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55% da população mundial vive em zonas rurais 70% da população mundial muito pobre é rural 1,4 bilhão vive com menos de U$ 1,25/dia 1,0 bilhão passa.

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3 55% da população mundial vive em zonas rurais 70% da população mundial muito pobre é rural 1,4 bilhão vive com menos de U$ 1,25/dia 1,0 bilhão passa fome 80% dos lugares mais pobres dependem da agricultura A exclusão financeira é rural Uma das alternativas viáveis para a saída da pobreza rural: Fortalecimento da Agricultura Familiar A pobreza rural

4 Segmentação de Clientes Grande Médio Pequeno Microempreendedor Rural | Urbano Indústria | Comércio | Serviços | Agroindústria | Agropecuária

5 Programas de Microfinanças do Banco do Nordeste

6 Alta concentração em algumas atividades Baixa aplicação em atividades não agropecuárias Baixo nível de orientação e acompanhamento ao crédito Elevada inadimplência do Pronaf Grupo B Reembolso do crédito em apenas uma parcela Modelo único de Plano de Negócios, independente de suas características Razões para o surgimento do Agroamigo Situação anterior

7 O que é Agroamigo? É o programa de microfinança rural, em parceria com o Governo federal, para atendimento aos agricultores(as) familiares na própria comunidade pelo Assessor de Microcrédito, concedendo crédito orientado e acompanhado É o programa de microfinança rural, em parceria com o Governo federal, para atendimento aos agricultores(as) familiares na própria comunidade pelo Assessor de Microcrédito, concedendo crédito orientado e acompanhado

8 Contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar na área de atuação do Banco do Nordeste, mediante a concessão de microcrédito rural, produtivo, orientado e acompanhado, de forma sustentável, promovendo a melhoria de renda dos clientes Ser líder na América do Sul no mercado de microfinanças rurais direcionado aos agricultores familiares, atendendo aos empreendedores de forma orientada, ética e acompanhada

9 Objetivos do Agroamigo Conceder crédito orientado e acompanhado Aumentar a renda familiar Promover a educação financeira Criar empregos e ocupações no meio rural Aumentar a oferta de alimentos Melhorar a qualidade de vida da população rural Apoiar as atividades agropecuárias e não agropecuárias no meio rural

10 Clientes do Agroamigo

11 Social: Promover a inclusão no mercado de crédito possibilita o resgate a cidadania, na crença do ser humano e no desejo de sucesso. Econômico: Proporcionar, via crédito,a geração de riqueza para seu sustento e de sua família. Ambiental: A sustentabilidade do empreendimento contribui para a viabilidade da comunidade rural nordestina. Promovendo o Desenvolvimento Sustentável

12 Parceiros Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) Cooperativa Técnica Alemã para o Desenvolvimento (GTZ) Instituto Nordeste Cidadania (INEC): Responsável por operar o Agroamigo no campo

13 Como fazer um Agroamigo Ser maior de idade Estar quite com a Justiça Eleitoral Não apresentar restrições cadastrais Apresentar os documentos necessários na maioria dos casos: Cópia do Documento de Identidade, Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf

14 Condições do Crédito Taxa de Juros: 0,5% a.a. Bônus: até 25% Prazo: até 2 anos Valor Máximo: R$ 15 mil Agroamigo Crescer

15 Nº Unidades de Atendimento Posição: Março/ 2011 Rede de Atendimento Posição: Julho/2014

16 Social: Promover a inclusão no mercado de crédito possibilita o resgate a cidadania, na crença do ser humano e no desejo de sucesso. Econômico: Proporcionar, via crédito,a geração de riqueza para seu sustento e de sua família. Ambiental: A sustentabilidade do empreendimento contribui para a viabilidade da comunidade rural nordestina. Promovendo o Desenvolvimento Sustentável

17 Diferenciais Presença Local – Atendimento na Comunidade Crédito Orientado e Acompanhado Orientação sobre educação financeira Educação Ambiental Juros mais baixos Valorização dos Clientes Sinergia com Programas do Governo Federal

18 Parceria com OSCIPs na forma de mandato Utilização de Termo de Parceria Risco da operação do Banco Clientes da carteira do Banco Utilização de recursos do Pronaf para o Agroamigo Gestão focada em resultados Remuneração variável dos Assessores e Coordenadores Modelo de Atuação

