A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OSÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: a.C

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OSÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: a.C"— Transcrição da apresentação:

1

2 OSÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: 753 -715 a.C
PÚBLICO-ALVO: REINO DO NORTE, OS ÚLTIMOS MOMENTOS DE ISAREL. TEMA CENTRAL: A INFIDELIDADE DE ISAREL E A FIDELIDADE DE DEUS. PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS: O POVO DE ISRAEL PECARA CONTRA DEUS, COMO UMA MULHER ADÚLTERA TRAI SEU MARIDO. O REINO DE ISRAEL FOI DOMINADO PELA ASSÍRIA EM 722 a.C. ÉPOCA DO MINISTÉRIO: a.C – OSEIAS FOI UNICO DOS DOS PROFETAS QUE PERTENCEU AO REINO DO NORTE, ISRAEL. OSEIAS – SIGNIFICA “SALVAÇÃO” PÚBLICO-ALVO: REINO DO NORTE, OS ÚLTIMOS MOMENTOS DE ISAREL – SUA MENSAGEM FOI PRIMARIAMENTE DIRIGIDA AO REINO DO NORTE, COM RFERENCIAS OCASIONAIS AO REINO DO SUL (JUDÁ). PROVAVELMENTE O LIVRO TENHA SIDO ESCRITO EM JUDÁ DEPOIS DA QUEDA DA CAPITAL NORTE, NO CASO SAMARIA. O TEMA CENTRAL DO LIVRO DE OSÉIAS FALA SOBRE: “A INFIDELIDADE DE ISAREL E A FIDELIDADE DE DEUS.” OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS RELATADOS DO LIVRO: O POVO DE ISRAEL PECA CONTRA DEUS, COMO UMA MULHER ADÚLTERA TRAI SEU MARIDO. O REINO DE ISRAEL FOI DOMINADO PELA ASSÍRIA EM 722 a.C.

3 OSÉIAS INÍCIO DO MINISTÉRIO: NO REINO DO NORTE REIS DO NORTE (ISRAEL):
JEROBOÃO II ZACARIAS SALUM MANAÉM PECAÍAS PECA REIS DO SUL (JUDÁ): UZIAS JOTÃO ACAZ EZEQUIAS INÍCIO DO MINISTÉRIO: NO REINO DO NORTE OSEIAS INICIOU SEU MINISTERIO EM ISRAEL NO REINADO DE JEROBOAO II. JEROBOA ESTAVA NO APOGEU DE SEU PODER. APARTIR DE ENTAO OSEIAS PASSOU A SER TESTEMUNHA DA RAPIDA QUEDA E DESINTEGRACAO DO REINO DO NORTE. REIS DO NORTE (ISRAEL): DURANTE CUJO REINADOS OSEIAS PROFETIZOU, FORAM: JEROBAO – UM REINADO DE GRANDE PROSPERIDADE. ZACARIAS – REINOU SEIS MESES: ASSASSINADO POR SALUM. SALUM – REINOU APENAS UM MÊS; ASSASSINADO POR MENAÉM. MENAÉM – INCRIVEIMENTE CRUEL – ERA COMO UM FANTOCHE DOS ASSÍRIOS. PECAÍAS – ASSASSINADO POR PECA. PECA – ASSASSINADO POR OSEIAS (2 REIS 15.30). REIS DO SUL (JUDÁ): REINADOS CUJO OSEIAS PROFETIZOU, FORAM: UZIAS – REI BOM JOTÃO – REI BOM ACAZ – REI MUITO ÍMPIO EZEQUIAS – REI BOM

4 OSÉIAS A ESPOSA DE OSÉIAS 1 3 OS FILHOS DE OSÉIAS:
GÔMER  INFIEL/ADÚLTERA  PERDOADA OS FILHOS DE OSÉIAS: JEZREEL LO-RUAMA LO-AMI INFIEL/ADÚLTERA OS CAPS. 1,2 E 3 SÃO COM CERTEZA INTERESSANTES, POIS FALAM DA MULHER ADÚLTERA/PROSTITUTA QUE DEUS PEDIRA A OSEIAS PARA CASAR-SE  GÔMER. E ISTO FOI UMA EXPERIENCIA REAL NA VIDA DO PROFETA OSEIAS. ISTO TB NÃO DEIXA DE SER UMA SIMBOLOGIA USADA POR DEUS EM USAR SEU UNGIDO QUE FORA ESQUECIDO/DEIXADO POR SUA INFIEL E ADULTERA MULHER. ASSIM COMO A DESOBEDIENCIA E INFIDELIDADE DA NACAO DE ISRAEL COM O SEU SOBERANO DEUS. É IMPORTANTE SALIENTAR QUE NESTE PERÍODO O CULTO À IDOLATRIA ERA TAO AMPLAMENTE ACOMPANHADO DE PRÁTICAS IMORAIS QUE ERA DIFÍCIL ENCONTRAR MULHERES SANTAS E CASTAS DA PROSTITUICAO E ASSIM ISTO PREVALECIA EM TODAS AS ESFERAS CULTURAIS DE ISRAEL (OS ). PERDOADA OSEIAS ASSIM COM TODO O SOFRIMENTO E GRANDE FRUSTRACAO QUE PASSOU COM AS ATITUDES DE SUA ESPOSA, AINDA ASSIM AMAVA SUA ESPOSA GÔMER E A COMPROU DE VOLTA DA ESCRAVIDÃO DA IMORALIDADE E IDOLATRIA (3.1-2). “O Senhor me disse: "Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas". Por isso eu a comprei por cento e oitenta gramas de prata e um barril e meio de cevada. E eu lhe disse: Você viverá comigo por muitos dias; você não será mais prostituta nem será de nenhum outro homem, e eu viverei com você.” OS FILHOS DE OSÉIAS: NÃO SOMENTE O CASAMENTO DE OSEIAS FOI UM ILUSTRACAO REAL DAQUILO QUE PREGAVA, COMO TAMBÉM OS NOMES DE SEUS FILHOS QUE SIGNIFICAVAM AS PRINCIPAIS MENSAGENS DAQUILO QUE OSEIAS PREGAVA. JEZREEL  O PRIMOGENITO, RECEBEU O NOME DA CIDADE ONDE JEÚ COMETEU SANGRENTA BRUTALIDADE – O VALE DE JEZREEL (2 Rs. 10:1-14), ERA O ANTIGO CAMPO DE BATALHA NO QUAL O REINO ESTAVA PRESTES A ENTRAR EM COLAPSO. ISTO SIGNIFICA  “CHEGOU A HORA DA RETRIBUIÇAO E DO CASTIGO” – OS.1.4:5. LO-RUAMA  O NOME DA FILHA, SIGNIFICAVA “NÃO AMADA”. O AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS POR ISRAEL CHEGARA AO FIM – OS.1.6:7. LO-AMI  O NOME DA TERCEIRA CRIANÇA, SIGNIFICAVA “NÃO MEU POVO” – OS.1.8:9. OSEIAS PASSA A REPETIR O NOME DE DE LO-AMI E LO-RUAMA, SEM O PREFIXO “LO” – FICANDO: AMI=“MEU POVO” E DE RUAMA=“MINHA AMADA” – ANTEVENDO O PERIODO EM QUE ISRAEL VOLTARIA A SER O POVO DE DEUS.

