A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temperamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temperamentos."— Transcrição da apresentação:

1 Temperamentos

2 Algumas combinações

3 Os MelFle Alguns dos maiores eruditos que o mundo já conheceu.
Eles não tendem tanto à hostilidade como os outros melancólicos, e geralmente se dão bem como os seus semelhantes. Esses introvertidos combinam o perfeccionismo analítico dos tipos melancólicos com a eficiência organizacional dos fleumáticos. Geralmente são humanitários de boa natureza que preferem um meio ambiente quieto e solitário para estudarem e pesquisarem. * Os Melfle são excelentes escritores e bons matemáticos. * A maioria das invenções significativas e descobertas médicas têm sido feitas pelos indivíduos do tipo Melfle.

4 A menos que sejam controlados pelo Espírito de Deus, facilmente
tornam- se desencorajados e desenvolvem padrões de pensamento muito negativos. * Normalmente são pessoas quietas, capazes de conservar iras e hostilidades interiores, causadas por sua tendência à vingança. Porém, uma vez que percebam que é um pecado desenvolver um espírito de críticas e aprendam a gratidão em toda as suas atitudes, a vida deles pode ser transformada.

5 Eles tem muita capacidade, mas com freqüência, são vítimas de
sentimentos de pouca valia, medo e ansiedade. Eles tem dificuldade de dizer e não, e por isso aceitam compromissos que depois os deixam bem chateados. * São extremamente preocupados e isso pode desgastar o relacionamento familiar. * Precisam aprender a relaxar , descansar e confiar em Deus, usufruindo mais de tudo o que tem ao seu redor.

6 * É arrumado e organizado em seus hábitos de trabalho.
Os FleMel * É o mais gracioso, gentil e quieto de todos os temperamentos. * Raramente se ira ou se torna hostil, e quase nunca diz qualquer coisa por que tenha que pedir desculpas (principalmente porque raramente fala muito). * Ele nunca embaraça a si mesmo ou a seus semelhantes, sempre faz o que é próprio, veste-se com simplicidade, e todos podem depender dele e de sua exatidão. * É arrumado e organizado em seus hábitos de trabalho. * Está sempre pronto a fazer algo na casa e segundo suas energias lhe permitam, mantém a casa sempre funcional.

7 Se tiver uma esposa que reconheça suas tendências para a
passividade, (e que com tato espera que ele tome a liderança no lar), eles gozarão de uma boa vida doméstica e de um excelente casamento. Entretanto, se ela se ressentir da reticência dele em liderar e em ser agressivo, ela pode tornar-se descontente, e haverá conflito conjugal. Precisa vencer a tendência a permissividade com os filhos, pois isto não é bom pra eles.

8 O ColSan * É o segundo mais extrovertido entre as combinações de
temperamentos. Ele é completamente dedicado à atividade. A maior parte de seus esforços é produtivo e cheio de propósito, mas não é muito dado ao descanso, podendo muitas vezes ter sua saúde e família prejudicados com isso. É o melhor motivador de pessoas e alguém que cresce em meio aos desafios; Se mostra muito corajoso, e exibe uma tremenda energia. * Demonstra muito mais confiança que realmente possui.

9 encantar o juiz e o júri com o mais frio coração,
ColSan * É o promotor de justiça que pode encantar o juiz e o júri com o mais frio coração, * O levantador de fundos que pode fazer as pessoas contribuírem com aquilo que tencionavam poupar, * O homem que nunca chega a lugar algum sem ser notado, * O pregador que combina tanto o ensino bíblico prático como a administração eclesiástica, * E o político que, falando, leva seu estado a mudar sua constituição, para que ele possa representá-los uma vez mais. Um debatedor convincente: aquilo que lhe falta de fatos nos argumentos, ele compensa com gracejos e arrogância.

10 pela matemática, pelas ciências ou pelas abstrações.
ColSan Na qualidade de professor, é um excelente comunicador, particularmente dentro das ciências sociais; mas raramente se deixa atrair pela matemática, pelas ciências ou pelas abstrações. Qualquer que seja a sua ocupação profissional, o cérebro está em constante movimento.

11 Pontos Fracos do ColSan
* Seus pontos fracos são tão grandes quanto seus talentos. Ele combina a ira imediata e explosiva do sanguíneo (sem o espírito de perdão) e o ressentimento de longa duração do colérico. É o tipo de personalidade que não somente adquire úlceras, mas também as transmite a outras pessoas. Muito, muito, muito argumentativo. Não tem paciência com aqueles que não compartilham de suas motivações e energia. Soma-se a isso o orgulho de ser brutalmente franco (alguns o chamam de sarcasticamente franco). É dotado de opiniões fortes, de preconceitos, impetuoso e teimosamente inclinado a terminar um projeto que provavelmente nem deveria ter iniciado.