19 Perfil Originado da área onde vai atuar Conhecedor das potencialidades econômicas locais Conhecedor dos problemas sociais da região Comprometido com o desenvolvimento local Inspira confiança na comunidade Formação de técnico agrícola ou afim Papel Atuar como agente local de microcrédito rural Mapear e reconhecer os agricultores de pequeno porte de sua jurisdição Promover e divulgar programas de microcrédito rural, através de palestras informativas Conduzir e orientar no estudo de viabilidade econômica de pequenos empreendimentos agropecuários O Assessor de Microcrédito

20 Metodologia

21 Base Legal (Termos de Parceria) Lei 9.790/99: Lei das OSCIPs e institui os Termos de Parceria Decreto 3.100/99: Regulamenta a Lei 9.790/99 Lei 11.110/05: Institui o PNMPO - Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado Decreto 7.568/11: Permite a manutenção das parcerias existentes há mais de 5 anos Lei 12.810/13: Amplia as atribuições dos assessores de microcrédito Manual de Crédito Rural (MCR) 10-1-40, alterado em 02/03/2012: Amplia a abrangência do microcrédito rural

22 Características do Termo de Parceria Microcrédito Produtivo e Orientado Mandato Repasse dos recursos decorrentes das operações de crédito diretamente para o tomador final Sem remuneração para os Parceiros Privados Adiantamento de Recursos Prestação de Contas mensal Aprovação da Prestação de Contas pelo Comitê Gestor do Ambiente Monitoração do Parceiro Privado Auditoria Interna Anual Auditoria Externa Anual Plano de Trabalho Regulamento Interno Estratégias e Manuais

23 Características do Termo de Parceria Avaliação dos Resultados do Termo de Parceria por Comissão de Avaliação formada por representantes do Banco e dos Parceiros Privados Prevê abertura de Postos de Atendimentos pelos Parceiros Privados Risco de Crédito assumido pelo Banco Manualização do Modelo de Gestão Política de Aquisição ou Contratação de Bens, Obras e Serviços Orçamentação

24 Responsabilidades BNB Estabelecer as estratégias e metas Elaborar e manter manuais normativos Definir produtos e serviços oferecidos Estabelecer e atualizar processo metodológico Decisão de crédito Contratação e Desembolso das Operações OSCIP’s Selecionar e contratar o pessoal Operacionalizar os produtos e serviços por meio do pessoal em campo e rede de atendimentos Monitorar o processo metodológico Feedback

25 Modelo de Gestão Gerente de Microfinanças Estadual Analista Bancário Gerente de Negócios Monitoração Ass. Administrativo Estadual Ass. Administrativo Estadual Coordenador Assessor de Microcrédito Ass. Recursos Humanos Ass. Recursos Humanos Auxiliar Sede Assistente de Coordenação/ Administrativ os Direção Geral UNIDADES Gerências Estaduais Auxiliar Superintendência/ Ambientes Definição Da Política Operacional Direcionamento Estratégico Gerenciamento de Rotinas e Desempenho Alinhamento Organizacional Direcionamento Gerencial Operacionalização de Rotinas e Desempenho Políticas de RH Banco OSCIP Parceira

26 Modelo de Gestão Do Banco Programa de Ação (com 11 variáveis) Orçamentação para as principais despesas Categorização de Gerências, Unidades e Carteiras Indicadores de Gestão Parâmetros de Produtividade

27 Modelo de Gestão Das OSCIPs Políticas de RH Política de Remuneração por Resultado Programa de Ação (com 10 variáveis para o Agroamigo e 11 para o Crediamigo) Orçamentação para as principais despesas Política de Reconhecimento Monitoração em campo para conformidade do processo Capacitação Metas Individuais Parâmetros de Produtividade Indicadores de Gestão

28 Controles Do Banco Sistema Operacional, Gerencial e DataMart Relatórios de Gestão Orçamentação Monitoração Presencial (Regionais) Monitoração a Distância Pós-monitoração Visitas gerenciais e de acompanhamento

