A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante."— Transcrição da apresentação:

1 Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante

2 Introdução do livro Esta obra visa o estudo dos Profetas Maiores – que se constituem de cinco livros ( Isaías, Jeremias, Lamentação de Jeremias, Ezequiel e Daniel ) e que estão classificados entre as quatro grandes divisões do Antigo Testamento: Lei, História, Poesia, Profetas Maiores e Menores

3 Representantes de Deus em uma Missão Importante
Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante Um Profeta No Palácio Unidade I

4 Introdução Os aspectos políticos, sociais e religiosos, que atingiam diretamente a vida das pessoas em seus vários segmentos, deram o tom para as profecias na vida ministerial do profeta Isaías.

5 Capítulo 1 – O Profeta Isaías
1.1 – O Profetismo entre os Hebreus O profetismo – um movimento social, político e religioso – que surgiu entre os hebreus devido à dificuldade de conservação da identidade, da fé e do compromisso assumido com Deus. 1.2 – O Surgimento dos profetas Os profetas, instrumentos de fortalecimento da fé e de advertência quanto à necessidade de obediência a Deus e ao pacto, foram levantados o século VIII a.C.

6 Capítulo 1 – O Profeta Isaías
1.3 – O ministério dos profetas O ministério dos profetas ecoou nas mais diversas camadas sociais ora como denúncias e ameaças, ora como encorajamento na vida diária dos israelitas. 1.4 – O livro de Isaías Embora haja divergência quanto à composição e à data do livro de Isaías, a maioria dos teólogos considera que o livro foi escrito pelo próprio Isaías entre 740 e 680 a.C.

7 Capítulo 1 – O Profeta Isaías
Isaías, reconhecido pelos teólogos como o mais ilustre de todos os profetas do Antigo Testamento e chamado às vezes de o “ profeta magno “ ou o “rei dos profetas”. 1.6 – O Cenário Político e Histórico O período da vida de Isaías foi marcado por situações históricas importantes que nos permitem uma maior compreensão dos fatos ocorridos durante o seu ministério. 1.7 – A chamada de Isaías Há duas teorias a respeito da chamada de Isaías. A primeira defende que essa chamada ocorreu no ano da morte de Uzias. A segunda, defende que o ministério profético de Isaías é anterior ao ano da morte do rei Uzias.

8 Capítulo 2 – A Vinha de Iahweh
2.1 – A insatisfação de Deus Os reais motivos da insatisfação de Deus contra Israel, e principalmente contra Judá, estão simbolizados na canção da vinha e nas experiências amargas dos vinhateiros em Isaías 2.2 – Uma tentativa frustrada A tarefa de apontar os pecados da nação e da liderança políticas e religiosas tornava a missão de Isaías ainda mais espinhosa e dolorosa

9 Capítulo 2 – A Vinha de Iahweh
2.3 – Os pecados de Israel As estruturas sociais de Judá estavam tão corrompidas que as manifestações contrárias à falta de ética e moral eram raras. 2.3.1 Os pecados das autoridades políticas 2.3.2 Os pecados da liderança 2.3.3 Os pecados religiosos 2.3.4 Os pecados sociais

10 Capítulo 3 – As Nações Como Instrumentos de Deus
3.1 – O castigo de Judá e de Israel O castigo de Deus para com seu povo não deve ser visto como uma vingança, mas como uma ação amorosa de correção. 3.1.1 O castigo através dos Edomitas e Filisteus 3.1.2 O castigo através da Síria e de Efraim 3.1.3 O castigo através da Assíria

11 Capítulo 4 – O Castigo dos Instrumentos de Deus
4.1 – As mensagens para as nações As mensagens de castigo e de queda, profetizadas por Isaías às nações, aconteceram principalmente devido aos excessos cometidos por essas no castigo dado às tribos de Senhor e ao não reconhecimento da soberania de Deus sobre todos os acontecimentos 4.1.1 O castigo para Babilônia 4.1.2 O castigo para a Assíria 4.1.3 O castigo para a Filístia 4.1.4 O castigo para Moabe 4.1.5 O castigo para a Síria e para Israel 4.1.6 O castigo para a Etiópia 4.1.7 O castigo para o Egito 4.1.8 Mais castigos para a Etiópia e o Egito 4.1.9 O castigo para Edom O castigo para a Arábia O castigo contra a alegria de Jerusalém O castigo contra Tiro e Sidom ( Fenícia )

12 Capítulo 5 – As Promessas, o Messias e o Milênio
5.1 – As promessas de retorno e consolo As mensagens dos capítulos 40 ao 48, tinham como objetivo dar esperança a Judá em todas as circunstâncias. 5.2 – O Messias O livro de Isaías, por ter diversas menções sobre o Messias, é um dos mais estudados do Antigo Testamento.

13 Capítulo 5 – As Promessas, o Messias e o Milênio
5.3 – O reino milenar e sua Glória Entre os capítulos 49 a 66, além das diversas referências ao Messias, encontramos outro tema importante: o reino milenar. Essa profecias surgiram não só devido à necessidade de Judá de estabelecer um governo futuro justo e fiel.


Carregar ppt "Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google