Não informado 41 7,02%

46 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM PUBLICIDADE (AMOSTRA DA PESQUISA) Tipo de MaterialQtdade de material produzidoCusto (R$) Folder 78.722R$ 35.455 Cartaz 3.937R$ 6.799 Jornal / Boletim informativo 7.668R$ 25 Banner 363R$ 41.421 Convite 24.036R$ 6.880 Filipeta 22.133R$ 2.140 Outros 16.919R$ 42.014 Total153.778R$ 134.734

47 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM PUBLICIDADE (AMOSTRA DA PESQUISA)

48 DADOS ECONÔMICOS – CAPTAÇÃO E ARRECADAÇÃO DE RECURSOS (AMOSTRA DA PESQUISA) A instituição obteve arrecadação (ingressos, loja, serviços, lanchonete/restaurante, outros) ao longo da 12ª Semana Nacional de Museus (12/05 a 18/05)? Sim 34 5,82% Não 492 84,25% Não informado 58 9,93%

49 DADOS ECONÔMICOS – CAPTAÇÃO E ARRECADAÇÃO DE RECURSOS (AMOSTRA DA PESQUISA) Recursos e Arrecadação Recursos Patrocínio R$ 39.292 R$ 387.682 Incentivo Federal R$ 129.714 Incentivo Estadual R$ 72.129 Incentivo Municipal R$ 136.216 Doação R$ 10.330 Arrecadação Ingressos R$ 21.091 R$ 63.431 Loja R$ 17.706 Serviços (monitores, guias impressos, audioguias) R$ 54 Lanchonete / Restaurante R$ 19.580 Outros R$ 5.000 TotalR$ 451.112

50 DADOS ECONÔMICOS – PARCERIAS (AMOSTRA DA PESQUISA)

51 DADOS ECONÔMICOS – TOTAL DE GASTOS COM A 12ª SNM (AMOSTRA DA PESQUISA) Total de gastos da 12ª Semana DivulgaçãoR$ 9.2931,07% PublicidadeR$ 134.73415,50% Gastos Estruturais em função da 12ª SemanaR$ 93.97910,81% Recursos Humanos ContratadosR$ 132.32515,22% Gastos totais com serviços específicos para o eventoR$ 498.91057,40% TotalR$ 869.241100,00%

52 DADOS ECONÔMICOS – TOTAL DE GASTOS COM A 12ª SNM (AMOSTRA DA PESQUISA)

53 R ESULTADO F INAL DA 12 ª SNM (A MOSTRA DA P ESQUISA ) Total de gastosR$ 869.241 Investimentos (reformas, ampliação, manutenção do edifício, sinalização e acessibilidade) R$ 93.979 Serviços específicos para o evento (locação de espaço e equipamento, estrutura, buffet, montagem de exposição, transporte) R$ 498.910 Recursos Humanos R$ 132.325 Divulgação R$ 9.293 Publicidade R$ 134.734 Total de receitaR$ 451.112 Recursos (anteriores ao evento: patrocínio, recursos públicos, doações) R$ 387.682 Arrecadação (ingressos, loja, serviços, restaurante e outros) R$ 63.431 Empregos gerados1.149 Voluntários mobilizados2.986 Crescimento do público (12ª Semana x semana anterior)103% Crescimento do público (mês 12ª Semana x mês anterior)24,2%

54 C ONTATOS Instituto Brasileiro de Museus – Ibram Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus – DDFEM Coordenação de Estudos Sócioeconômicos e Sustentabilidade – CESES ceses@museus.gov.br ceses@museus.gov.br Edifício CNC III Setor Bancário Norte, Quadra 2 Bloco N – 14° andar 70040-020 Brasília-DF Tel: (61) 3521.4102 Coordenador: Marco Estevão de Mesquita Vieira marco.vieira@museus.gov.br Chefe de Divisão: Renata Passos da Silva renata.silva@museus.gov.br renata.silva@museus.gov.br Equipe Técnica: Luís Augusto Aquino luis.aquino@museus.gov.br Priscila Borges priscila.borges@museus.gov.br Priscila Queiroz Simões priscila.simoes@museus.gov.br Estagiário: Daniel Rivas Paredes daniel.paredes@museus.gov.br


Carregar ppt "PESQUISA. PESQUISA DA 12 ª SNM D ESTAQUES ADESÃO 39% De museus participantes da 12ª SNM em relação ao total de instituições museológicas mapeadas no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google