A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANUAL DO UTILIZADOR DE HARDWARE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANUAL DO UTILIZADOR DE HARDWARE"— Transcrição da apresentação:

1 MANUAL DO UTILIZADOR DE HARDWARE

2 Ábaco Charles Babbage e a maquina diferencial Pascal O primeiro rato
Evolução Ábaco Charles Babbage e a maquina diferencial Pascal O primeiro rato

3 Ábaco Ábaco, instrumento utilizado para realizar cálculos aritméticos. Consiste de um tabuleiro ou quadro com arames paralelos entre si, nos quais estão dispostas bolas ou contas. O ábaco foi usado tanto pelas civilizações pré-colombianas e mediterrâneas quanto no Oriente. Ainda é usado com frequência na China e no Japão.

4 Charles Babbage e a maquina diferencial
Charles Babbage descreveu, em 1822, uma máquina que poderia calcular e imprimir tabelas científicas. No mesmo ano, construiu um modelo de sua Máquina Diferencial que possuía rodas dentadas fixadas em eixos e uma manivela as fazia girar.

5 Pascal Blaise PASCAL matemático francês [ ] inventor da primeira calculadora

6 O primeiro rato O rato surgiu a partir do trabalho Douglas Englebart no Stanford Research Institute (SRI). Englebart, que conheceu as ideias de Vannevar Bush expostas no texto, As We May Think, quando estava nas Filipinas no fim da década de 40 desenvolveu, em conjunto com William English e John Rulifson, o On-Line System (NLS) que posteriormente foi chamado de hipertexto.

7 Processadores Intel 80286 Intel 80386 Intel 80486 Pentium Pentium II
Pentium III Pentium 4

8 Intel 80286 O microprocessador 80286, foi lançado pela Intel em 1 de Fevereiro de 1982, mas somente a partir de 1984 passou a ser utilizado pela IBM em seu PC AT (Advanced Tecnology). Inicialmente trabalhando entre 6 e 8 MHz e posteriormente chegando a 20 MHz, o trouxe, além da velocidade, muitos avanços sobre o 8088

9 Intel 80386 O microprocessador da Intel foi utilizado em diversos microcomputadores entre 1986 e O foi um divisor de águas na indústria de informática que dá suporte a plataforma IBM-PC, pois foi o primeiro a utilizar multitarefa preemptiva (capacidade de executar mais de uma aplicação ao mesmo tempo), instruções de 32 bits e memória em modo protegido de maneira realmente eficiente. Pertence à família de processadores 8080, 8086, 80286, 80386, 80486, Pentium (80586), Pentium II, Pentium III, Pentium 4.

10 Intel 80486 Os Intel i486 (também chamados 486 ou 80486) são uma família de microprocessadores CISC da Intel que fazem parte da família de processadores x86. O predecessor do i486 foi o processador Intel O i486 foi nomeado sem o prefixo usual "80" porque uma corte vetou a patente um simples número (como 80486). A Intel então largou completamente a nomeação baseada somente em números com o sucessor do i486, o processador Pentium.

11 Pentium O Pentium é a quinta geração da arquitetura x86 de microprocessadores criada pela Intel, em 22 de Março de Foi o sucessor da linha 486. Ele seria originalmente denominado 80586, ou i586, mas como números não podem ser registrados o nome foi alterado para Pentium (presumivelmente pelo fato da raiz grega "pent-" significar "cinco"). O termo i586, entretanto, é usado em programação para se referir a todos os primeiros processadores Pentium (e aos similares fabricados pelos competidores da Intel).

12 Pentium II Pentium II é um microprocessador x86 fabricado pela Intel introduzido em Maio de 1997. Com a estrutura de um processador P6, o núcleo foi radicalmente modificado. Há um maior número de pipelines (10 versus 5 presentes no Pentium MMX, o que permite o aumento da frequência de operação. A unidade de ponto flutuante (FPU) também foi reformulada, garantindo assim um desempenho em aplicações gráficas e jogos bem melhor que em seu antecessor.

13 Pentium III Em Janeiro de 1999 a Intel anunciou o lançamento do processador Pentium III e, desde então, diversas variações foram lançadas. Versões com barramento externo de 100 ou 133 Mhz, 512 KB de cache Half-speed (metade da freqüência do processador) ou 256 KB de cache full-speed (mesma freqüência do processador), versões com o núcleo Katmai, Coppermine ou Tualatin, operando a 2, 1.65 ou 1.6 v, e diversas outras variações, cada qual podendo necessitar de uma placa mãe específica.

14 Pentium 4 O Pentium 4 é a sétima geração de microprocessadores com arquitectura x86 fabricados pela Intel, é o primeiro CPU totalmente redesenhado desde o Pentium Pro de Ao contrário do Pentium II, o Pentium III, e os vários Celerons, herdou muito pouco do design do Pentium Pro, tendo sido criado do zero desde o início. O Pentium 4 executa muito menos trabalho por ciclo do que outros microprocessadores.

15 Motherbard ATX AT

16 Motherboard Motherboard é uma placa de circuito impresso electrónico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na motherboard encontramos o não só o processador, mas também a memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os conectores do barramento PCI e os chipset, que são os principais circuitos integrados da motherboard e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais componentes.