29 Sinergia com os Programas do Governo Federal e MDA

30 Ações complementares ao Bolsa Família Contratações realizadas pelo Agroamigo com Beneficiários do Bolsa Família Mais de 463 Mil Clientes, cerca de R$ 852 Milhões de Reais Posição: Julho/2013

31 Ações complementares ao Programa ATER Mais de Cem mil clientes do Agroamigo beneficiados com Assistência Técnica do MDA

32 Cartão Agroamigo Promoção da Inclusão Financeira

33 Cofres Cartilha Educação Financeira Promoção da Educação Financeira

34 Cartilha do Meio Ambiente Promoção da Educação Ambiental

35 Atendimento aos agricultores familiares do Grupo B do Pronaf Atendimento a agricultores familiares, exceto Grupos A, A/C e B, em propostas de crédito de até R$ 15 mil Produtos e Serviços

36 Conta-corrente Cartão de débito Poupança Seguro de Vida do Agricultor Familiar Seguro Prestamista Produtos e Serviços

37 O cliente também pode ter acesso a : Conta corrente simplificada Todo cliente Agroamigo tem a possibilidade de ter uma Conta- Corrente Simplificada Não existe pagamento de tarifas Permite a realização de saques, depósitos e pagamentos diversos em qualquer Unidade do Banco do Nordeste O cliente também tem à sua disposição um cartão de movimentação

38 Poupança Poupar possibilita a realização de alguns sonhos. Com hábitos de poupança, uma pessoa pode se assegurar em caso de alguma necessidade inesperada, bem como aumentar as chances de alcançar os seus objetivos. O cliente aplica o seu dinheiro na data que quiser e começa a render na mesma hora. Atenção: com a poupança, ficará mais fácil e tranquilo o pagamento em dia da prestação. O cliente também pode ter acesso a :

39 Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito Escolhidos 03 por estado Categorias: agropecuário, agroindustrial e não agropecuário no meio rural Valorização do cliente e inclusão social

40 Palestra Informativa Momento em que o Agroamigo é apresentado aos Agricultores Familiares, ressaltando-se as principais informações, benefícios e vantagens. Valorização do cliente e inclusão social

41 Dia do Microempreendedor Rural Dia Internacional das Mulheres Valorização do cliente e inclusão social

42 Unidade de Atendimento do Agroamigo e Crediamigo Canal específico de atendimento Catolé do Rocha - Paraíba Itabaiana - Sergipe Valorização do cliente e inclusão social

43 METAS2011201220132014 Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (*) Nº Agricultores Atendidos no Ano -30.000 50.000 Ação Complementar ao Bolsa Família Nº Agricultores Atendidos no Ano 300.000340.000360.000400.000 (*) Metas MDA: 2011 - 33 mil; 2012 - 60 mil; 2013 - 60 mil; 2014 - 100 mil; Meta Total - 253 mil Metas

44 AÇÃO RESPONSÁVEL 1Identificar agricultores familiares em extrema pobrezaAgente do Governo 2 Encaminhar ao Banco a relação dos agricultores familiares identificados acima, constando nome e CPF Agente do Governo 3 Analisar a relação enviada, para identificar os agricultores familiares que não tiveram acesso ao crédito Banco do Nordeste 4 Enviar a relação dos agricultores familiares que não tiveram acesso ao crédito para as Agências e Gerências Estaduais do Agroamigo Banco do Nordeste 5 Realizar Reunião com a Coordenação e Agente de Governo para definir estratégias de atendimento Banco do Nordeste e Agente do Governo 6 Realizar Palestra Informativa para os agricultores familiares que não tiveram acesso a crédito, com a presença do Agente do Governo Banco do Nordeste (Equipe Agroamigo) Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

45 7 Elaborar propostas de crédito daqueles agricultores que demonstram viabilidade para acesso ao financiamento Banco do Nordeste (Equipe Agroamigo) 8 Entregar a proposta na Agência, a quem compete a sua contratação. Banco do Nordeste (Equipe Agroamigo) 9 Contratar as operações que apresentem viabilidade, e desembolsar o crédito Banco do Nordeste (Agência) 10 Prestar orientação técnica e viabilizar o acesso aos demais programas do Governo Agente do Governo 11 Realizar visita de acompanhamento do crédito Banco do Nordeste (Equipe Agroamigo) 12Apresentar Relatório de Resultados ao Governo FederalBanco do Nordeste (Direção Geral) Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