12 É difícil para ele concentrar-se em uma coisa por muito tempo,
motivo pelo qual com freqüência apela para que outros terminem o que começou. Se não se deixar transformar por Deus, dificilmente reconhecerá seus erros. É muito orgulhoso e tem altas tendências a não ser ensinável. Gostam tanto de trabalhar que chegam a negligenciar esposa e filhos, chegando mesmo a condená-los por se queixarem disso. Mas uma vez que compreendam a importância de dar amor e aprovação a seus familiares, poderão transformar seu lar por inteiro.

13 Os MelSam É geralmente uma pessoa muito talentosa, com o dom de ser um músico que encanta o coração de qualquer platéia. Como artista, não somente desenha ou pinta maravilhosamente bem, mas pode vender seu próprio trabalho se estiver inspirado. É comum encontrá-lo no campo da educação, porquanto é um bom erudito e provavelmente o melhor de todos os professores de uma escola particularmente nos níveis do ensino fundamental e médio. O lado melancólico que há nele eliminará as distrações, e ele será exato ao falar de eventos e detalhes, enquanto que o lado sanguíneo o capacitará a comunicar-se bem com os seus alunos.

14 * O MelSan mostra uma interessante combinação de mudanças de
ânimo. Ele é uma criatura muito emotiva! * Quando as circunstâncias lhe parecerem agradáveis, poderá refletir uma atitude fantasticamente feliz. * Mas se as coisas resultarem em um mal, ou se ele for rejeitado, insultado ou injuriado, cairá em tal atitude que sua natureza menos sanguínea se afogará no mar resultante da auto-compaixão. * Ele é facilmente levado às lágrimas, sente tudo profundamente, mas pode ser desarrazoadamente crítico e duro contra outras pessoas. * Tende a ser rígido e normalmente não coopera com outros, a menos que as coisas corram a seu modo, modo esse muitas vezes idealista e antiprático. * Tem tendência a ser temeroso, inseguro, dotado de baixa auto-estima, que o limita desnecessariamente.

15 TEMPERAMENTOS Como tratar um liderado que tem um temperamento ainda não tão moldado pelo Espírito Santo?

16 Fleumático Gastando tempo com ele; sendo bem amigável e constante.
Compartilhando em doses homeopáticas todos os planos, tendo paciência, ajudando-o a pensar,não falando alto, e não o apressando.

17 Procurando não submetê-lo a pressão de público.
Com muita honestidade e atitude de vida, encorajando-o ganhando a sua confiança. A exortação deve ser bem clara, de preferência perguntar o que você quis dizer, para se certificar de que houve a comunicação.

18 Melancólico Valorizando seu trabalho. Cuidando dele como
pessoa; mantendo seu tanque cheio.

19 Não acumulando-o de tarefas, dar uma coisa de cada vez
Não acumulando-o de tarefas, dar uma coisa de cada vez.Ele gosta do versículo “A cada dia basta o seu cuidado” Aliviando a pressão, pois ele sozinho já se pressiona o suficiente.

20 Reconhecendo o que eles fazem, cuidando com carinho,
amenizando seu cansaço pelas muitas tarefas. Levando-o a enxergar o lado positivo das coisas.

21 Como no caso do fleumático, entendendo que por ele ser introvertido enfrentar o público é um grande desafio. Removendo qualquer ameaça em potencial a fim de que ele se sinta seguro.

22 Colérico Liderando com eficiência; não deixando quieto. Fazendo-o sentir que está tudo sob controle. Limites bem esclarecidos. Não forçar a barra. Tendo uma comunicação direta, aberta e franca. Procurando ser organizado para que o liderado sinta segurança e não sofra o medo de furos.

23 Levando-o a confiar mais na força e na direção de Deus.
Ensinando-o a exercer autoridade conforme Jesus exercia, com disciplina, porém sem ser dominador.

24 Entendendo que no caso do colérico passar por cima da autoridade na falta dela, é expressão de comprometimento e amor. Neste caso ele precisa de ensino e não de repreensão. No caso de exortação, não dar voltas, ser objetivo, não esquecendo que mesmo parecendo duro, ele precisa de amor.

25 Sanguíneo Tendo uma postura amigável e cortês.
Principalmente aceitando-o como é.

26 Ouvindo-o sempre que for possível.
Como eles são falantes, sentem muita necessidade disso.

27 Fazendo-o sentir-se muito importante, interessando-se pelo seu bem estar, isto é, sendo sensível quanto às suas necessidades. * Não economizando elogios sinceros.

28 Procurando perceber seus esforços, reconhecendo as suas realizações.
Ouvindo com atenção os seus projetos, cuidando para não desmotivar. Levando-o a ponderar sobre eles, ajudando-o a enxergar os possíveis furos

29 Em caso de exortação ter
muito cuidado, pois eles tem tendência a se sentirem rejeitados. É extremamente sensível, precisa ser levado com paciência a enxergar seus erros, pois se for confrontado sua tendência é se fechar. Levando-o a refletir bem antes de falar.

30 Incentivando-o sempre que for
preciso, e jamais escondendo a verdade dele. Não espere que ele cumpra com tudo o que promete, termine tudo o que começa e principalmente não acredite em tudo o que diz.


Carregar ppt "Temperamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google