A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria de Lourdes O. Reis da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria de Lourdes O. Reis da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria de Lourdes O. Reis da Silva

2 CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO CIÊNCIA – conhecimento ou saber construído a partir de princípios e leis, baseado em fatos, experimentações, observações. Capacidade de explicar e prever. “o conhecimento tem uma base factual estabelecida pela observação” (CHALMERS, 1999). A AUTORIDADE DA CIÊNCIA Neutralidade começando por observações (Francis Bacon) – a mente do cientista dever estar isenta de qualquer diretriz teórica, de todo conhecimento anterior, visando a observação pura. Pressupostos e evoluções conceituais

3 CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO Pressupostos e evoluções conceituais INDUÇÃO – obtenção de proposições gerais a partir de proposições particulares – derivadas de dados da experiência. Leva a conclusões provavelmente verdadeiras. DEDUÇÃO – obtenção de proposições particulares a partir de uma lei geral – raciocínio lógico. LAKATOS – uma teoria para ser científica deve estar incluída em um programa de pesquisa (ciência madura). PÓS-MODERNIDADE – questiona as metanarrativas da modernidade científica: evolucionismo, marxismo, positivismo, iluminismo. Reavaliação dos critérios de certeza e de cientificidade, introdução do sagrado e do sobrenatural na busca da verdade.

4 CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO Pressupostos e evoluções conceituais O RIGOR NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS Cada área do conhecimento exige rigor e cientificidade adequadas ao tipo de elaborações conclusivas. Arquitetura Arte Comunicação Educação Engenharias Gestão Literatura Saúde Tecnologias Etc. Preconceitos do campo da ciência Alta confiabilidade nos dados quantitativos Pouco reconhecimento para o estudo de caso e para as pesquisas sociais Testar teorias como princípio de rigor Parte da academia brasileira não valoriza a produção nacional Tentativa de manter o mesmo rigor das ciências exatas e naturais para as ciências sociais

5 METODOLOGIA DA PESQUISA Pressupostos e evoluções conceituais “Uma teoria não é o conhecimento, ela permite o conhecimento. Uma teoria não é a chegada, é a possibilidade de uma partida. Uma teoria não é uma solução, é a possibilidade de tratar um problema. Uma teoria só cumpre seu papel cognitivo, só adquire vida, com o pleno emprego da atividade mental do sujeito. E é essa intervenção do sujeito o que confere ao temo método seu papel indispensável (MORIN; CIURANA; MOTA, 2003, p. 24). “Na perspectiva complexa, a teoria, como um engrama, é composta de traços permanentes, e o método, para ser posto em funcionamento, precisa de estratégia, iniciativa, invenção, arte. Estabelece-se uma relação recursiva entre método e teoria. O método, gerado pela teoria, regenera a própria teoria” (MORIN; CIURANA; MOTA, 2003, p. 24).

6 O MÉTODO Caminante Caminante, son tus huellas el camino y nada más; Caminante, no hay camino, se hace camino al andar. Al andar se hace el camino, y al volver la vista atrás se ve la senda que nunca se ha de volver a pisar. Caminante no hay camino sino estelas en la mar. Poeta espanhol Antônio Machado. MÉTODO – não é uma fórmula para ser aplicada, é um caminho que se constrói no percurso da pesquisa. Para Morin o método se faz ao caminhar e só pode ser descrito no final. METODOLOGIA DA PESQUISA Pressupostos e evoluções conceituais

7 METODOLOGIA DA PESQUISA Pressupostos e evoluções conceituais ABORDAGENS EM METODOLOGIA DA PESQUISA Tipos de PesquisaCaracterísticas Pesquisa AplicadaGera conhecimentos para aplicação Pesquisa ExploratóriaPesquisa Bibliográfica – Estudo de Caso Pesquisa DescritivaEstudo de Caso – Análise Documental Pesquisa BibliográficaLevantamento de fontes bibliográficas Pesquisa DocumantalLevantamento de fontes documentais Pesquisa de CampoLevantamentos bibliográfico, coleta de dados Pesquisa com SurveyAplicação de questionários Estudo de casoEstudo de uma unidade bem definida: uma instituição, uma pessoa, um programa, uma unidade social.

8 METODOLOGIA DA PESQUISA Pressupostos e evoluções conceituais ABORDAGENS EM METODOLOGIA DA PESQUISA Tipos de PesquisaCaracterísticas Pesquisa-AçãoParticipação cooperativa para solução de problema Pesquisa EtnográficaEstudo de um grupo, de um povo, de uma cultura EtnometodologiaEstudo das ações dos sujeitos na vida cotidiana Pesquisa quantitativaLevantamento de fontes de dados quantitativos Pesquisa QualitativaLevantamento de fontes de dados qualitativos com predomínio da subjetividade, da interpretação, da análise aprofundada a partir da compreensão e da reflexão e da descrição.


Carregar ppt "CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria de Lourdes O. Reis da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google