A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vigilância Epidemiológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vigilância Epidemiológica"— Transcrição da apresentação:

1

2 Vigilância Epidemiológica
PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE PERMANENTE DA DENGUE Vigilância Epidemiológica Ana Carolina Rabelo Março 2013

3 Características da Doença
Doença febril aguda causada por vírus do gênero Flavivírus, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti; 4 sorotipos de vírus; Transmissão: o vetor pica indivíduo que está na fase virêmica da doença, e 8 a 12 dias depois passa a transmitir o vírus por toda sua vida (30 a 35 dias); Período de incubação no homem  de 3 a 15 dias (média de 5 a 6 dias);

4 Características da Doença
Período de transmissibilidade: 1 dia antes do aparecimento da febre até o 6º dia de doença (período de viremia); Sazonalidade: surtos ocorrem em áreas urbanas durante a estação chuvosa; O vetor alimenta-se no início da manhã ou ao entardecer, e quando não está se alimentando abriga-se dentro das casas escondido nas cortinas, debaixo dos móveis ou no peridomicílio; Os ovos medem aproximadamente 1mm de comprimento, e são capazes de resistir a um longo período sem água (já foi observada eclosão após 450 dias), o que dificulta muito sua erradicação.

5 Ciclo Evolutivo do Aedes aegypti
5 a 7 dias 1 a 450 dias 2 a 3 dias 30-35 dias

6 Vigilância Epidemiológica – objetivos:
Detectar precocemente os casos, visando promover tratamento adequado e oportuno e reduzir a morbidade e, consequentemente, evitar o óbito; Detectar precocemente o aumento de ocorrência da doença, para adoção de medidas de controle, evitando que processos epidêmicos se instalem; Realizar investigação para identificar a área de transmissão e orientar ações integradas de bloqueio e controle vetorial; Acompanhar a curva epidêmica, identificando área de maior ocorrência de casos e grupos mais acometidos, visando controlar a transmissão em curso; Realizar investigação de óbitos suspeitos, visando identificar possíveis determinantes.

7 PORTARIA 104, de 25 de janeiro de 2011
Notificação dos casos PORTARIA 104, de 25 de janeiro de 2011 Art. 3º As doenças e eventos constantes no Anexo I a esta Portaria serão notificados e registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan, obedecendo às normas e rotinas estabelecidas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - SVS/MS. Art. 4º Adotar, na forma do Anexo II a esta Portaria, a Lista de Notificação Compulsória Imediata - LNCI, referente às doenças, agravos e eventos de importância para a saúde pública de abrangência nacional em toda a rede de saúde, pública e privada. § 1º As doenças, agravos e eventos constantes do Anexo II a esta Portaria, devem ser notificados às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde (SES e SMS) em, no máximo, 24 (vinte e quatro) horas a partir da suspeita inicial, e às SES e às SMS que também deverão informar imediatamente à SVS/MS.

8 PORTARIA 104, de 25 de janeiro de 2011
Notificação dos casos PORTARIA 104, de 25 de janeiro de 2011 ANEXO I – Lista de notificação compulsória - LNC Dengue ANEXO II – Lista de notificação compulsória imediata - LNCI Dengue nas seguintes situações: - Dengue com complicações (DCC); - Síndrome do Choque da Dengue (SCD); - Febre Hemorrágica da Dengue (FHD); - Óbito por Dengue; - Dengue pelo sorotipo DENV 4 nos estados sem transmissão endêmica desse sorotipo.

9

10

11

12 Vigilância laboratorial
O diagnóstico laboratorial específico dos pacientes com suspeita de dengue é indicado de acordo com a situação epidemiológica de cada área. Sorologia: é o método de escolha para a confirmação laboratorial na rotina. Existem várias técnicas, sendo a captura de IgM por ELISA (MAC ELISA) o método de escolha. Coleta a partir do 6 dia de início de sintomas; Isolamento viral: é o método mais específico para o isolamento e a identificação do sorotipo do VDEN responsável pela infecção. Coleta até o 3 dia de início de sintomas; Teste rápido NS1: O antígeno NS1 é um importante marcador de viremia e está presente em altas concentrações no soro de pacientes infectados com o vírus da dengue durante a fase clínica inicial da doença. Coleta até o 4 dia de início de sintomas; Demais técnicas (em caso de óbito): histopatologia e imunohistoquímica.

13 Vigilância de casos suspeitos
IV Resultado positivo Coletam amostra Notificados Procuram Assistência Doentes Expostos na população Fonte: João Bosco Siqueira Junior – MS/UFG

14 Vigilância de óbitos

15 Orientações às Unidades de Saúde
Notificar todos os casos suspeitos de dengue; Manter profissionais da saúde capacitados quanto ao manejo clínico da dengue; Registro precoce dos casos graves no sistema de regulação (SUS-FÁCIL) para evitar transferências tardias de pacientes graves; Uso do cartão do usuário e do fluxograma de classificação de risco e manejo do paciente; Manter estoque de insumos (soro, sais de hidratação, medicamentos) adequado; Realização de hemograma em todos os pacientes; Casos graves: coleta imediata de amostra.

16


Carregar ppt "Vigilância Epidemiológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google