5 JOEL ÉPOCA DO MINISTÉRIO: 835 - 796 a.C
PÚBLICO-ALVO: REINO DO SUL E O POVO DE DEUS EM TODO O MUNDO. TEMA CENTRAL: O DIA DO SENHOR. TEMAS PRINCIPAIS: O DIA DO SENHOR EM RETROSPECTIVA: (1:1-20) PRAGAS DE GAFANHOTOS O PASSADO DA SECA O DIA DO SENHOR EM PROSPECTIVA: (2:1-3:21) EVENTOS DO TERRÍVEL DIA DO SENHOR GERALMENTE É CONSIDERADO UM DOS MAIS ANTIGOS DOS PROFETAS DE JUDÁ, DA ÉPOCA DE JOÁS (830 a.C), POSSIVELMENTE PRÓXIMO DO REINADO DE DE UZIAS. JOEL, FILHO DE PETUEL – INTERESSANTE QUE DIFERENTE DOS DEMAIS, O LIVRO NÃO NOS MENCIONA O REINADO QUE JOEL COMPOS SEU MINISTERIO. O LIVRO DE JOEL, ASSIM COMO O DE SOFONIAS, DIZ RESPEITO AO JUÍZO VINDOURO. ASSIM COMO O LIVRO DAS REVELACOES (APOCALIPSE). A PRAGA DOS GAFANHOTOS – CAP.1 – O PAÍS ENCONTRAVA-SE DEVASTADO POR UMA FOME PAVOROSA, PROVOCADA POR GAFANHOTOS SEM PRECEDENTES, SEGUIDA POR UMA SECA PROLONGADA. OS 4 NOMES EMPREGADOS AO GAFANHOTOS (VERS.4) INDICAM DIFERENTES ESPÉCIES DE GAFANHOTOS OU ETAPAS DE CRESCIMENTO DESSES INSETOS. DIZ ASSIM ESTE VERS. “O que o gafanhoto cortador deixou o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou o gafanhoto devorador comeu”. POSSIVELMENTE ESTES GAFANHOTOS POSSAM REPRESENTAR A FORMA FIGURATIVA DOS EXERCITOS INIMIGOS DE ISRAEL, ONDE DEUS OS LIVRARÁ. O DIA DO SENHOR - O CAPITULO 2 RETRATA COM DETALHES PRECIOSOS O DIA DO SENHOR, ASSIM COMO NO APOCALIPSE, JOEL DEIXA CLARO QUE O DIA DO SENHOR SERÁ DIA DE TREVAS E DE ESCURIDAO. “Joe 2:1 Toquem a trombeta em Sião; dêem o alarme no meu santo monte. Tremam todos os habitantes do país, pois o dia do Senhor está chegando. Está próximo! É dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e negridão. Assim como a luz da aurora estende-se pelos montes, um grande e poderoso exército se aproxima, como nunca antes se viu nem jamais se verá nas gerações futuras. Diante deles o fogo devora, atrás deles arde uma chama. Diante deles a terra é como o jardim do Éden, atrás deles, um deserto arrasado; nada lhes escapa.” AQUI NÓS PODEMOS TER UMA VISAO APOCALIPTICA DESSE DIA.

6 AMÓS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: 760 -753 a.C
PÚBLICO-ALVO: REINO DO NORTE, OS ÚLTIMOS MOMENTOS DE ISAREL. TEMA CENTRAL: JUÍZO SOBRE ISRAEL. PRINCIPAIS TEMAS: TODOS PRESTARÃO CONTAS A DEUS . A OPRESSÃO AOS POBRES RELIGIÃO SUPERFICIAL AMOS ERA UM PROFETA DE JUDÁ, QUE TEVE UMA MENSAGEM PARA ISRAEL, NOS REINADOS DE UZIAS, REI DE JUDÁ E DE JEROBOÃO II, REI DO ISRAEL. NESTA ÉPOCA ISRAEL ESTAVA NO AUGE DA PROSPERIDADE, MAS ESTAVA PROFUNDAMENTE MERGULHADO NA IDOLATRIA, MANTINHA FALSOS JURAMENTOS, INJUSTIÇAS, MUITA OPRESSAO, ROUBOS, ADULTERIOS E ERA UM PAIS EXTREMAMENTE HOMICIDA. FOI NESTE PERÍODO QUE O CULTO A BAAL COMEÇOU A SER ADOTADO. DEUS JÁ HAVIA ENVIADO OS PROFETAS: ELIAS, ELISEU E JONAS PARA ADVERTI-LOS, MA NÃO RETROCEDERAM. JÁ ESTAVAM DESCENDO A LADEIRA DA DESTRUICAO. DEUS AINDA ENVIOU AMOS E OSEIAS, EM UM ULTIMO ESFORÇO PARA CONTER A DESTRUICAO QUE VIRIA. INTERESSANTE: PODEMOS ESPECULAR QUE AMOS QUANDO MENINO, POSSA TER CONHECIDO JONAS E TER OUVIDO CONTAR SOBRE SUA VISITA QUE FIZERA A NINIVE. É POSSIVEL QUE TAMBEM TENHA CONHECIDO ELIAS E ELISEU, OU OUVIDO FALAR SOBRE ESTA ASSOCIACAO ENTRE OS DOIS. ACREDITA-SE QUE OS PROFETAS NÃO TRABALHARAM TOTALMENTE ISOLADOS UNS DOS OUTROS. HOUVE PROFETAS NOS REINO DO NORTE E DO SUL QUE FALARAM, MAS NÃO DEIXARAM ESCRITOS. E PODEMS TER CONHECIDOS OS PROFETAS ESCRITORES.

7 OBADIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: 840 a.C
PÚBLICO-ALVO: OS EDOMITAS (FILHOS DE ESAÚ) TEMA CENTRAL: OS PECADOS E O CASTIGOS DE EDOM A RESTAURAÇÃO E FELICIDADE DE ISRAEL. OBADIAS TEVE COMO MINISTERIO ADVERTIR SOBRE A CONDENACAO DOS EDOMITAS – COMO SABEMOS OS EDOMITAS ERAM OS DECENDENTES DE ESAÚ. OS EDOMITAS SEMPRE FORAM INIMIGOS RANCOROSOS DOS JUDEUS E PERPETUARAM A INIMIZADDE ENTRE EZAÚ E JACÓ (GN ). ELES TAMBÉM RECUSARAM A PASSAGEM A MOISES (NUM.20:14-20) “Núm 20:14 De Cades, Moisés enviou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: "Assim diz o teu irmão Israel: Tu sabes de todas as dificuldades que vieram sobre nós. Os nossos antepassados desceram para o Egito, e ali vivemos durante muitos anos. Os egípcios, porém, nos maltrataram, como também a eles, mas quando clamamos ao Senhor, ele ouviu o nosso clamor, enviou um anjo e nos tirou do Egito. "Agora estamos em Cades, cidade na fronteira do teu território. Deixa-nos atravessar a tua terra. Não passaremos por nenhuma plantação ou vinha, nem beberemos água de poço algum. Passaremos pela estrada do rei e não nos desviaremos nem para a direita nem para a esquerda, até que tenhamos atravessado o teu território". Mas Edom respondeu: "Vocês não poderão passar por aqui; se tentarem, nós os atacaremos com a espada". E os israelitas disseram: "Iremos pela estrada principal; se nós e os nossos rebanhos bebermos de tua água, pagaremos por ela. Queremos apenas atravessar a pé, e nada mais". Mas Edom insistiu: "Vocês não poderão atravessar". Então Edom os atacou com um exército grande e poderoso. ” O CUMPRIMENTO DA PROFECIA CONTRA EDOM – OS POUCOS EDOMITAS SOBREVIVENTES APÓS OS ATAQUE NEOBABILONICOS, FICARAM CONFINADOS NA REGIAO SUL DA JUDEIA, ONDE POR 4 SECULOS CONTINUARAM A EXISTIR COMO INIMIGOS ATIVOS DOS JUDEUS. MAS COM A DESTRUICAO DE JERUSALEM EM 70 D.C, DESAPARECERAM DA HISTÓRIA (VERS.16).