46 Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais UFN.º Beneficiários Atendidos pelo Agroamigo Atendidos pelo Pronaf N.º de Clientes Não Atendidos AL 19.751 8.210 2.301 9.240 BA 80.911 29.977 6.364 44.570 CE 78.914 16.516 8.194 54.204 MA 61.805 20.303 2.944 38.558 MG/ES 657 263 48 346 PB 35.184 9.844 2.167 23.173 PE 57.374 18.953 4.500 33.921 PI 61.941 18.629 4.718 38.594 RN 22.289 7.735 3.132 11.422 SE 18.903 6.535 2.309 10.059 TOTAL 437.729 136.965 36.677 264.087

47 Gestão do Negócio, Clientes, Riscos e Mercado Gestão de Processos Planejamento em Equipe Gestão de Pessoas Resultados e Alta Performance Resultados e Alta Performance Rumo ao Sucesso Gestão de Excelência

48 AVALIAÇÃO Negócio Família Gestão de Risco

49 AVALIAÇÃO DA FAMÍLIA Experiência Ingressos de Programas Sociais e Outras Fontes Endividamento Solidez da família Envolvimento dos membros da família com o negócio Capacidade de sonhar Gestão de Risco

50 Validação Técnica de Propostas Instrumentos Gerenciais de Performance Instrumentos Gerenciais de Controle Programa de Ação Categorização de Desempenho – Unidades e Carteiras Visita Gerencial e Operacional Instrumentos Normativos Monitoração Remuneração Variável Mecanismos de Gestão

51 Programa de Ação 2014 - Gerência Mecanismos de Gestão VariávelMeta 1. Contratação Efetiva Agroamigo Crescer Específica 2. Contratação Efetiva Agroamigo Mais Específica 3. Renovação do Crédito60,0% 4. Reconquista de Clientes40,0% 5. Reembolso Efetivo90,0% 6. Recuperação de Crédito37,00% 7. Eficiência em Carteiras R$ 2.600.000,00 8. Despesas Administrativas Específica 9. Relacionamento Negocial100,0% 10. Qualidade do Ativo20,0% 11. Acompanhamento Efetivo100,0% 11. Acompanhamento Efetivo100,0% 12. Processos Internos95 13. Categorização das Unidades75,0%

52 Categorização de Desempenho - Unidades Critérios = Resultado do Programa de Ação Mecanismos de Gestão CLASSESPONTUAÇÕES AAEntre 110 e 130 pontos AEntre 100 e 109 pontos BEntre 90 e 99 pontos CEntre 60 e 89 pontos DAbaixo de 59 pontos

53 Critérios = Remuneração de Variável (assessor de crédito) + Programa de Ação CLASSESPONTUAÇÕES AAEntre 80 e 100 pontos AEntre 60 e 80 pontos BEntre 40 e 60 pontos CEntre 20 e 40 pontos DAbaixo de 20 pontos Categorização de Desempenho - Carteiras Mecanismos de Gestão

54 Monitoração Avaliar se a metodologia proposta para o Programa AgroAMIGO está sendo aplicada corretamente no campo Objetivos Específicos Examinar a conformidade das práticas de trabalho quanto às orientações metodológicas Averiguar a atuação do assessor junto à comunidade Avaliar a atuação dos assessores junto aos parceiros Avaliar a qualidade dos planos elaborados Avaliar aspectos comportamentais Sugerir ações para correção dos problemas detectados Verificar “in loco” a realização das atividades desenvolvidas Gerar relatório para encaminhamento às áreas do Banco envolvidas e ao Instituto Nordeste Cidadania Mecanismos de Gestão

55 Gestão de Pessoas

56 Gestão do Conhecimento Remuneração Variável Incentivos e Recompensa Superagro Agrodica Campanhas Comemorando os Resultados Gestão de Pessoas

57 Baseados no perfil de competências visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades. OPORTUNIDADES DE TREINAMENTOS EM 2010 OPORTUNIDADES DE TREINAMENTOS EM 2009 2.2981.230 Treinamentos Gestão do Conhecimento