17 ATX ATX (Advanced Tecnology Extendend). Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objectivo do ATX foi de solucionar os problemas do padrão AT, o padrão apresenta uma série de melhoras em relação ao anterior. Praticamente todos os computadores novos vêm baseados neste padrão.

18 AT AT trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até Um dos fatos que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento.

19 Memórias RAM ROM CACHE

20 Memória RAM Memória RAM ,ou memória de acesso aleatório é um tipo de memória de leitura e escrita utilizada em sistemas electrónicos digitais. O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer altura, por oposição ao acesso sequencial imposto por alguns dispositivos de armazenamento. Esta é uma memória volátil, e todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada

21 Memória ROM A memória ROM é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.

22 CACHE O processador é muito mais rápido do que a memória RAM. Isso faz com que fique subutilizado quando envia muitos dados. Durante grande parte do tempo não processa nada, só espera que a memória fique pronta para enviar novamente os dados. Para fazer com que o processador não fique subutilizado quando envia muitos dados para a RAM, foi colocada uma memória mais rápida, chamada de CACHE. O dados são lidos da memória RAM e copiados para a memória Cache. Estando esses dados na Cache, o processador acede mais rapidamente a eles quando necessita.

23 Disco rígido Disco rígido, é a parte do computador onde são armazenadas as informações. Caracterizado como memória física, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e a partir dele lançamos e executamos nossos programas mais usados. Este sistema é necessário porque o conteúdo da memória RAM é apagado quando o computador é desligado. O disco rígido é também chamado de memória de massa ou ainda de memória secundária.

24 Disquete A disquete é um disco removível de armazenamento fixo de dados. Pode ter o tamanho de 3,5 polegadas com capacidade de armazenamento de 720 KB até 2,88 MB, embora o mais comum atualmente seja 1,44 MB), ou 5,25 polegadas com armazenamento de 160 KB (até 1,2 MB.

25 CD CD é a abreviação de compact disc (disco compacto). É actualmente o mais popular meio de armazenamento de dados digitais, principalmente música comercializada e software de computador, caso em que o CD recebe o nome de CD-ROM. A tecnologia utilizada nos CDs é semelhante à dos DVDs.

26 Rato Teclado Scanner Monitor
Dispositivos de saída Rato Teclado Scanner Monitor

27 Rato É um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O mouse tem como função movimentar o cursor (apontador) pela tela do computador. O formato mais comum do cursor é um seta, contudo, existem opções no sistema operacional e softwares que permitem personalizarmos o cursor do mouse.

28 Teclado O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Basicamente, os teclados são projectados para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de 50% delas. Além para o controle das funções de um computador e seu sistema operacional.

29 Scanner Scanner é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora. Ele faz varreduras na imagem física gerando impulsos eléctricos através de um captador de reflexos.

30 Monitor Um monitor (ecrã em Portugal) é um dos dispositivos de saída de um computador que serve de interface ao utilizador, na medida que permite visualização e interacção dos dados disponíveis. Existem duas tecnologias disponíveis CRT e LCD, em relação aos componentes internos para produção das imagens.

31 Placa gráfica Placa de rede
Placas Placa gráfica Placa de rede

32 Placa gráfica Placa de vídeo é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador (usuário). Também existem duas tecnologias voltadas aos jogadores: SLI e CrossFire. Essa tecnologia permite juntar 2 placas de vídeo para trabalharem em paralelo, duplicando o poder de processamento gráfico e melhorando seu desempenho. SLI é o nome adoptado pela nVidia, enquanto CrossFire é utilizado pela ATI.

33 Placa de rede Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede, hoje em dia também já há placas de rede wireless. ... A placa de rede é o hardware que permite aos micros conversarem entre si através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede.

34 Buses ISA EISA VESA PCI

35 ISA ISA é um barramento para computadores, padronizado em 1981, inicialmente utilizando 8 bits para a comunicação, e posteriormente adaptado para 16 bits.

36 EISA O EISA é um barramento compatível com o Barramento ISA, utiliza para comunicação palavras binárias de 32 bits e frequência de 8 MHz. O EISA era um slot de 32 bits mas, para manter compatibilidade com o ISA (slots EISA permitem que placas ISA sejam instaladas), mantinha o clock em 8 MHz. Com isto, a sua taxa de transferência máxima teórica era de 16 MB/s. Ou seja, melhorava um pouco o desempenho, porém não resolvia o problema. O EISA foi um slot com baixa aceitação no mercado e acabou praticamente restrito a placas-mãe para servidores de rede.

37 VESA VESA é um barramento local definido pela Video Electronics Standards Association, principalmente usado em computadores pessoais baseados no processador da Intel.

38 PCI O Barramento PCI - Interconector de Componentes Periféricos) é um elemento para conectar periféricos em computadores baseados na arquitetura IBM PC. Foi criado pela Intel em junho de 1992 quando esta desenvolveu o processador Pentium. Tem capacidade de trabalhar a 32 ou 64 bits, oferecendo altas taxas de transferência de dados.Os slots PCIs são usados por vários tipos de periféricos, como placas de vídeo, placas de som, placas de rede, modem, adaptadores USB.

39 Trabalho elaborado por:
Carina Elias Nº 4 9ºG


Carregar ppt "MANUAL DO UTILIZADOR DE HARDWARE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google