8 JONAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: 760 a.C.
PÚBLICO-ALVO: OS MORADORES DE NÍNIVE. TEMA CENTRAL: JONAS, QUE ODIAVA OS ASSÍRIOS, FOI CONVOCADO POR DEUS PARA PREVENI-LOS DE QUE SERIAM CASTIGADOS SE NÃO SE ARREPENDESSEM. O PROFETA E A MENSAGEM – A REFERENCIA A AMITAI, O PAI DE JONAS (1.1), É A ÚNICA INFORMACAO QUE O LIVRO DE JONAS NOS FORNECE PARA A IDENTIFICACAO PESSOAL DO PROFETA. JONAS, QUE SIGNIFICA – POMBO / MENSAGEIRO, FOI CHAMADO POR DEUS PARA SER O MENSAGEIRO PARA OS ASSÍRIOS, NA CAPITAL NINIVE. PÚBLICO ALVO - SUA MENSAGEM SERIA PARA NINIVE, NACAO QUE JÁ ESTAVA INCLINADA A LEVAR O REINO DO NORTE (ISRAEL), A NACAO DE JONAS À DESTRUIÇAO. PORTANTO INIMIGOS DECLARADOS DE ISRAEL. NÃO É DE SE ADMIRAR QUE JONAS FUGISSE PARA A DIRECAO OPOSTA, ISTO DEMONSTRA O RECEIO/MEDO DA MAQUINA MILITAR QUE ESTAVA EM NINIVE 0 O EXERCITO ASSIRIO. TEMA CENTRAL - PODEMOS PENSAR QUE A MISSAO DE JONAS ERA CONSIDERADA UMA TRAICAO POR MUITOS DE SEUS COMPATRIOTAS, POIS NINIVE ASSOLAVA ISRAEL. DENTRE TODOS OS DEMAIS PROFETAS, SEM DUVIDA JONAS FOI O QUE MAIS RELUTOU AO CHAMADO DE DEUS. ENQUANTO ISAIAS RECONHECERA QUE ERA PECADOR, JEREMIAS MUITO JOVEM, JONAS RECUSOU IR ATE NINIVE PARA TRANSMITIR A MENSAGEM. ELE SE ZANGOU, CHEGANDO AO EXTREMO DE LAMENTAR AMARGAMENTE A SALVACAO DA CIDADE DOS ASSIRIOS. COM CERTEZA DOEU-LHE O FATO DE OS NINIVITAS TEREM SE CONVERTIDOS DAS SUAS MÁS OBRAS E DE DEUS TER VOLTADO ATRÁS EM SUA SENTENÇA CONTRA NINIVE. NO CAP.1-9, JONAS NÃO TIVERA MEDO DE CONFESSAR SUA NACIONALIDADE E SUA FÉ, E NÃO TEVE DÚVIDAS EM OFERECER ATÉ SUA VIDA PARA SALVAR A DE OUTROS NO BARCO, MAS TEMIA PERDER O SEU PRESTIGIO DIANTE DOS SEUS E FICAR MAL VISTO POR PREGAR À NINIVE – ELE PREFERIA A MORTE DO QUE CONTINUAR VIVENDO E SABENDO QUE OS ASSIRIOS ACEITARAM O SEU DEUS. REFLEXAO - E VOCÊ, TEM PENSADO COMO JONAS? DIGAMOS QUE UM EX-NAMORADO DE SUA ESPOSA COMECE A FREQUENTAR A NIB, COMO VOCÊ REAGIRIA? ISTO REVELA JONAS COMO UM ISRAELITA COM VISAO ESTREITA, PARA QUEM A SALVACAO É UM PRIVILEGIO OUTORGADO POR DEUS PARA OS JUDEUS. MAS É PRECISAMENTE O DESENROLAR DA NARRATIVA QUE CONDUZ PARA A CONCLUSAO OPOSTA DE DEUS, ONDE NÃO FAZ DIFERENCA ENTRE OS SERES HUMANOS. ESTA É A ATITUDE QUE O PROFETA NÃO ENTENDEU DE DEUS, O SEU DEUS, A QUEM ELE ORAVA DO VENTRE DO PEIXE (2.1).

9 TÁRSIS NINIVE TARSIS ERA A ANTIGA TAETESSO, UMA COLONIA FENÍCIA NO SUDOESTE DA ESPANHA, PERTO DE GIBRALTAR. JONAS ESTAVA INDO PARA A EXTREMIDADE OCIDENTALMAIS DISTANTE DO MUNDO ENTAO CONHECIDO. JOPE

10 JONAS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS: DESOBEDIÊNCIA DO 1º CHAMADO DE JONAS.
JUÍZO SOBRE JONAS – O GRANDE PEIXE OBEDIÊNCIA AO 2º CHAMADO JUÍZO SOBRE NÍNIVE REVERTIDO A MISERICORDIA DE DEUS. OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS RELATADOS NO LIVRO DE JONAS SÃO: DESOBEDIENCIA AO 1º CHAMADO - Os sentimentos do coração de Jonas não eram os mesmos do coração de Deus. Deus era misericordioso, mas o profeta, não (4. 2). Deus amava e desejava o arrependimento dos ninivitas para perdoá-los; Jonas queria que eles fossem destruídos. JUÍZO SOBRE JONAS - Há algumas tempestades que são inevitáveis, porém há muitas que podem ser evitadas, basta obedecermos a Deus. Sempre que nos esquivamos de cumprir a vontade de Deus, trazemos prejuízos para nós e para os que estão conosco. É como eu sempre digo aos meus amigos e GO, pecar é semelhante a uma lata de tinta vermelha. Não fugindo do que Deus nos orienta, evitaremos tempestades e prejuízos. O JUÍZO SOBRE NINIVE - Ele teria de sair de uma situação confortável. Jonas era de Gate-Héfer, (II Rs ) que ficava a uma distância de 800 km de Nínive. A Israel, ele trouxera uma mensagem positiva, mas a Nínive, a mensagem seria negativa. Viajar tanto e trazer uma mensagem desagradável de se ouvir implicava cansaço, desconforto e risco. A MISERICORDIA DE DEUS - JONAS SE ZANGOU PORQUE DEUS TRATOU SEUS INIMIGOS COM COMPAIXAO E MISERICORDIA. DEUS QUERIA QUE JONAS COMPREENDESSE TAMBÉM SEU QUERER PELOS GENTIOS. DEUS PREPAROU UMA SITUACAO PARA JONAS – ELE FEZ UMA PLANTA CRESCER SOBRE O LUGAR ONDE JONAS ESTAVA SENTADO – JONAS GOSTOU DA PROTECAO QUE A PLANTA OFERECIA CONTRA O SOL. NO DIA SEGUINTA DEUS DEIXOU A PLANTA SECAR, E JONAS FICOU BASTANTE DESGOSTOSO COM A PERDA. JONAS ESTAVA AFLITA COM A PERDA DE UMA SIMPLES PLANTA, NA QUAL ELE NADA HAVIA INVESTIDO. DEUS USOU ESTA ILUSTRACAO PARA MOSTRAR PARA JONAS O QUANTO ELE LASTIMA OS DANOS À SUA CRIACAO. ATÉ MESMO ÀS PESSOAS E AOS ANIMAIS DE NINIVE.

