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Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008

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Apresentação em tema: "Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Contagem / dezembro de 2008 Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes – Transcon Prefeitura Municipal de Contagem Administração Marília Campos X

2 Situação Atual / Pontos Críticos O MitCon Implementação
Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Área de Projeto Situação Atual / Pontos Críticos O MitCon Implementação Menu Principal X

3 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Fig. 1.2. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte, ocupando uma extensão territorial de 195,2 Km2, tendo como limites os municípios de Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Betim, Ibirité e Belo Horizonte, como mostra a figura 1.2. Área de Projeto - Situação

4 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Fig. 1.2. Fig. 1.3. O território municipal apresenta-se organizado em regiões administrativas, como mostra a figura 1.3. O PlanMob tem como um dos principais objetivos o fortalecimento dessas regiões, tendo o transporte coletivo como elemento estruturador do crescimento. Área de Projeto - Situação

5 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Situação Atual - Oferta

6 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Situação Atual - Oferta

7 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Figura Porcentagem das Viagens Municipais Atendidas Pelo DER-MG. Fonte: CBTU - PESQUISA Origem /Destino – Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ano 2002. O transporte municipal de passageiros opera com 40 linhas utilizando 212 veículos, oferecendo viagens por dia útil, que resulta num percurso de 1,5 milhões de quilômetros-mês e cerca de 2,5 milhões de passageiros-mês. Os serviços prestados pelos ônibus intermunicipais tem forte impacto sobre o sistema de transporte municipal, sendo formado por cerca de 228 linhas, que utilizam veículos e realizam cerca de 58% das viagens com características municipais, como mostra a figura 1.1. Situação Atual - Oferta

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Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Figura Número de Viagens Municipais Atendidas Pelo DER-MG. Fonte: CBTU - PESQUISA Origem /Destino – Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ano 2002. Quanto à quantidade de passageiros transportados, os ônibus que compõem as linhas intermunicipais respondem por cerca de 57 % da demanda municipal, que correspondia em 2002 a cerca de viagens, como mostra a figura 1.2. Os serviços prestados pelo Metrô de Belo Horizonte, no município de Contagem, correspondem a cerca de 233 saídas por dia útil transportando 470 mil passageiros/mês, tendo sua estação principal no Eldorado. Situação Atual - Oferta

9 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O padrão de deslocamento mostra que dos deslocamentos feitos por dia útil na RMBH, foram realizados no município de Contagem, por uma população de cerca de habitantes, ou seja, 10,07% do total, conforme quadro 1.1. Situação Atual - Demanda

10 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O tempo de viagem para usuários de ônibus é 2,3 vezes maior que o tempo para usuários de auto ou táxi. Situação Atual - Demanda

11 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Situação Atual - Demanda

12 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Pontos Críticos de acidentes

13 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Situação Atual - Obras Prioritárias

14 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 CONCEPÇÃO DO MODELO 1. Estrutura Espacial - Conceituação · O tráfego regional de pessoas e mercadorias utilizará o sistema rodo-ferroviário principal, articulando-se, com o sistema de transporte municipal através de terminais de passageiros e cargas; ·   Internamente ao município, diversos modos de transportes interligados elevando o nível de mobilidade, com itinerários racionais e tarifas acessíveis. O MitCon

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Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Estrutura Espacial

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Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Sistema Viário

17 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Estrutura Modal

18 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 LINHAS DO SMTR - STPP As linhas que compõem o SMTR possuem as seguintes características e especificações: Ferroviária: Linha Metroviária: Opera interligando terminais, utilizando metrô convencional ou VLT, com um espaçamento entre estações de embarque e desembarque (EEDs) entre1000 e 1500m; Rodoviária: Linha Expressa: Opera interligando terminais, utilizando ônibus convencional, articulado ou bi-articulado, em sítio próprio ou faixa exclusiva, admitindo-se em alguns casos operação em tráfego misto, com um espaçamento entre pontos de embarque e desembarque (PEDs) entre 800 e 1000m e extensão =< 10km;

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Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 LINHAS DO SMTR – STPP (Cont.) Linha Semi-Expressa: Opera interligando terminais, terminais e Pontos de Controle (PC), utilizando ônibus convencional, em faixa exclusiva, ou em tráfego misto, com um espaçamento entre pontos de embarque e desembarque (PEDs) entre 500 e 800m e extensão =< 10km; Linha Diametral: Opera interligando bairros opostos passando por um terminal, utilizando ônibus convencional ou micro-ônibus, em tráfego misto, com um espaçamento entre pontos de embarque e desembarque (PEDs) entre 300 e 500m e extensão =< 10km; Linha Radial: Opera interligando terminais e Pontos de Controle (PCs), utilizando ônibus convencional ou micro-ônibus, em tráfego misto, com um espaçamento entre pontos de embarque e desembarque (PEDs) entre 300 e 500m e extensão =< 5km; Linha Circular: Opera entre terminais, utilizando ônibus convencional ou micro-ônibus, em tráfego misto, com um espaçamento entre pontos de embarque e desembarque (PEDs) entre 300 e 500m e extensão =< 5km.

20 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Expressas

21 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Semi-Expressas

22 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Radiais

23 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Diametrais

24 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Circulares

25 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas de Metrô

26 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Intermunicipais

27 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 IMPLEMENTAÇÃO 1. Cenários e Horizontes de Projeto Foram compostos três cenários, envolvendo as ações, programas e projetos, correspondendo aos horizontes de curto, médio e longo prazo, incluido no primeiro as intervenções imediatas, com vistas à adequação das infraestruturas existentes e implantação das linhas circulares, diametrais e radiais. Grosso modo estabeleceu-se como prazos de execução: ·   Cenário I a 5 anos; ·   Cenário II a 10 anos; ·   Cenário III - 10 a 20 anos. O MitCon

28 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Cenário I (2 a 5 anos) Além das intervenções imediatas para adequação das infraestruturas existentes compõem ainda este cenário: Sistema Viário (rodo e ferroviário) Linhas Expressas (03); Linhas Semi Expressas (18); Linhas Intermunicipais (24); Terminal Multimodal Bernardo Monteiro e Terminal Intermodal Ressaca; A extenção da Linha I do Metrô até o Terminal Bernardo Monteiro; Terminal Park and Ride Acqua Play. O MitCon

29 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Cenário II (5 a 10 anos) Além das intervenções constantes do cenário I, compõem este cenário: Sistema Viário (rodo e ferroviário) A Linha II do Metrô entre a Estação Bernardo Monteiro e a Estação Barreiro; Terminal Intermodal e Park and Ride Carrefour; Terminal Rodoferroviário Bernardo Monteiro/CINCO; Terminal Rodoviário Perobas/CEASA. O MitCon

30 Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Cenário III (10 a 20 anos) Além das intervenções constantes do cenário II, compõem este cenário:   Sistema Viário (rodo e ferroviário) A Linha III do Metrô entre a Estação Ressaca e a Estação Barreiro; Estação Kiss and Ride Vila Rica; Estação Intermodal Darcy Ribeiro. O MitCon


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