A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conferência de Encerramento RESULTADOS PRELIMINARES BRUXELAS 31 DE MAIO, 2002 TUNING.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conferência de Encerramento RESULTADOS PRELIMINARES BRUXELAS 31 DE MAIO, 2002 TUNING."— Transcrição da apresentação:

1 Conferência de Encerramento RESULTADOS PRELIMINARES BRUXELAS 31 DE MAIO, 2002 TUNING

2 Fundo: Azul europeu Diapasão Tuning– Sintonizar estruturas Universidade – Universal – União Abertura, coordenação, flexível U Diverso, multi-cor, dinâmico O Logo

3 TUNING MOTTO Sintonização (tuning) das estruturas educativas e dos curricula com base na diversidade e autonomia Um projecto de e para as universidades Uma chamada à participação: as universidades respondem ao desafio de Bolonha

4 PORQUÊ TUNING? Para implementar ao nível das universidades o processo de Bolonha - Praga - Berlim. Para encontrar modos de implementar os dois ciclos. Para identificar pontos de referência comuns por disciplina.

5 Contexto Bolonha - Praga - Berlin Processo: Contexto do Ensino Superior Graus compreensívies e comparáveis 2 ciclos (licenciatura / mestrado) European Credit Transfer and Accumulation System (ECTS) Promover : mobiblidade, qualidade, desenvolvimento curricular e programas integrados. Avaliação da Qualidade.

6 Contexto Conselho Europeu de Lisboa (2000): A Europa do conhecimento Objectivos na área da Educação (2001): Qualidade Acesso (educação ao longo da vida para todos) Abertura ao mundo

7 Tuning procura: Sintonizar/afinar (Tune) as estruturas educativas europeias Abrir um debate Identificar e trocar informação Melhorar a cooperação europeia no desenvolvimento da qualidade, eficácia e transparência.

8 Tuning não procura: Desenvolver curricula unificados, prescritivos ou definitivos a nível europeu. Criar qualquer conjunto rígido de conteúdos disciplinares Restringir ou direccionar conteúdos educativos Acabar com a rica diversidade do Ensino Superior Europeu Restringir a independência de académicos e especialistas Atentar contra as especificidades locais e nacionais

9 Criar sete grupos de trabalho europeus em áreas disciplinares específicas Potenciar um nível elevado de convergência europeia Facilitar a transparência Elaborar uma metodologia para a análise das estruturas de graus Desenvolver perfis profissionais e resultados de aprendizagem Desenvolver e trocar informação sobre os curricula Associar outras áreas disciplinares Criar pontes entre redes universitárias e entidades qualificadas Coordenar as partes interessadas Objectivos do projecto

10 Uma metodologia para a harmonização (tuning) das estruturas educativas europeias Um conjunto de resultados de aprendizagem (learning outcomes) em 7 áreas Uma metodologia para medir o esforço do estudante Identificação dos obstáculos à convergência Plataforma para discussão com os corpos profissionais Relatório final que traduz a experiência adquirida Recomendações para utilização num contexto mais alargado Resultados do projecto

11 Linhas de acção Linha 1 Competências académicas e genéricas Linha 2 Competências específicas disciplinares (conhecimentos e capacidades) Linha 3 ECTS como sistema de acumulação Linha 4 Perspectivas de ensino, aprendizagem e avaliação


Carregar ppt "Conferência de Encerramento RESULTADOS PRELIMINARES BRUXELAS 31 DE MAIO, 2002 TUNING."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google