11 MIQUÉIAS NAUM HABACUQUE SOFONIAS AGEU ZACARIAS MALAQUIAS
ÚLTIMOS PROFETAS MIQUÉIAS NAUM HABACUQUE SOFONIAS AGEU ZACARIAS MALAQUIAS

12 MIQUÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: 735- 710 a.C
PÚBLICO-ALVO: REINO DO NORTE E REINO DO SUL. JOTÃO – ACAZ – EZEQUIAS, REIS DE JUDÁ. TEMA CENTRAL: PREVENIR O POVO DE QUE O JUÍZO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO E OFERECER PERDÃO AOS ARREPENDIDOS. PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS: OS FALSOS PROFETAS PREGAVAM EM PROL DAS RIQUEZAS. OS PRINCIPES PROSPERAVAM EM CRUELDADE VIOLÊNCIA E CORRUPÇÃO. OS SACERDOTES MINISTRAVAM MAIS POR GANANCIA DO QUE POR DEUS. O PECADO SE INFILTRARA EM TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE. UM LIBERTADOR DIVINO SURGIRÁ E A JUSTIÇA PREVALECERÁ MIQUEIAS O LIVRO DE MIQUÉIAS TRATA DE TEMAS DE NATUREZA SOCIAL. SUAS REPREENSOES SÃO EM UM TOM EXTREMAMENTE DURO QUANDO REPREENDE “SAMARIA E A JERUSALÉM” - ISRAEL E JUDÁ. PORQUE EM AMBAS SE FOMENTA: -A MALDADE DOS GOVERNANTES E PODEROSOS (3.1-3). -A CORRUPÇÃO DOS SACERDOTES E DOS PROFETAS (3.5-7,11); -A INJUSTIÇA DOS JUÍZES (3.9-10). POR CAUSA DELES TODOS, “SIÃO FOI LAVRADA COMO UM CAMPO, E JERUSALÉM SE TORNOU EM MONTÕES DE RUÍNA, E O MONTE DO TEMPLO, NUMA COLINA COBERTA DE MATO” (3.12). ESSE TERRÍVEL ANÚNCIO DA DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM E DO TEMPLO IMPRESSIONOU TÃO PROFUNDAMENTE OS HABITANTES DA CIDADE SANTA, QUE, UM SÉCULO DEPOIS, JEREMIAS RECOLHEU ESTE ANÚNCIO NA ÍNTEGRA NA SUA PROFECIA (JR 26.18). O LIVRO MOSTRA NO PENSAMENTO DE MIQUÉIAS A ESPERANÇA DE UM TEMPO FINAL (4.1) EM QUE JUDÁ E ISRAEL ANDARÃO “EM O NOME DO SENHOR, NOSSO DEUS, PARA TODO O SEMPRE” (4.5). ENTÃO, HAVERÁ SALVAÇÃO, JERUSALÉM SERÁ RESTAURADA E A ELA ACLAMARAO AS NAÇÕES, DIZENDO: “VINDE, E SUBAMOS AO MONTE DO SENHOR E À CASA DO DEUS DE JACÓ”. ALI, CONHECERÃO OS CAMINHOS DO SENHOR E SERÃO INSTRUÍDOS NA SUA PALAVRA (4.1-2). MIQUÉIAS PREDIZ A VINDA DE JESUS VINDO DA PEQUENA VILA ONDE NASCEU O REI DAVI, DE LÁ SAIRIA OUTRO REI, “QUE HSVERIA DE REINAR EM ISRAEL” E QUE TAMBÉM “SERIA A NOSSA PAZ” (5.2,5). MAS NO CAP. 6.1, 3 E 5, 7 E 8 – MIQUÉIAS DIRIGE-SE A ISRAEL COM AMARGURA NO FALAR QUANDO ELE CENSURA A INFIDELIDADE COM A QUAL O POVO RESPONDE À BONDADE DE DEUS: PORÉM, MESMO ASSIM, NA PROFECIA PREVALECE A ESPERANÇA SOBRE TODOS ESSES MALES, A CERTEZA DE QUE O SENHOR AINDA TERÁ MISERICÓRDIA DOS SEUS, DO PEQUENO “RESTANTE” DA SUA HERANÇA QUE HOUVER PERMANECIDO LIMPO DE PECADOS E INFIDELIDADES DEPOIS DA PROVA PURIFICADORA QUE O SENHOR TRARÁ SOBRE ISRAEL (7.18 – 20). NO FINAL DO LIVRO, MIQUÉIAS, EXPRESSA A SUA CONFIANÇA DE QUE O SENHOR, O QUAL “TEM PRAZER NA MISERICÓRDIA” (7.18), CUIDARÁ DE ISRAEL TAMBÉM NO FUTURO E O PASTOREARÁ COMO JÁ FEZ “NOS DIAS DE OUTRORA”, QUANDO O TIROU DO EGITO E LHE MOSTROU AS SUAS MARAVILHAS ( ). ESTAS SÃO AS QUALIDADES DE NOSSO DEUS – QUE MESMO EM NOSSOS DELITOS PASSADOS, DEUS PACIENTEMENTE E COM MUI MISERICÓRDIA NOS PERMITIU SUA TAO GENEROSA GRAÇA. VOCÊ AINDA HOJE RECORDA SEUS DELITOS E SUAS MUITAS TRANGRESSOES, NÃO RECORDA? MAS DEUS PASSOU UMA BORRACHA NELAS – HJ NOVA CRIATURAS SOMOS EM CRISTO JESUS.

