A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Julian Palavro Dutra- Porto Alegre/ RS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Julian Palavro Dutra- Porto Alegre/ RS."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Julian Palavro Dutra- Porto Alegre/ RS

2 Objetivos da Aula Conceituar Sistema Operacional Conhecer o Sistema Microsoft Windows Trabalhar com o Sistema Operacional

3

4 Sistema Operacional é um programa com finalidade de realizar comunicação entre usuários e computadores, sendo um intermediário.

5 Representação do SO Sistema Operacional

6

7 Tela de Inicialização do Windows XP

8 Tela de Inicialização do Windows 7

9 Tela de Inicialização do Windows 8

10 Tela de Inicialização do LINUX

11 Tela de LOGIN

12

13

14 HISTÓRIA DO WINDOWS

15

16 Área de Trabalho ou Desktop É a principal janela quando o Sistema Operacional é inicializado; Possui o principal botão do botão iniciar; Nela encontramos os ícones, atalhos e a barra de tarefas.

17

18 Área de Notificação Botão Iniciar Atalhos Lixeira é um Ícone Gadjets Botão Papel de Parede Janela Barra de Tarefas

19 Ícones Representações gráficas dos recursos do computador, podendo representar um programa, uma pasta, etc.

20 Ícones Padrões de Sistema Representações gráficas dos recursos do computador aos quais não podem ser excluídos ou deletados.

21 Atalhos Forma mais rápida de aceder a programas, ficheiros ou outras aplicações. São apresentados com um símbolo em forma de seta.

22

23 Barra de Tarefas A barra de tarefas é a barra localizada na parte inferior do Ambiente de Trabalho, que contém alguns ícones que tornam a utilização do seu sistema mais fácil. É um software aplicativo usado para iniciar e monitorar aplicações. Contém ícones de atalhos e de identificação de programas activos.

24 Ícones de Acesso Rápido Área de Aviso (programas activos) Botão Iniciar

25 Área de Acesso Rápido Janelas Minimizadas

26

27

28

29 Pastas As Pastas são locais onde se pode guardar, organizadamente, outras pastas e ficheiros.

30 Ficheiros Quando guardamos informação, esta fica armazenada sob a forma de ficheiro, e é identificado com o símbolo do programa que lhe deu origem.

31

32

33

34 Botão iniciar Principal menu do Windows, possui acesso a todos os programas e principais pastas do SO.

35

36

37

38

39 Editor de Notas simples; Usado para pequenos comentários.

40 O Bloco de Notas

41 Editor de Textos Intermediários; Usado para pequenos textos com formatação básica.

42 Word Pad

43

44 O Paint

45 Botão Iniciar e Barra de Tarefas

46 Salvando Imagens e Arquivos

47 Desligamento do Windows

48 Lixeira do Windows

49

50 Atividade prática (A/B/C) 1. No aplicativo Paint, elabore um desenho livre, salve como “imagem1” na pasta “Meus documentos”. 2. Coloque a imagem criada como plano de fundo da área de trabalho. 3. Execute o aplicativo WordPad e digite um texto sobre sua opinião a respeito do curso técnico que está cursando (no mínimo 5 linhas). Salve como “meu texto” na pasta “Meus documentos”. 4. Usando novamente o aplicativo Paint, crie outra figura que ilustre o texto digitado acima. Salve como “imagem2” na pasta “Meus documentos”. 5. Insira a imagem criada no exercício anterior no texto digitado. 6. No menu Iniciar, elabore um grupo de programas com o seu nome. Dentro desse grupo de programas, adicione o três arquivos criados nos exercícios anteriores. 7. Crie três atalhos na área de trabalho com os arquivos acima criados. 8. Configure a barra de tarefas para que oculte automaticamente. 9. Altere o cursor do mouse. resultados com o recurso “Copiar e Colar” para o WordPad. Parte A

51 10. Verifique a data e hora do sistema, atualize se necessário. 11. Configure o mouse para ser usado como canhoto. 12. Digite as seguintes expressões numéricas no WordPAd: a) (140*125) / 10 + (1400 - 10%) = b) 32.562 + 14.256 – ( * 10) = c) 10.004 – 5.001 * (8526/14) – (8879+4178) = Usando a calculadora científica, elabore os cálculos acima e copie os

52

53 Objetivo da Tarefa A – Utilizar as Ferramentas retângulo, linha, preencher cor, lápis, retângulo arredondado B – Testar a Coordenação Motora C – Utilizar o comando Copiar através da Ferramenta Seleção+CRTL+Mouse D – Utilizar o comando Salvar. (Pergunte ao seu professor(a) onde você irá salvar os seus arquivos) OBS: A extensão dos arquivos salvos em Paint é BMP. Parte C


Carregar ppt "Professor Julian Palavro Dutra- Porto Alegre/ RS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google