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Análise Orientada Objeto

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Apresentação em tema: "Análise Orientada Objeto"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Orientada Objeto
Prof. Manoel Bessa 1 1

2 Diagrama de colaboração
O diagrama de colaboração também conhecido como de comunicação é muito semelhante ao diagrama de sequência. O diagrama de sequência concentra-se na sequência temporal em que os eventos ocorrem e as mensagens que são chamadas e o diagrama de colaboração preocupa-se com a organização estrutural e vinculação dos objetos e como estes trocam mensagens entre si. Da mesma forma que no diagrama de sequência, o diagrama de colaboração enfoca um processo, normalmente baseado em um caso de uso. 2 2 2

3 Diagrama de colaboração
Os diagramas de sequência e de colaboração apresentam tantas semelhanças que são conhecidos como Diagramas de interação. Na verdade o diagrama de colaboração praticamente mostra as mesmas informações que o diagrama de sequência, mas com uma outra visão e de maneira diferente, o que permite que um diagrama complete o outro.

4 Diagrama de colaboração
Objetos – Representam o mesmo que no diagrama de sequência, ou seja, instâncias de classes que participam de um processo. Diferentemente do diagrama de sequência, os objetos do diagrama de colaboração não possuem linha da vida ou foco de controle. física1:Física

5 Diagrama de colaboração
Vínculos – Um dos principais objetivos do diagrama de colaboração é identificar os vínculos, ou seja, as ligações que existem entre os objetos envolvidos em um processo. Dessa forma, a existência de um vínculo é caracterizada sempre que dois objetos colaboram entre si dentro de um processo, seja pelo envio ou recebimento de mensagens ou ambos. conta1:Conta Comum hist1:histórico

6 Diagrama de colaboração
Mensagens – São idênticas as definidas no diagrama de sequência, e geralmente representam chamadas de métodos. No entanto não existe uma preocupação com a temporalidade, ou seja, a ordem em que elas são chamadas não é importante, o que importa é que elas são disparadas entre os elementos envolvidos no processo. A única noção temporal passada por este diagrama é a numeração das mensagens, indicando a ordens em que elas ocorrem.

7 Diagrama de colaboração
Diferente do diagrama de sequência, não existem mensagens de retorno no diagrama de colaboração. É necessário primeiro haver um vínculo entre os objetos para que as mensagens possam ser inseridas. Um único vínculo pode suportar muitas mensagens e não é possível existir mais de um vínculo entre os objetos. conta1:Conta Comum hist1:histórico 1: Gravar ( )

8 Diagrama de colaboração
Atores – São exatamente os mesmos utilizados no diagrama de sequência e representam as entidades externas que interagem com o sistema. Em algumas ferramentas, o ator no diagrama de colaboração é representado por um objeto

9 Diagrama de colaboração
Condições – É semelhante a utilizada no diagrama de sequência e informa que uma mensagem só será enviada quando uma determinada condição for satisfeita. As condições vem entre colchetes antes das mensagens.

10 Diagrama de colaboração
Auto-chamadas – Da mesma maneira que no diagrama de sequência, um objeto pode disparar uma mensagem em si próprio, identificando uma auto-chamada.

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12 Construa um Diagrama de colaboração encerrar uma conta, conforme a descrição abaixo:
Primeiramente um cliente se encaminha ao caixa do banco, representado pelo ator Funcionário e solicita o encerramento de uma determinada conta comum. O caixa então irá verificar se a conta informada realmente existe e se a senha informada é verdadeira, por meio do disparo do método consulta. Caso a conta realmente exista, o próprio método irá chamar o método de validação de senha para verificar se a senha informada pelo usuário está correta. Em caso positivo, será verificado o saldo da conta. Se o saldo retornado for positivo, então o caixa irá retirar o dinheiro da conta, o saque efetuado deverá ser registrado no histórico das movimentações. Em seguida o objeto de Conta Comum retornará o valor do saldo para o atendente que deverá ser igual a zero se o método for executado com sucesso. Finalmente o atendente irá chamar o método encerramento para fechar a conta do cliente no objeto de Conta Comum. Antes de concluir a execução, esse método pode, caso a conta a ser encerrada seja a única possuída pelo cliente, atualizar o cadastro do mesmo, definindo o seu status como inativo, por meio do método gravar no objeto de Física. Caso tenha sido possível atualizar a instância da classe Física, então o método gravar retornará um valor indicando que o cliente foi atualizado. A conta retornará um valor que instruirá o software mostrar ao atendente a mensagem: “Conta Encerrada com Sucesso”, finalizando o processo de encerramento de conta.

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15 Diagrama de colaboração

16 Construa um Diagrama de colaboração para retirada de um extrato bancário, conforme a descrição abaixo: Primeiramente o cliente se encaminha ao caixa eletrônico, para retirar um extrato bancário. O cliente deverá inserir o seu cartão e o sistema verificará se a conta informada realmente existe. Caso a conta realmente exista, será solicitado do cliente a senha para verificar se a mesma informada pelo usuário está correta. Em caso positivo, será apresentado as opções do caixa. O cliente selecionará a opção extrato e o período do mesmo. O sistema receberá as informações irá imprimir entregará ao cliente e gravará no histórico da conta.

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19 Construa um Diagrama de colaboração para locação de fitas, conforme a descrição abaixo:
Primeiramente o atendente deve verificar se o sócio está cadastrado, se este não estiver, a locação deve ser recusada. Em seguida deve verificar se o sócio possui alguma locação pendente, caso em que recusará o empréstimo. Se o sócio existir e não tiver locações pendentes, então a locação deverá ser registrada e as cópias emprestadas ao sócio. Durante o registro da locação deverão ser registrados também todos os itens de locação.

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22 Construa um Diagrama de colaboração para controle de curso de uma escola de informática, conforme a descrição abaixo: Primeiramente, o atendente deve verificar e apresentar ao cliente interessado os cursos oferecidos pela escola. Em seguida, caso o aluno tenha se interessado por algum curso, o atendente deve verificar e apresentar ao aluno as turmas relativas ao curso em questão. Caso o aluno queira se matricular, então o atendente primeiramente irá verificar se o aluno já se encontra cadastrado, caso o aluno ainda não esteja registrado ou seus dados estejam desatualizados (o aluno pode ter feito cursos na empresa anteriormente) , o atendente irá cadastrá-lo em seguida realizará a matrícula.

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