13 NAUM ÉPOCA DO MINISTÉRIO: 660 a.C
PÚBLICO-ALVO: OS HABITANTES DE NÍNIVE TEMA CENTRAL: A DESTRUIÇÃO DE NÍNIVE PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS: A DESTRUIÇÃO DE NÍNIVE É DECRETADA ( ) A DESTRUIÇÃO DE NÍNIVE É DESCRITA (2:1-13) A DESTRUIÇÃO DE NÍNIVE É INEVITÁVEL (3:12-19) INTERESSANTE COMO DEUS SOLICITOU QUE DOIS PROFETAS MENORES FALASSEM EXCLUSIVAMENTE À NINIVE, A CAPITAL ASSÍRIA. JONAS  EM 770 a.C, ENTREGOU UMA MENSAGEM DE MISERICÓRDIA; NAUM  120 ANOS DEPOIS, APROXIMADAMENTE 650 a.C, ENTREGOU UMA MENSAGEM DE CONDENACAO. SOFONIAS, CONTEMPORÂNEO DE NAUM, TAMBÉM PREDISSE A DESTRUICAO DE NINIVE. JUNTOS ELES ILUSTRAM O MODO COMO DEUS TRATA AS NACOES – PROLONGANDO O DIA DA GRACA, MAS NO FIM ENVIANDO CASTIGOS PELOS PECADOS E INFIDELIDADES. TUDO O QUE CONHECEMOS ATÉ HOJE SOBRE A VIDA DE NAUM RESUME-SE EXCLUSIVAMENTE AO QUE O PRÓPRIO LIVRO TRAZ, QUE: ELE NASCEU EM ELCOS (1.1). MAS ATÉ MESMO ESSA INFORMAÇÃO É POUCO SIGNIFICATIVA, POIS JAMAIS SE CONSEGUIU IDENTIFICAR O POVOADO COM ESSE NOME. ALGUNS CITAM O IRAQUE COMO SENDO O LOCAL ATUAL DESSA REGIAO. O LIVRO E A SUA MENSAGEM – COMO JÁ VIMOS, A QUEDA DAQUELA GRANDE CAPITAL, CENTRO VITAL DO PODER IMPERIAL DA ASSÍRIA, CONSTITUI O ÚNICO TEMA DA PROFECIA DE NAUM. EM TORNO DESSE ACONTECIMENTO TÃO ESPERADO, MOVE-SE A SUA MENSAGEM, QUE É UM POEMA VIBRANTE. EXISTEM DAS DUAS PARTES EM QUE SE PODE DIVIDIR O LIVRO DE NAUM: 1- A PRIMEIRA (1.2-10) APRESENTA-SE EM FORMA ALFABÉTICA: ATÉ O V. 8, A LETRA INICIAL DE CADA V. SEGUE A ORDEM DO ALFABETO HEBRAICO. O TEXTO É UM CÂNTICO DE EXALTAÇÃO À GLÓRIA DO SENHOR, O DEUS “ZELOSO E VINGADOR”. 2 - NA SEGUNDA PARTE DO LIVRO (2.1—3.19), O PROFETA DESCREVE COM IMPRESSIONANTE SONORIDADE O ASSALTO À CIDADE ODIADA PELOS HEBREUS, CUJA DERROTA PROVOCARÁ A RUÍNA COMPLETA DO IMPÉRIO ASSÍRIO. A DESTRUIÇAO DE NINIVE NOS DEIXA BEM CLARO QUE DEUS CUMRE SUAS PROMESSAS NO QUE TANGEM AS ATITUDES POR NÓS TOMADAS. MAS ANTES DE TUDO, DEUS MOVE O IMPOSSÍVEL PARA NOS ALERTAR – EM UM TENTATIVA DE NOS AJUDAR A TOMAR AS ATITUDES CERTAS. QUANTOS AQUI JÁ TIVERAM ESTA EXPERIENCIA?

14 HABACUQUE ÉPOCA DO MINISTÉRIO: 607 a.C PÚBLICO-ALVO: JUDÁ
TEMA CENTRAL: POR QUE OS ÍMPIOS EM JUDÁ NÃO ERAM CASTIGADOS? POR QUE DEUS PERMITE A EXISTENCIA DE TANTO MAL? PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS: DEUS RESPONDE AOS QUESTIONAMENTOS DO PROFETA DEUS TEM UM PLANO E O EXECUTARÁ. A ORAÇÃO DE HABACUQUE. HABACUQUE O PROFETA E O SEU MEIO - DESTE PERSONAGEM BÍBLICO SABEMOS APENAS QUE FOI PROFETA E QUE SE CHAMA HABACUQUE (1.1; 3.1). O SEU LIVRO, OITAVO ENTRE OS DOZE CHAMADOS DE “PROFETAS MENORES”, NÃO TRAZ QUALQUER INFORMACAO, AINDA QUE MÍNIMA INFORMAÇÃO PESSOAL DO PROFETA, NEM O SEU NOME É MENCIONADO EM QUALQUER OUTRO LIVRO DO ANTIGO OU DO NOVO TESTAMENTO. O LIVRO E A SUA MENSAGEM - APÓS O TÍTULO DO LIVRO DE HABACUQUE (HC) EM 1.1, A PROFECIA É FORMADA POR TRÊS SEÇÕES BEM DISTINTAS. A PRIMEIRA DELAS – A PRIMEIRA QUEIXA DE HABACUQUE (1.2—2.4) É UMA ESPÉCIE DE DIÁLOGO ENTRE DEUS E O PROFETA. HABACUQUE CLAMA POR CAUSA DA VIOLÊNCIA E DA INJUSTIÇA PRATICADAS DIANTE DOS SEUS PRÓPRIOS OLHOS PELAS PESSOAS DA SUA NAÇÃO (1.2-4); E O SENHOR LHE RESPONDE AFIRMANDO QUE A MALDADE SERÁ CASTIGADA E QUE OS CALDEUS/BABILONIOS SERÃO O BRAÇO EXECUTOR–O CHICOTE DO CASTIGO DE DEUS (1.5-11). MAS ESSA RESPOSTA TORNA O PROFETA AINDA MAIS CONFUSO, POIS NÃO COMPREENDE COMO DEUS PODE VALER-SE DOS CRUÉIS BABILONIOS PARA INVADIR E ARRASAR O PAÍS: NA SEGUNDA PARTE – RESPOSTA DO SENHOR (2.5-20), DEUS CONVIDA O PROFETA A CONFIAR INTEIRAMENTE NELE. VIRÁ O DIA EM QUE TAMBÉM OS BABILONIOS SERÃO ABATIDOS. A SUA PRÓPRIA SOBERBA OS CONSUMIRÁ QUANDO TIVER CHEGADO A OCASIÃO DO TRIUNFO DA JUSTIÇA, QUANDO O MAU RECEBER O PAGAMENTO QUE MERECE. AO MESMO TEMPO EM QUE “O JUSTO VIVERÁ PELA SUA FÉ” (2.4; RM 1.17; GL 3.11; HB 10.38). O CAP. 3 CONSTITUI A TERCEIRA SEÇÃO DO LIVRO. É UMA ORAÇÃO EM FORMA DE SALMO, COMPOSTA PARA CANTAR A GLÓRIA DO SENHOR E PARA EXPRESSAR, EM UMA VIBRANTE LINGUAGEM POÉTICA, A CONFIANÇA DO PROFETA NA PROTEÇÃO QUE LHE DISPENSARÁ O DEUS DA SUA SALVAÇÃO, O SENHOR QUE É A SUA FORTALEZA ( ).