58 Visa estimular o alcance das metas e objetivos estabelecidos pelo Agroamigo, através de pagamento de valor diferencial relativo ao desempenho das carteiras de crédito Quem pode receber: Assessores de crédito Coordenadores Assessores Administrativos Estaduais Assessoras de Recursos Humanos Indicadores de avaliação: Produtividade Renovação Risco Recuperação de Crédito Renegociação Reembolso Acompanhamento SIAT Remuneração Variável

59 Superagro – Mascote do Agroamigo O Superagro é nosso porta voz, principalmente na comunicação interna Seu uso é indicado para: informações, dicas, promoções, questões motivacionais O Superagro é utilizado principalmente eventos externos, como feiras, mutirões, ações institucionais, pois seu principalmente objetivo é chamar atenção para o Agroamigo Superagro Incentivos e Recompensas

60 Agrodica – Blog da Agricultura Familiar Incentivos e Recompensas

61 Campanhas Incentivos e Recompensas Programa de Ação 2013 Assessor de Sucesso Mensalmente, cada Unidade escolhe o seu Assessor de Sucesso com base nos critérios de desempenho. Anualmente, o Assessor com maior destaque em cada estado, recebe premiação no valor de R$ 1.200,00

62 São premiados, ao final do ano, os 3 (três) melhores Assessores de cada Gerência Estadual 1º lugar: R$ 1.500,00 2º lugar: R$ 1.250,00 3º lugar: R$ 1.000,00 Assessor de Sucesso 2014 R$ 41.250,00 R$ 41.250,00 em prêmios Incentivos e Recompensas

63 ASSESSOR DESTAQUE DO MÊS Unidades  ASSESSOR DESTAQUE DO MÊS Assessor em atividade que obteve melhor RV paga no mês anterior Em caso de empate, considerar Assessor Destaque aquele com menor risco Incentivos e Recompensas Assessor de Sucesso 2014

64 ASSESSOR DE SUCESSO Gerência Estadual  ASSESSOR DE SUCESSO A regra permanece a mesma Reconhecimento por meio de ampla divulgação Nova arte para moldura Assessor de Sucesso 2014 Incentivos e Recompensas

65 Assessor Destaque do Mês (Unidade) Assessores de Sucesso (Gerência Estadual) Incentivos e Recompensas Assessor de Sucesso 2014

66 Trabalhar a motivação, comemorando os resultados alcançados e estimulando o alcance total das metas Verba somente para as Unidades classificadas no Programa de Ação a partir de B até AA Valor diferenciado considerando a classe e número de assessores Comemorando Resultados Incentivos e Recompensas

67 Trabalhar a motivação, comemorando os resultados alcançados e estimulando o alcance total das metas Verba somente para as Unidades classificadas no Programa de Ação a partir de B até AA Valor diferenciado considerando a classe e número de assessores Comemorando Resultados Incentivos e Recompensas

68 Crediamigo : Desafios Desenvolver novas ferramentas visando o aumento da eficiência Introduzir novas tecnologias de captura de dados no processo Implementar novas formas de fortalecer a orientação empresarial e educação financeira Manter os níveis de satisfação dos clientes, cada vez mais exigentes Desafios

69 Resultado de Pesquisa sobre o Agroamigo - Prof. Ricardo Abramovay Pesquisa com 1.600 agricultores O acesso ao crédito é um dos fatores no combate à pobreza rural O Agroamigo está incorporando clientes mais pobres Verificou-se aumento da produção tanto agrícola como pecuária Para os clientes do Agroamigo houve um crescimento aproximadamente 19% maior no valor dos seus rebanhos Ampliação das chances de um nível de vida melhor

70 Resultados Em 9 Anos 843.695 Clientes Ativos 2.543.654 Operações Contratadas R$ 5,4 Bilhões Investidos Valor Médio Contratado R$ 2.152,38 Inadimplência Período 2005 a Maio/14 – 0,9% Posição: Julho / 2014

