A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS"— Transcrição da apresentação:

1 A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS
OSEIAS A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS Lição 2– 14/10/2012 Ev. Sérgio Lenz Fone (48) MSN:

2 Texto áureo “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo”. (II Co 11:2) VERDADE PRÁTICA O casamento de Oseias ilustra a infidelidade de Israel e mostra a sublimidade do amor de Deus.

3 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Oseias 1:1,2; 2:14-17,19,20 1 A palavra do Senhor, que veio a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. 2 Quando o Senhor falou no princípio por Oséias, disse o Senhor a Oséias: Vai, toma por esposa uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, apartando-se do Senhor. 14 Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.

4 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Oseias 1:1,2; 2:14-17,19,20 15 E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor por porta de esperança; e ali responderá, como nos dias da sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito. 16 E naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará meu marido; e não me chamará mais meu Baal. 17 Pois da sua boca tirarei os nomes dos baalins, e não mais se fará menção desses nomes. 19 E desposar-te-ei comigo para sempre; sim, desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em amorável benignidade, e em misericórdias; 20 e desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor.

5 introdução Oséias viveu nos últimos dias do reino de Israel. Devido a séculos de pecado, o povo estava chegando ao fim. A infidelidade espiritual do povo é comparada ao pecado de adultério. Ele fala sobre o povo que se achava bem e próspero, mas estava se apodrecendo por causa da idolatria, a imoralidade e a injustiça. Amós e Oséias profetizaram principalmente para Israel, e Isaías e Miquéias pregaram mais para Judá.

6

7 I – O LIVRO DE OSEIAS 1 Contexto histórico :
Quando Jeroboão II morreu, muitos golpes de Estado se sucederam, sempre preservando os interesses da elite. Foi quando o profeta Oséias entrou em cena. Ele negou que a monarquia pudesse ser instrumento para levar à frente o projeto de sociedade que Deus quer: "Eu o destruirei, Israel, e quem poderá socorrê-lo? Onde está agora o seu rei, para que possa salvar você, e onde estão os juízes de suas cidades? Você me pediu: 'Dá-me um rei e príncipes'. Na minha ira eu lhe dei um rei e, no meu furor, eu o retomo" (Os ). Balancin, Euclides M. História do Povo de Deus. São Paulo: Paulus, 1989.

8 I – O LIVRO DE OSEIAS 2 Estrutura:

9 I – O LIVRO DE OSEIAS 3 Mensagem:

10 II – O MATRIMÔNIO 1 Etimologia:
"Se você estiver pensando em casar para ser feliz, não se case! Fique como está, solteiro mesmo". Mas, se sua intenção é casar para fazer alguém feliz, case-se e você será a pessoa mais feliz do mundo! O segredo da felicidade é fazer o outro feliz! Quem disse isso foi Aquele que mais entende de felicidade: "JESUS".

11 Em o Novo Testamento este simbolismo migrou para Cristo e a Igreja.
II – O MATRIMÔNIO 2 Simbolismo: No Antigo Testamento a união entre Deus e Israel já simbolizava o matrimônio. Em o Novo Testamento este simbolismo migrou para Cristo e a Igreja.

12 Extraído de: Estudo do Livro de Oséias. por Dennis Allan
II – O MATRIMÔNIO 3 A ordem divina para o casamento de Oseias: O casamento de Oséias com Gômer representa a relação de Deus com Israel: "toma uma mulher de prostituições" provavelmente sugere que ela veio de um ambiente de imoralidade, e teria a tendência de se tornar adúltera. Não faz sentido sugerir que Deus mandou que Oséias se casasse com uma prostituta, por vários motivos: Deus sempre incentiva a pureza no casamento; 2) O caso de Gômer é paralelo ao de Israel, que se tornou adúltera depois de "casar" com Deus; 3) O relato comenta sobre filhos que nasceram depois do casamento, mesmo de adultério, mas não fala de nenhum filho nascido antes do casamento dela com Oséias. Extraído de: Estudo do Livro de Oséias. por Dennis Allan

13 III – A LINGUAGEM DA RECONCILIAÇÃO
1 O casamento restaurado: O amor é o tema central de Oseias. Aliás… o amor de Deus nos constrange a entregar nossa vida a Cristo afim de sermos salvos por Deus do dia da ira. Só um Deus amoroso pode fazer isso!

14 III – A LINGUAGEM DA RECONCILIAÇÃO
2 O vale de Acor e a porta da esperança: Só Deus pode restaurar a esperança!

15 III – A LINGUAGEM DA RECONCILIAÇÃO
3 A reconciliação: Largar o erro e o pecado sempre estará atrelado ao conhecimento do Deus verdadeiro. Não dá para reconciliar com o SENHOR, sem antes conhecê-Lo. Após a reconciliação podemos amá-Lo por Sua bondade!

16 IV – O BANIMENTO DA IDOLATRIA EM ISRAEL
1 Meu marido, não meu Baal:

17 IV – O BANIMENTO DA IDOLATRIA EM ISRAEL
2 O fim do baalismo: Demorou mas hoje Israel tem repulsa pela idolatria. É por isso que alguém já expressou-se assim: “É mais difícil tirar o mundo de alguém, do que alguém do mundo”. Por fim a idolatria terá sua justa paga na consumação do juízo final!

18 CONCLUSÃO


Carregar ppt "A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google