A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipamentos de Redes Aula 4

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipamentos de Redes Aula 4"— Transcrição da apresentação:

1 Equipamentos de Redes Aula 4
Willamys Araújo

2 Tópicos da aula de hoje Fundamentos dos principais equipamentos de Redes Roteadores Características Protocolos Configuração de uma rede wireless

3 Como vocês acham que funcionam os roteadores?

4 Roteadores

5 Roteadores Fundamentos
São Pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI(camada 3) Essa camada é composta pelos diversos protocolos de alto nível. Tomando o TCP/IP como base, o protocolo IP é o responsável por criar o conteúdo dessa camada. No caso do TCP/IP, os roteadores são capazes de ler e analisar os datagramas IP contidos nos quadros transmitidos pela rede.

6 Roteadores Fundamentos
São capazes de fragmentar os datagramas recebidos, assim podendo interligar redes que possuam arquiteturas diferentes. O papel fundamental do roteador é escolher o melhor caminho para o datagrama chegar até o seu destino. É o dispositivo responsável por interligar redes de arquiteturas diferentes.

7 Há dois caminhos para o PC da rede 1 até o PC da rede 5
Roteadores Há dois caminhos para o PC da rede 1 até o PC da rede 5 Funcionamento Critérios decidir qual caminho tomar - O caminho mais curto (roteador 4) - O caminho mais descongestionado (não há como determinar pelo exemplo)

8 Roteadores Fundamentos
A grande diferença entre uma ponte e um roteador é que: Ponte Trabalha na camada de Link de Dados do modelo OSI, usando endereçamento físico, MAC. Roteador Trabalha na camada de Rede, usando endereçamento lógico. No caso do TCP/IP, o endereço IP.

9 Roteadores Em redes grandes – A Internet
Se ela for composta de pontes, é impossível saber todos os MAC. As pontes quando não sabem de um MAC usam a técnica de inundação(Enviando pacotes de dados a todas as suas portas) Imagine isso na internet..., simplesmente não funcionário por demasiadas inundações.

10 Roteadores Em redes grandes – A Internet
Por isso, os roteadores operam com os endereços lógicos, assim a conversão do endereço lógico (IP) para endereço físico (MAC) é feita somente quando o datagrama chega à rede de destino.

11 Roteadores Vantagens do uso endereços lógicos em redes grandes
São mais fáceis de organizar hierarquicamente Um roteador que não saiba o destino, manda para outro que possa saber... Troca de uma placa de rede defeituosa (alterando o MAC) O endereço lógico continuará o mesmo

12 Roteadores Protocolos

13 Roteadores - Protocolos
Introdução O roteadores possuem uma tabela interna que lista as redes que eles conhecem, a tabela de roteamento. Essa tabela ainda possui uma entrada informando o que fazer quando chegar um datagrama com endereço desconhecido, rota default ou default geteway.

14 Roteadores - Protocolos
Introdução Ao receber um datagrama destinado a uma rede que ele conhece, o roteador envia esse datagrama a essa rede, através do caminho conhecido. Caso receber um datagrama destinado a uma rede que ele não conhece, o datagrama é enviado para o roteador listado como sendo o default gateway. Repetindo esse processo até o datagrama chegar a sua rede de destino ou exceder o tempo de vida do datagrama.

15 Roteadores - Protocolos
Introdução Ao receber um datagrama destinado a uma rede que ele conhece, o roteador envia esse datagrama a essa rede, através do caminho conhecido. Caso receber um datagrama destinado a uma rede que ele não conhece, o datagrama é enviado para o roteador listado como sendo o default gateway. Repetindo esse processo até o datagrama chegar a sua rede de destino ou exceder o tempo de vida do datagrama.

16 Roteadores - Protocolos
Introdução Tabelas de Roteamento Estática ou Fixa Na ligação de redes autônomas, isto é, Redes sem conexão a internet Trabalho maior é configurar a primeira vez Alteração necessária apenas no caso de alteração da arquitetura das redes que o roteador interliga Exemplo: rede de uma grande empresa com filiais em várias localidades diferentes.

17 Roteadores - Protocolos
Introdução Tabelas de Roteamento Dinâmica Redes grandes, como a internet Alteração feita automaticamente, em que os roteadores comunicam-se entre si de tempos em tempos informando as alterações Essa comunicação é feita pelos protocolos de roteamento.

18 Roteadores - Protocolos
Formas de operação dos protocolos Informando o menor caminho para atingir uma rede, classificados como sendo baseados na distância. RIP – Routing Information Protocol Usado pelo IP e IPX RTMP – Real Time Messaging Protocol Usado pelo AppleTalk Informando o melhor caminho (nem sempre o menor caminho), classificados como sendo baseados no estado do link. OSPF – Open Shortest Path First Usado pelo IP NLSP – NetWare Link Services Protocol Usado pelo IPX PNNI - Private Network-to-Network Interface Usado pelo ATM

19 Exercício de fixação Qual a principal diferença entre os roteadores e os repetidores, hubs, pontes e switches? Qual o papel fundamental do roteador? Um roteador é capaz de interligar redes de arquiteturas diferentes? Em redes grandes, é melhor usar pontes ou roteadores?Explique Os roteadores possuem uma tabela interna que lista as redes que eles conhecem, qual o nome dessa tabela e Explique a duas formas de usá-la.


Carregar ppt "Equipamentos de Redes Aula 4"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google