71 AnoSALDO EM ATRASO INADIMPLÊNCIA Agroamigo (*) R$ 47.257 mil2,10% AnoAGROAMIGO PRONAF B QuantidadeValorQuantidadeValor 2005 18.08817.453413.786412.292 2006 138.442150.551407.519441.099 2007 192.736259.514229.182330.125 2008 182.947253.344105.326154.546 2009 286.175443.13730.06947.486 2010 329.105595.8021.7833.227 2011 140.704265.526119205 2013 421.4821.253.2454281.078 2014 232.675810.58989298 TOTAL2.242.3544.049.1611.188.3011.390.356 Transformando Realidades Posição: Julho / 2014

72 Indicadores de Alcance Posição: Julho / 2014 ANO200520062007200820092010201120122013Jul/14 Carteira Ativa (R$ Mil) 14.188 142.172 304.308 366.601 580.403 831.399 1.090.946 1.334.881 1.678.541 2.254.004 Clientes Ativos 18.044 149.428 278.566 346.543 502.582 652.642 735.809 758.530 734.266 843.695 Clientes Novos Atendidos 17.485 133.599 165.546 125.530 205.425 220.703 184.406 357.754 117.663 70.491 Clientes Atendidos Acumulados 17.485 151.084 316.630 442.160 647.585 868.288 1.052.694 1.156.411 1.274.074 1.344.565 Quantidade de Operações Contratadas 18.044 138.721 192.736 182.947 286.175 329.105 366.681 375.088 421.482 232.675 Valor Contratado (R$ Mil) 17.382 150.427 259.514 253.344 443.137 595.802 775.090 916.368 1.253.245 810.589 Valor Médio dos Empréstimos 963,34 1.084,38 1.346,48 1.384,79 1.548,48 1.810,37 2.113,80 2.443,08 2.973,43 3.601,64

73 Indicadores de Produtividade Posição: Julho / 2014 ANO200520062007200820092010201120122013Jul/14 Assessores de Microcrédito 167 366 401 575 632 661 782 881 902 Clientes Ativos por Assessor de Microcrédito 108 296 695 603 1.033 1.113 970 841 935 Carteira Ativa por Assessor de Microcrédito (R$ Mil) 85 2.814 759 638 1.316 1.650 1.707 1.690 2.499 Clientes Ativos por Unidade 328 638 1.648 2.166 4.105 4.570 4.981 4.386 4.963 Média de Operações Contratadas Mês 1.504 11.560 16.061 15.246 23.848 27.425 30.557 31.257 33.554 41.816

74 Indicadores de Sustentabilidade Posição: Julho / 2014 ANO200520062007200820092010201120122013Jul/14 Carteira de Empréstimos e Financiamentos R$ (Mil) 14.188 142.172 304.308 366.601 580.403 831.399 1.090.946 1.334.881 1.678.541 2.254.004 Índice de Inadimplência 0,02%0,98%4,85%4,69%3,40%4,61%4,86%2,86%3,33%0,89%

75 Resultados

76 Clientes Novos Atendidos por Ano Posição: Jul / 2014

77 Perfil dos Clientes Por Gênero Posição: Jul / 2014

78 Perfil dos Clientes Por Gênero

79 Perfil dos Clientes Por Setor de Atividade Posição: Jul / 2014

80 Perfil dos Clientes Por Faixa de Valor Posição: Jul / 2014 – Agroamigo CRESCER

81 Perfil dos Clientes Por Prazo

82 Reconhecimento Internacional Prêmio ALIDE Livro ALIDE Parceria com o BASA para transferência da metodologia do Agroamigo Visita de organismos internacionais (México, África, Guatemala, Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela, Paraguai, Chile, Equador, Argentina) Livro CRESOL Prêmio de Inovação na Gestão Pública Federal (ENAP) – 2º Lugar entre 117 experiências Livro Cinco anos de AGROAMIGO – Retrato do público e efeitos do Programa – Ricardo Abramovay VIII Prêmio Relatório Bancário, 1º lugar na categoria “Excelência – Melhor em Produtos e Serviços para Inclusão Financeira”

83 Diretoria de Negócios Paulo Sérgio Rebouças Ferraro Superintendência de Microfinança e Agricultura Familiar Stelio Gama Lyra Junior Ambiente de Microfinança Rural e Agricultura Familiar Cristiane Garcia Barbosa Célula de Gerenciamento do Agroamigo Carlos Araújo Cruz Filho


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