15 SOFONIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: 630 a.C
PÚBLICO-ALVO: JUDÁ E TODAS AS NAÇÕES TEMA CENTRAL: O DIA DO JUÍZO PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS: JUÍZO EM TODA ATERRA (1:1-3) JUÍZO NA NAÇÃO DE JUDÁ E JERUSALÉM. (1.4-3:7) JUÍZO EM TODA TERRA . (3:8) PROMESSA DE CONVERSÃO (3:9-13) PROMESSA DE RESTAURAÇÃO ( 3:14-3:20) INTERESSANTE QUE AO CONTRARIO DE HABACUQUE, O LIVRO DE SOFONIAS NOS TRAZ TODA A GENEOLOGIA DESTE PROFETA – CAP.1.1. SOFONIAS PROFETIZOU NOS DIAS DO REI JOSIAS, E ERA TRINETO DO REI EZEQUIAS O QUE SIGNIFICA QUE TAMBÉM ERA PARENTE DO REI JOSIAS. O LIVRO E A SUA MENSAGEM – A MENSAGEM PROFÉTICA DE SOFONIAS (SF) COMEÇA COM O ANÚNCIO DE UM DESASTRE DE DIMENSÕES UNIVERSAIS. O SENHOR AFIRMA QUE, POR CAUSA DOS PECADOS DE JUDÁ, ESTÁ PARA DESTRUIR “TODAS AS COISAS SOBRE A FACE DA TERRA”, TANTO AOS HOMENS, ASSIM COMO AOS ANIMAIS. SOMENTE SE SALVARÃO — “PORVENTURA” — OS “MANSOS DA TERRA” (2.3) E OS QUE VERDADEIRAMENTE PROCURAM AGIR COM JUSTIÇA (CAP. 1). EM UMA SEGUNDA PARTE (CAP. 2), A ORAÇÃO DO PROFETA É LANÇADA MAIS DIRETAMENTE SOBRE OS INIMIGOS DE JUDÁ. O JUÍZO DE DEUS ALCANÇARÁ AS NAÇÕES PAGÃS, DESDE OS FILISTEUS HABITANTES DA COSTA MEDITERRÂNEA ATÉ OS ASSÍRIOS DA MESOPOTÂMIA. EM TERCEIRO LUGAR (CAP. 3), SOFONIAS PROCLAMA UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA DIRIGIDA AO: 1-PEQUENO “RESTANTES DE ISRAEL” (V. 13). 2-AO “POVO MODESTO E HUMILDE” (V. 12) QUE HOUVER SOBREVIVIDO À CATÁSTROFE. 3-A ESTE O PROFETA ANUNCIA “LÁBIOS PUROS” PARA INVOCAR O NOME DO SENHOR (V. 9). 4-E LIBERTAÇÃO DEFINITIVA DE TODO CATIVEIRO (V. 19). O TEMA CENTRAL DA MENSAGEM DE SOFONIAS É O ANUNCIADO “GRANDE DIA DO SENHOR” (1.7,10,14). ESTE TEMA QUE JÁ HAVIA DESPERTADO O INTERESSE DE OUTROS PROFETAS (AMOS ). SOFONIAS O DESCREVE COM PINCELADAS SOMBRIAS ESTE DIA: “AQUELE DIA É DIA DE INDIGNAÇÃO, DIA DE ANGÚSTIA E DIA DE ALVOROÇO E DESOLAÇÃO, DIA DE ESCURIDADE E NEGRUME, DIA DE NUVENS E DENSAS TREVAS” (1.15). NELE HAVERÁ CLAMOR E CASTIGO, E NELE GRITARÃO OS VALENTES (1.8-13). MAS ESSE DIA TERRÍVEL TAMBÉM PORÁ FIM AO DOMÍNIO DA MALDADE SOBRE A TERRA E À INDIFERENÇA DOS QUE PENSAM QUE DEUS PERMANECE ALHEIO AO DRAMA DA EXISTÊNCIA HUMANA (1.12). ISSO NOS DEIXA CLARO QUE DEUS NÃO DEIXARÁ IMPUNE QUAISQUER DELITO, OU ATO INJUSTO QUE VENHAMOS FAZER.

16 PARA INFORMACAO: NO CAP.1.5 DEUS ENFATIZA A REPREENSAO QUE SERÁ DADA AQUELES PRESTARAM CULTOS A OUTROS deuses. MOLOQUE É O deus MAIS IDENTIFICADO COM OS AMONITAS. A ADORACAO A MOLOQUE ENVOLVIA SACRIFICIOS DE CRIANCINHAS. ISTO SE DAVA NO PERÍODO DO REINADO DE MANASSÉS, E A PARTIR DE ENTAO, O LOCAL PRINCIPAL PARA ADORACAO A MOLOQUE FICAVA NO VALE DE BEM-HINOM (2CR.33.6). SALOMAO A FIM DE AGRADAR ALGUMAS DE SUAS ESPOSAS, INTRODUZIU EM ISRAEL O CULTO A MOLOQUE (1 RS 11.7) – LER! O POVO AMORREU POR VOLTA DE 1900 a.C TAMBÉM ADORAVAM A MOLOQUE – NESTE RITUAIS HAVIA ATOS SEXUAIS COM CRIANÇAS (PEDOFILIA). APÓS OS ATOS SEXUAIS, AS CRIANCAS ERAM JOGADAS EM UMA CAVIDADE DA ESTATUA DE MOLOQUE, ONDE HAVIA FOGO, CONSUMINDO ASSIM A CRIANCA VIVA. MAS DE ONDE VEIO ESTE MOLOQUE? – A CAUSA RAIZ – GEN – DESCENDENTES DE LÓ.

