A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE. → Sertão 60% do território nordestino e 48% da população local; Clima semi árido; Caatinga; Predomínio de rios temporários;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE. → Sertão 60% do território nordestino e 48% da população local; Clima semi árido; Caatinga; Predomínio de rios temporários;"— Transcrição da apresentação:

1 REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE

2 → Sertão 60% do território nordestino e 48% da população local; Clima semi árido; Caatinga; Predomínio de rios temporários; Relevo marcado pela presença de planaltos e depressões sedimentares

3 Principal atividade econômica: pecuária ultra extensiva Agricultura é encontrada nos “pés” e “altos” de Serra, devido à maior concentração de umidade; Praticada de maneira extensiva, com predomínio de agricultura de subsistência; Porção litorânea: presença de dunas que estendem por longas planícies sedimentares; Falésias e restingas também são comuns na região; Baixa umidade, elevadas temperatura e alta concentração de ventos favorecem a produção salineira no RN;

4

5 Maiores concentrações populacionais: áreas serranas e chapadas (Araripe, Apodi, Cariri, Baturité, etc) – as chamadas “ilhas úmidas”. Médio vale do São Francisco também é outra região com elevada concentração populacional, graças a produtividade agrícola, adquirida através de programas de irrigação (CODEVASF); Concentração fundiária também é outra característica da região, onde predominam os latifúndios nas áreas pecuaristas e os minifúndios nas áreas de agricultura tradicional.

6

7 → Meio Norte 30% do território nordestino e 13% da população regional; Zona de transição entre Sertão e Amazônia; Vegetação predominante: Mata dos Cocais; Manchas de floresta equatorial são encontradas na extremidade ocidental, assim como fragmentos de caatinga encontram-se na porção oriental e de cerrado na porção sul; Clima predominante: tropical típico, em fase de transição entre o equatorial (oeste) e o semi árido (leste); Principal rio: Parnaíba Relevo: planáltico, com presença de algumas planícies nos vales dos principais rios e litoral.

8

9 Extrativismo vegetal é uma das principais atividades econômicas da região; Presença das “árvores da vida” – babaçu e carnaúba; Babaçu encontrado com mais frequência no Maranhão e pode ser utilizado como sabão, detergente, margarina, óleos, etc. Carnaúba é encontrada com mais frequência no Piauí e é usado na indústria alimentícia, construção civil, óleos e cosméticos.

10 → Processo de Povoamento e População Séc. XVII: ocupação de São Luiz (Golfão), desenvolvimento da agropecuária ao longos dos rios da região e produção canavieira no litoral; Séc. XVIII: plantations de algodão levam progresso à região; Algodão e arroz provocam as primeiras migrações internas no nordeste, quando trabalhadores baianos se deslocaram ao Meio Norte atraídos pela agropecuária; Predomínio de cafuzos (negros + índios); Povoamento concentrado nas capitais, litorais e áreas com maior produtividade agrícola (Parnaíba – PI e Caxias – MA);

11 → Economia Principais atividades ligadas ao setor primário: algodão, arroz, pecuária extensiva e extrativismo vegetal; Industrialização incipiente, com predomínio de produção de bens de consumo não duráveis; Apesar de até os dias atuais, receber fluxos de população do Sertão, é uma região de repulsão populacional; Trabalhadores rurais convivem em precárias condições de vida, marcadas pela presença de trabalho escravo e compulsório, pela grande quantidade posseiros e, inclusive, trabalhadores semi nômades;

12 → Agropecuária Subsistência: terra menos férteis e valorizadas; Comercial: algodão e arroz; Pecuária: toda a região; → Indústria Maior destaque é o complexo ferro-portuário de Carajás (E.F. Carajás e Porto de Itaqui);

13 → Zona da Mata Corresponde a porção litorânea e aos planaltos orientais do Nordeste; Além dos planaltos litorâneos, também ocorre a presença de uma extensa planície costeira; Presença de rios de pequena extensão e com elevada declividade (Bacias Agrupadas do Nordeste); Clima predominante: tropical litorâneo (elevada umidade); Vegetação original: Mata Atlântica e Mangue nas extremidades oceânicas.

14

15 Região inicial da ocupação brasileira (pau brasil e cana de açúcar); Concentra a maioria das capitais nordestinas; Ao lado do Sertão, é a região com maior população; Maior índice de desenvolvimento urbano e industrial do nordeste; Apesar disso, grande parte da população da Zona da Mata ainda vive em precárias condições; Predomínio de população negra e mulata (herança escravista).

16

17 Agricultura é a principal atividade regional; Clima úmido e solos férteis (massapê) favorecem o cultivo da cana; Cana é o principal cultivo da região, muitas vez praticado sob o sistema de plantations; Ao sul da BA, ainda encontra-se presente a produção cacaueira; Ao lado da agricultura, o turismo é outra atividade muito praticada na Zona da Mata; Parte da atividade turística de grande porte (resorts) é dominada por grupos estrangeiros.

18

19 → Agreste - Região de transição entre o Sertão e o Meio Norte; - Situa-se entre os planaltos costeiros e a Depressão Sertaneja; -Clima e vegetação variam de acordo com a localização (quanto mais próxima da Zona da Mata – mais úmido; quanto mais próximo do Sertão – mais seco); - População predominantemente urbana, com destaque à cidades como: Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Feira de Santana (BA) e Juazeiro do Norte (CE).

20 Agropecuária de subsistência e cultivo de algodão arbóreo são as atividades que mais empregam; Pecuária ultra extensiva praticada em grandes propriedades é a principal atividade econômica e a que mais gera desigualdades sociais. Maiores índices de produtividade se encontram nas regiões serranas, próximas à Zona da Mata.


Carregar ppt "REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE. → Sertão 60% do território nordestino e 48% da população local; Clima semi árido; Caatinga; Predomínio de rios temporários;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google