A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Sustentável e Cooperação Universidade Empresa Ramiro Neves Maretec, IST

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Sustentável e Cooperação Universidade Empresa Ramiro Neves Maretec, IST"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Sustentável e Cooperação Universidade Empresa Ramiro Neves Maretec, IST ramiro.neves@ist.utl.pt

2 Ambiente vs Natureza  O Ambiente é visto numa perspectiva “antropocêntrica”. Diz-se que o Ambiente tem qualidade quando o homem o pode utilizar em boas condições: –Ausência de poluição, –Manutenção dos recursos naturais (e.g. área de praias, pescas, áreas de lazer,....),  Na natureza o homem é uma das espécies animais. A expansão da humanidade traduz-se na redução do habitat de outras espécies e por conseguinte numa ameaça à Natureza.  O aumento de superfície de uma área urbana pode dar origem à melhoria da qualidade do Ambiente dos seus habitantes, mas origina normalmente uma agressão à Natureza.

3 MARETEC  É um centro de investigação do IST na área das Tecnologias e Ambiente Marinho.  As tecnologias da informação aplicadas à modelação e à monitorização ambientais são uma ferramenta essencial para a colaboração com Empresas. modelação monitorização modelação monitorização  A cooperação com empresas é desenvolvida em dois vectores: –como parceiro de empresas para prestar serviços a outra empresa/Administração Pública ou para desenvolver tecnologia. –Cooperação Bilateral para resolver problemas de uma empresa.

4 Parcerias para resolver problemas de terceiros.  Necessita de um financiador: –Cliente final, –Fundos para investigação.  O produto é normalmente uma ferramenta/tecnologia.  A universidade contribui normalmente com investigação fundamental e a empresa com investigação aplicada.  A Empresa tem que ter uma componente de desenvolvimento.

5 Exemplos de Projectos em Parceria  OPCOM – Modelação Operacional para a Gestão de zonas costeiras (IST, Hidromod), Alemanha, França, Finlândia.  ECOManage - Gestão Integrada de zonas costeiras (IST, Hidromod, LNEC), Brasil, Argentina Chile.  ModelRia – Modelação Ecológica da Ria de Aveiro (IST, Hidromod, Universidade de Aveiro).  RealTime - Modelação Operacional e Aquisição de Dados em Tempo Real no Estuário do Tejo. (IST, Hidromod, LNEC, IH, FCTUNL).

6 Parecerias onde a Empresa é o cliente  É o caso mais frequente em Portugal, na área do Ambiente.  A Empresa busca normalmente na Universidade conhecimentos que são resultado de investigação recente.  Esta cooperação aparece normalmente na sequência de projectos de investigação financiados pela UE ou pela FCT.

7 Projectos Bilateriais  SANEST SA – Monitorização Ambiental do Emissário Submarino da Guia (IST, INETI, IH, Univ. Aveiro). SANEST SA SANEST SA  SIMRIA SA - Monitorização Ambiental do Emissário São Jacinto (Univ. Aveiro, IST, INETI, IH, IPIMAR). SIMRIA SA SIMRIA SA  SIMTEJO SA – Monitorização Ambiental do Estuário do Tejo e das Ribeiras do Oeste. (IST, IPIMAR). SIMTEJO SA SIMTEJO SA

8 Vantagens da Cooperação Univ. Empresa  Definição dos objectivos da investigação,  Operacionalidade dos produtos da investigação. Operacionalidade  Continuidade da investigação,  Formação de investigadores nas áreas onde são necessários: Emprego.  Facilidade de gestão do orçamento (nos casos bilaterais),  Visibilidade dos resultados da investigação.

9 TAGUSPARK – Construção de um Futuro 26 de Janeiro de 2004

10 Far field – NW wind. Conservative tracer (surface conc.) Spring tide Neap tide Initial concentration: 1E6 ppm. Values of 10 ppm correspond to a dilution of 1E5.

11 Far Field (NW wind) Faecal coliforms at the surface Spring Tide Neap tide

12 Monitoring, Automatic Data Aquisition & Data Management

13 Salinidade no Estuário do Douro

14 Modelo

15 Fitoplâncton no Estuário do Tejo

16 Derrame “não - oficial” Esquerda: Pluma produzida enquanto a rota do navio se foi deslocando, emitindo em continuo. Direita: Comparação com a imagem de satélite no dia 17/11


Carregar ppt "Desenvolvimento Sustentável e Cooperação Universidade Empresa Ramiro Neves Maretec, IST"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google