17 AGEU ÉPOCA DO MINISTÉRIO: 520 a.C
PÚBLICO-ALVO: O POVO QUE VIVIA EM JERUSALÉM E OS QUE RETORNARAM DO EXÍLIO. TEMA CENTRAL: CONVOCAR O POVO PARA A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS: JUDEUS VOLTARAM PARA RECONSTRUIR O TEMPLO 16 ANOS DEPOIS O PROJETO AINDA NÃO ESTÁ CONCLUIDO. AGEU INCITA A NAÇÃO A CONCLUIR O TEMPLO RENOVEM A VIDA DE SANTIDADE E A FÉ EM DEUS. O PROFETA E O SEU MEIO - O PROFETA AGEU DEMONSTRA, NO LIVRO QUE LEVA O SEU NOME (AG), UM INTERESSE ESPECIAL PELA PRECISÃO DOS DADOS HISTÓRICOS QUE MENCIONA. REPETE DATAS E NOTÍCIAS (1.1,15; 2.1,10,20) QUE PERMITEM ESTABELECER COM EXATIDÃO O TEMPO EM QUE COMEÇOU A EXERCER A SUA ATIVIDADE QUE DATA O ANO 520 A.C., “SEGUNDO ANO DO REI DARIO” (1.1), QUE GOVERNOU ENTRE 521 E 485 A.C. CIRO, O MONARCA DA ÉPOCA - FUNDADOR DO IMPÉRIO PERSA, PROMULGOU NO ANO 538 A.C. O SUA CÉLEBRE PROCLAMACAO EM TODO O TERRITÓRIO DE SEU DOMINIO – ISTO ESTÁ ESCRITO NO ÚLTIMO CAP DE 2CRONICAS ( ; ESD 1.1-4) QUE PÔS FIM AO CATIVEIRO DOS JUDEUS NA BABILÔNIA (2RS ). POUCO DEPOIS, NO ANO 537, OS JUDEUS QUE HAVIAM REGRESSADO A JERUSALÉM INICIARAM COM ENTUSIASMO A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO (ED ). ENTRETANTO, O FERVOR INICIAL LOGO SE APAGOU; NO SEU LUGAR, PROPAGOU-SE ENTRE AS PESSOAS UM PROFUNDO DESÂNIMO, PROVOCADO, EM PARTE, PELA PRECARIEDADE DOS MEIOS DE QUE DISPUNHAM (1.6) E, EM PARTE, PELA INTRANQÜILIDADE DE TER DE ENFRENTAR COTIDIANAMENTE A ATITUDE HOSTIL DOS SAMARITANOS (ED ). ESTAS CIRCUNSTÂNCIAS AFETARAM AS OBRAS DE RESTAURAÇÃO DO TEMPLO, PROVOCANDO, INCLUSIVE, A SUA TOTAL PARALISAÇÃO (ED 4.24). AO MESMO TEMPO EM QUE, EM CONTRASTE, COMEÇAVAM A APARECER NA PRÓPRIA JERUSALÉM BELAS MANSÕES PARTICULARES DE MEMBROS RICOS DA COMUNIDADE (1.4). A SITUAÇÃO ASSIM CRIADA, ALIADA À FALTA DE ESTABILIDADE POLÍTICA QUE REINAVA NO IMPÉRIO PERSA DESDE O ANO 522 A.C., FORNECE O PANO DE FUNDO PARA A MENSAGEM QUE AGEU TINHA DE APRESENTAR AO POVO E ÀS AUTORIDADES MAIS IMPORTANTES DE JERUSALÉM. O LIVRO E A SUA MENSAGEM - A PROFECIA DE AGEU CONSISTE BASICAMENTE EM UMA EXORTAÇÃO A COMEÇAR SEM DEMORA A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO, QUE NÃO PODIA PERMANECER EM RUÍNAS POR MAIS TEMPO, MAS DEVIA SER RESTAURADO PARA A GLÓRIA DE DEUS (1.8). LER ESTES VERSICULOS! - A ORDEM PROCEDE DE DEUS (1.8). E NÃO PODE SER IGNORADA SEM QUE DISSO RESULTEM SÉRIOS DANOS PARA TODOS: A SECA, A PERDA DAS COLHEITAS E A POBREZA, QUE SERÃO OS SINAIS DA CÓLERA DIVINA (1.9-11). POR OUTRO LADO, DEUS ABENÇOARÁ E TRARÁ UMA RÁPIDA E PERENE SALVAÇÃO AO SEU POVO, SE, MEDIANTE O ESFORÇO DE TODOS, O TEMPLO FOR RECONSTRUÍDO (1.8; 2.6-9; ). VC TEM DADO PRIORIDADE A OBRA DE DEUS ? SUA CASA (SEUS INTERESSES) É A PRIORIDADE?

18 ZACARIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: DE 1 A 8 EM 520 – 518, O RESTANTE EM 480 a.C PÚBLICO-ALVO: JUDEUS EM JERUSALÉM E O POVO DE DEUS EM TODOS OS LUGARES. TEMA CENTRAL: DAR ESPERANÇA AO POVO DE DEUS JESUS NO LIVRO DE ZACARIAS: SUA MORTE EXPIATÓRIA (3:8-9; 13:1) SUA ENTRADA TRIUNFAL (9:9) TRAÍDO POR 30 MOEDAS DE PRATA (11:12) SUA DIVINDADE (12:8) SUAS MAOS TRANSPASSADAS (12:10; 13:6) O PASTOR FERIDO (13:7) O PROFETA E O SEU MEIO - A INTRODUÇÃO DESTE LIVRO SITUA O INÍCIO DA ATIVIDADE PROFÉTICA DE ZACARIAS, FILHO DE BEREQUIAS, NO “OITAVO MÊS DO SEGUNDO ANO DE DARIO” (1.1). PODE-SE ESTABELECER COM BASTANTE EXATIDÃO O TEMPO DO SEU MINISTÉRIO ENTRE OS ANOS 520 E 518 A.C. COMPARANDO A DATA INDICADA POR ESSE PROFETA COM A REGISTRADA NO TÍTULO DO LIVRO DE AGEU (AG 1.1), VERIFICA-SE QUE FORAM CONTEMPORÂNEOS - ZACARIAS COMEÇOU O SEU MINISTÉRIO APENAS DOIS MESES DEPOIS, SEGUNDO UMA CRONOLOGIA QUE É DETERMINADA PELAS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS NAS SEGUINTES PASSAGENS: 1.1,7 E 7.1. O LIVRO E A SUA MENSAGEM - O LIVRO DE ZACARIAS (ZC) TEM DUAS PARTES BEM DISTINTAS: 1-A PRIMEIRA COMPREENDE OS CAPS. 1—8; / E A SEGUNDA, OS SEIS RESTANTES: CAPS. 9—14. OS PRIMEIROS VERSÍCULOS DO ESCRITO (1.2-6) SÃO UMA CONVOCAÇÃO FEITA AOS REPATRIADOS DO CATIVEIRO BABILÔNICO, A QUEM O PROFETA EXORTA AO ARREPENDIMENTO E À CONVERSÃO: “TORNAI-VOS PARA MIM, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, E EU ME TORNAREI PARA VÓS OUTROS, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS” (V. 3). A EXORTAÇÃO É SEGUIDA DE UMA SÉRIE DE VISÕES COMPLICADAS, CHEIAS DE SÍMBOLOS, DE DIFÍCIL INTERPRETAÇÃO, ALGUMAS VEZES; NELAS, SOB A APARÊNCIA DE UM ANJO, O SENHOR SE APRESENTA AO PROFETA, DIALOGA COM ELE E RESPONDE ÀS SUAS PERGUNTAS. SOB UM PONTO DE VISTA LITERÁRIO, ESSAS VISÕES SE ASSEMELHAM ÀS MESMAS DE AMÓS E DE JEREMIAS (AM 7.1—9.4; JR ). OS TEXTOS QUE FORMAM A PRIMEIRA PARTE DO LIVRO SÃO BASICAMENTE COMPREENSÍVEIS, APESAR DAS DIFICULDADES RESULTANTES DAS MUITAS FIGURAS SIMBÓLICAS. POR EXEMPLO: - ALGUNS TEMAS AQUI PRESENTES DESTACAM-SE DE FORMA ESPECIAL, TAIS COMO O DO AMOR E DA MISERICÓRDIA DE DEUS PARA COM JERUSALÉM CAP.1.14,16 - O DA HUMILHAÇÃO DAS NAÇÕES (“CHIFRES”) QUE CAUSARAM A DISPERSÃO DE JUDÁ CAP.1.21 - O DA ELIMINAÇÃO DO PECADO ENTRE O POVO DE DEUS (5.3-4,8) E ASSIM POR DIANTE. OUTRO TEMA COM QUE ZACARIAS SE PREOCUPA É A SINCERIDADE NA PRÁTICA DO JEJUM (7.2-6). 2 - A SEGUNDA PARTE DO LIVRO APONTA PARA UMA SITUAÇÃO HISTÓRICA DIFERENTE. - ZACARIAS PROCLAMA O SENHOR COMO DEFENSOR DO SEU POVO E DE JERUSALÉM (9.8,15-16; 12.8). ANUNCIA A REUNIÃO DE TODOS OS QUE ESTAVAM DISPERSOS POR DIVERSOS LUGARES ( ). A ANEXAÇÃO DOS POVOS PAGÃOS A ISRAEL (9.7; ). E O REINADO DEFINITIVO DE DEUS (14.9,16). MUITO SIGNIFICATIVA É A PROFECIA MESSIÂNICA SOBRE A CHEGADA A JERUSALÉM DE UM REI “JUSTO E SALVADOR, HUMILDE, MONTADO EM JUMENTO, NUM JUMENTINHO, CRIA DE JUMENTA” (9.9). OS EVANGELISTAS MATEUS E JOÃO MANIFESTAVAM EXPRESSAMENTE QUE O ANÚNCIO DE ZACARIAS SE CUMPRE COM A ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM (MT ; JO ).

