A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Império Bizantino Império Carolíngeo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Império Bizantino Império Carolíngeo."— Transcrição da apresentação:

1 Império Bizantino Império Carolíngeo

2 A importância da Batalha de Poitiers, em 732, no contexto da história da Europa, justifica-se em função de que: a) os cristãos foram derrotados pelos árabes, consolidando-se o feudalismo europeu; b) a derrota árabe frente ao Reino Franco impediu a islamização do Ocidente; c) a partir daí teve início a Guerra de Reconquista na Península Ibérica; d) com essa vitória, Carlos Martel tornou-se imperador dos francos; e) esse evento assinalou o limite da expansão cristã no Mediterrâneo.

3 O Império Bizantino , ao longo de sua história, apresentou um governo que se caracterizou por:
a) proporcionar condições sociais que possibilitaram eliminar, desde suas origens, o problema da escravidão. b) procurar eliminar suas origens romanas e por restringir o poder dos soberanos, que era bastante limitado. c) apresentar um caráter despótico associado à grande influência religiosa, dando-lhe uma feição teocrática. d) controlar, chegando a eliminar completamente, o poder da burocracia no Estado. e) n.d.a.

4 Carlos Martel é considerado o defensor da Cristandade contra os muçulmanos porque:   a) venceu os mouros na Batalha de Poitiers; b) perdeu a Batalha de Poitiers para os mouros; c) derrotou os visigodos na Batalha de Poitiers; d) perdeu a Batalha de Poitiers para os visigodos. e) n.d.a.

5 Luís, o Piedoso, sucessor de Carlos Magno, manteve o Império unido
Luís, o Piedoso, sucessor de Carlos Magno, manteve o Império unido. Com sua morte, começou a crise política, caracterizada de um lado pelas invasões normandas e de outro:   a) pela disputa entre seus sucessores, que acabaram mantendo a unidade do Império através do Tratado de Verdun; b) pela divisão do Império em três reinos, através do Tratado de Verdun; c) pela divisão do Império, através do Tratado de Cateau-Cambrésis; d) pela manutenção da unidade do Império, através do Tratado de Cateau-Cambrésis; e) n.d.a.

6 O declínio da Dinastia dos Merovíngios no Reino Franco permitiu o aparecimento de um novo chefe político de fato, a saber: a) o tesoureiro b) o missi dominici c) o condestável d) o majordomus e) n.d.a.

7 A religião oficial do império bizantino era:
a) o islamismo b) o cristianismo  c) o budismo d) o judaísmo e) hinduísmo.

8 Forma de poder instituída por Justiniano no Império Bizantino, em que o imperador possuía autoridade política e religiosa, adquirindo um caráter divino: a) Cesaropapismo. b) Teocracia militar. c) Monarquia Teocrática. d) República Teocrática. e) Plutocrassia.

9 Em inícios do século VIII, o império Bizantino, tendo à frente Leão Isáurico, encontrava-se abatido diante da expansão muçulmana. Leão entendeu que as derrotas do Império deviam-se à adoração crescente dos fiéis às imagens de santos e resolveu destruí-las. Esse movimento ficou conhecido como: a) Monofisista b) Cesaropapista c) Iconoclasta d) Telefisista e) Legitimista.


Carregar ppt "Império Bizantino Império Carolíngeo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google