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This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot.

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1 This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein. Um Projeto ERASMUS que prepara um programa de Doutoramento Europeu em Formação de Professores Resultados da consulta pública da Universidade de Lisboa

2 EDITE: Projecto ERASMUS Fonte de financiamento  Comissão Europeia, Lifelong Learning Programme, Multilateral Projects. 527604-LLP-1-2012-1-AT-ERASMUS-EMCR  Duração: Outubro 2012 – Setembro 2014 Apresentação EDiTE2

3 O consórcio  Universidade de Innsbruck, Austria  Coordenadora geral do projeto  Universidade de Eötvös Loránd, Budapeste, Hungria  Universidade da Lower Silesia, Polónia  Universidade de Lisboa, Portugal  Universidade de Bucareste, Roménia Apresentação EDiTE3

4 Finalidades e objectivos O projeto EDITE pretende:  Desenvolver um programa de doutoramento em formação de professores que seja conjunto, original, transnacional e interdisciplinar;  Proporcionar uma estreita ligação entre teoria e prática na formação de professores;  Promover a investigação transnacional sobre a formação de professores;  Ser um fórum para a recolha e partilha de conhecimentos teóricos e as boas práticas numa perspectiva europeia. Apresentação EDiTE4

5 O processo de consulta de stakeholders  O desenvolvimento do futuro Programa EDITE é enriquecido com a consulta a interlocutores europeus chave na área da formação de professores.  E com a realização de seminários conjuntos:  “Estado da arte da investigação sobre formação de professores” (Lisboa, Setembro 2013):  “Políticas de formação de professores na UE” (Budapeste, Julho 2014).  Que visam  a construção de conhecimento de base comum para a organização de um programa de doutoramento conjunto/ europeu. Apresentação EDiTE5

6 Resultados da consulta na Universidade de Lisboa: Junho-Julho 2013  As respostas foram obtidas sobretudo por meio de entrevistas, depois traduzidas para inglês, formatadas de acordo com o previamente estabelecido e devolvidas para validação. Dois respondentes responderam diretamente em inglês.  Descrevem-se os 9 respondentes segundo as categorias estabelecidas: estatuto profissional, sexo, classe de idade, anos de experiência em educação.  1 stakeholder europeu: professora universitária; sexo F; classe de idade 50+; anos de experiência 30+.  1 stakeholder da área da política educativa; sexo M; classe de idade 50+; anos de experiência 30+.  3 professoras universitárias ligadas à investigação em formação de professores; sexo F; classe de idade 50+; anos de experiência 30+.  2 professores do ensino não superior, cooperantes do IE-UL no mestrado em ensino; 1 sexo M; 1 sexo F; 1 classe de idade 30+; 1 classe idade 50+; 1 experiência 10+; 1 experiência 30+.  2 estudantes de doutoramento em educação; sexo F; classe de idade 30+; experiência 10+. Apresentação EDiTE6

7 Principais resultados da consulta Expectativas de elevada qualidade do doutoramento EDITE:  Porque o mesmo teria de passar pelos processos de acreditaçãao dos vários países;  Porque era financiado pelo programa Erasmus, implicando que os padrões de qualidade europeus estariam em prática.  Pela qualidade do consórcio em geral e do IE UL em particular. Esperava-se que o doutoramento EDITE pudesse:  Promover investigação de alto nível sobre formação de professores.  Relacionar teoria e prática e centrar-se em investigação contextualizada.  Promover a capacidade de trabalhar com pessoas diferentes.  Incluir os modelos mais bem sucedidos de formação de professores na Europa.  Diferenciar-se de outros programas de doutoramento pelas suas caraterísticas transculturais  Apresentar uma abordagem intercultural, de banda larga e transversal. Apresentação EDiTE7

8 Grupos – alvo e oportunidades de emprego dos graduados  Os grupos – alvo do Programa EDITE deveriam constituir um largo espectro de profissionais ligados à educação e à formação.  A conclusão com sucesso do doutoramento EDITE abriria oportunidades de emprego para:  Especialistas e investigadores em educação e formação;  Lideres em políticas de formação de professores;  Formadores de professores;  Consultores em instituições de ensino superior ou outras ligadas à formação de Professores;  Líderes internacionais em políticas e investigação sobre formação de professores. Apresentação EDiTE8

9 Como se deveria organizar o doutoramento EDITE? 9Apresentação EDITE  Com desenho modular e ampla possiblidade de variações locais.  Com base em plataformas em rede, e- learning, b-learning e video conferências.  Com muitas ocasiões para encontros presenciais, a fim de consolidar a identidade e cultura do Programa.  Com professores convidados de diversas instituições, lidando com temas transversais, dinamizando seminários de estudo em profundidade.  Com enfoque nas necessidades específicas de cada doutorando, no trabalho de projeto e na orientação para a prática.  Os doutorandos deveriam apresentar comunicações em fóruns internacionais, para efeitos de apreciação pelos pares e construção de massa crítica.  A tese deveria ser supervisionada pelo menos por dois professores de duas instituções do consórcio.  Prestar especial atenção a  Requisitos de acesso e critérios para avaliar os candidatos;  Financiamento para estudantes e professores em mobilidade;  Tratar os estudantes com equidade.

10 Em suma Os stakeholders consultados revelaram uma atitude muito positiva face ao desenvolvimento e perspetivas dos graduados do Doutoramento EDITE, nomeadamente em termos de:  Capacidade de investigação e produção de conhecimento:  Oportunidades de emprego, sobretudo na Europa:  Viabilidade de acreditação.  Estatuto académico. Ana Paula Curado Março 2014 Apresentação EDiTE10


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