19 MALAQUIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: 432 – 425 a.C PÚBLICO-ALVO: JERUSALÉM
TEMA CENTRAL: O POVO APRENDEU POUCO COM O CATIVEIRO PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS: DESPREZO PELOS SACRIFÍCIOS NO TEMPLO (1) CASAMENTOS COM ESTRANGEIROS (2) O DIA VINDOURO DO SENHOR (3:1-6; 4:1...) OS DÍZIMOS (3:7-12) MALAQUIAS O PROFETA E O SEU MEIO - MALAQUIAS, O NOME QUE APARECE NA INTRODUÇÃO DESTE BREVE ESCRITO, DERIVA DO TERMO HEBRAICO MALACHI, QUE SIGNIFICA “O MEU MENSAGEIRO”. E, UMA VEZ QUE UM PROFETA É PROPRIAMENTE UM MENSAGEIRO DE DEUS, “MALAQUIAS” PODE SER ENTENDIDO NÃO SÓ COMO NOME PRÓPRIO, MAS TAMBÉM COMO TÍTULO DAQUELE A QUEM DEUS CONFIA UM MINISTÉRIO PROFÉTICO. O SURGIMENTO DESTE TEXTO DEVE TER ACONTECIDO DEPOIS QUE, A PARTIR DO ANO 516 A.C., FORAM RETOMADAS REGULARMENTE AS CERIMÔNIAS DO CULTO (1.6—2.9) NO TEMPLO DE JERUSALÉM, APÓS A SUA RECONSTRUÇÃO (CF. 3.10). É PROVÁVEL QUE MALAQUIAS TENHA EXERCIDO AS SUAS FUNÇÕES EM FINS DO SÉC. VI OU NO COMEÇO DO V A.C., DURANTE UM PERÍODO INTERMEDIÁRIO ENTRE A ATIVIDADE DE AGEU E ZACARIAS (SEGUNDA METADE DO SÉC. VI A.C.). O LIVRO E A SUA MENSAGEM - COM O LIVRO DE MALAQUIAS (ML), ÚLTIMO DOS DOZE QUE FORMAM O GRUPO DOS CHAMADOS PROFETAS MENORES, ENCERRA-SE O BLOCO DA LITERATURA PROFÉTICA DA BÍBLIA E COLOCA-SE O PONTO FINAL À ÚLTIMA PÁGINA DO ANTIGO TESTAMENTO. O TEXTO DE MALAQUIAS CARACTERIZA-SE PELO TOM POLÊMICO COM QUE ABORDA OS DIVERSOS TEMAS. A PRÓPRIA ESTRUTURA LITERÁRIA DA MENSAGEM É UMA ESPÉCIE DE DISCUSSÃO RETÓRICA, DE DIÁLOGO COM OS SEUS DESTINATÁRIOS, A CUJAS PERGUNTAS E OBJEÇÕES O PROFETA RESPONDE. A FÓRMULA DISCURSIVA É A SEGUINTE: O SENHOR ESTABELECE UM PRINCÍPIO GERAL OU CONDENA UMA PRÁTICA REPROVÁVEL HABITUAL NO POVO; (B) OS INTERPELADOS APRESENTAM AS SUAS DÚVIDAS E FAZEM PERGUNTAS, INTRODUZIDAS, ÀS VEZES, DE MANEIRA IRÔNICA PELO PROFETA; (C) O SENHOR INTERVÉM NOVAMENTE, CONFIRMA E AMPLIA O QUE TINHA DITO ANTES, ACRESCENTA MAIS REPROVAÇÕES E ANUNCIA O CASTIGO DOS CULPADOS. O OBJETIVO IMEDIATO DA REPROVAÇÃO PROFÉTICA DE MALAQUIAS SÃO OS SACERDOTES QUE, COM A SUA NEGLIGÊNCIA, PERMITEM QUE O PECADO SE INSTALE NO PRÓPRIO TEMPLO (2.11) E QUE SÃO OS RESPONSÁVEIS PELOS ABUSOS PRATICADOS NA CELEBRAÇÃO DOS SACRIFÍCIOS (1.6—2.9); MAS TAMBÉM CENSURA COM SEVERIDADE OS MAUS, OS INJUSTOS, OS ÍMPIOS, OS QUE REPUDIAM A SUA ESPOSA PARA SE UNIREM A UMA ESTRANGEIRA ( ) E OS QUE DEIXAM DE PAGAR OS SEUS DÍZIMOS, DEFRAUDANDO ASSIM O SENHOR. O JUÍZO CONDENATÓRIO DE MALAQUIAS SE ESTENDE A TODOS OS QUE NÃO TÊM TEMOR A DEUS (3.5). POR OUTRO LADO, A MENSAGEM DO PROFETA REVELA O ESTADO DE ÂNIMO EM QUE SE ACHAVAM MUITOS ISRAELITAS PASSADAS VÁRIAS DÉCADAS DA REPATRIAÇÃO DOS EXILADOS NA BABILÔNIA. AS GRANDES DIFICULDADES ECONÔMICAS QUE TINHAM DE ENFRENTAR, OS RELACIONAMENTOS PROBLEMÁTICOS COM OS POVOS VIZINHOS E A DEMORA NO CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS QUE HAVIAM ESCUTADO PELA BOCA DE AGEU E ZACARIAS DERAM LUGAR ENTRE ELES PARA O DESENCANTO E PARA DÚVIDAS SOBRE O AMOR E A JUSTIÇA DE DEUS (CF. 2.17). POR ISSO, MALAQUIAS AFIRMA, COM PAIXÃO, QUE DEUS AMA AO SEU POVO (1.2) E QUE NÃO DEIXARÁ DE CUMPRIR AS PROMESSAS QUE LHE FEZ. O DIA DO SENHOR VEM “E ARDE COMO FORNALHA”, MAS PARA OS QUE TEMEM O NOME DO SENHOR “NASCERÁ O SOL DA JUSTIÇA, TRAZENDO SALVAÇÃO NAS SUAS ASAS” (4.1-2).

20 FIM

21 IDENTIFICAR PRINCÍPIOS BÍBLICOS NOS PROFETAS MENORES.
PARA CASA IDENTIFICAR PRINCÍPIOS BÍBLICOS NOS PROFETAS MENORES. MIQUÉIAS - MALAQUIAS 1 – PEGAR PELO MENOS 1 PRINCIPIO DE CADA PROFETA (DE MIQUÉIAS A MALAQUIAS). 2 – DIGITADO OU ESCRITO (LEGÍVEL) / COM SEU NOME E DO SEU LÍDER DE SALA. 3 – SEM FALTA NA PROXIMA AULA – VALE NOTA.


Carregar ppt "OSÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: a.C"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google