A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é?. O que é? O QUE É O ENEM O Enem é muito mais do que um exame. É a nova forma de acesso ao ensino superior. O Enem substitui o vestibular tradicional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é?. O que é? O QUE É O ENEM O Enem é muito mais do que um exame. É a nova forma de acesso ao ensino superior. O Enem substitui o vestibular tradicional."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é?

3 O QUE É O ENEM O Enem é muito mais do que um exame.
É a nova forma de acesso ao ensino superior. O Enem substitui o vestibular tradicional com vantagens. Veja as portas que o Enem abre: Vaga em universidades públicas: Ensino Gratuito e de Qualidade. Bolsa de Estudos de 100% e de 50% pelo Prouni: São mais de 250 mil vagas pelo Prouni em universidades particulares; Financiamento pelo FIES – Estude agora, pague depois; Certificado do Ensino Médio (para quem faz 18 anos até o dia da prova); Bolsa de estudos no exterior.

4 MOTIVOS PARA FAZER O ENEM
O exame tem o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o ensino médio. O Enem é indispensável para quem deseja ingressar ou prosseguir com os estudos no ensino superior, pois oferece bolsas integrais e parciais em Instituições Privadas de Ensino Superior, através do Prouni, e vagas em Instituições Públicas de Educação Superior, através do Sisu.

5 MOTIVOS PARA FAZER O ENEM
O Enem também possibilita aos estudantes o financiamento dos estudos, através do FIES e além disso, concede a Certificação de Conclusão do Ensino Médio para aqueles que não concluíram os estudos. Para receber o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do ENEM é preciso alcançar 400 pontos em cada área do exame, e 500 pontos na redação. As notas de áreas eliminadas em provas anteriores continuam valendo para chegar ao Certificado.

6 OU?

7 ENEM PARA ENTRAR NA FACULDADE
Devo fazer a prova do Enem para entrar na faculdade? Confira como a faculdade que você vai se candidatar usa a nota do Enem (essa informação geralmente está nos manuais do candidato). Se a instituição substituiu completamente o vestibular pelo Enem (como as participantes do SiSU) você precisa fazer o Enem obrigatoriamente para se candidatar. Se você quer concorrer a bolsas do ProUni, o Enem também é obrigatório.

8 E O VESTIBULAR? A grande maioria das Instituições de Ensino Superior estão acabando com os vestibulares. Em algumas instituições é possível escolher entre fazer o processo seletivo tradicional ou o Enem para se candidatar a uma vaga. Também existem instituições que trocam apenas a primeira fase pelo Enem. E há outras que usam a nota do exame como bônus na nota final do vestibular.

9 O que é o SiSU? O que é o ProUni?

10 O que é o ProUni e o SiSU Veja as diferenças entre ProUni e SiSU: O ProUni oferece bolsas de estudos em instituições privadas de Ensino Superior para brasileiros sem diploma de nível superior. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) recebe inscrições de interessados em ingressar nas instituições públicas que trocaram o vestibular pelo Enem. O aluno deverá optar por bolsa de estudos nas faculdades particulares ou vaga nas instituições públicas.

11 Qual a relação entre ENEM e ProUni?
Qual a relação entre o Enem e o ProUni? Só pode se candidatar ao ProUni quem fez Enem As bolsas do programa são distribuídas conforme a renda familiar do candidato e as notas obtidas pelos estudantes no ENEM Estudantes com as melhores notas têm mais chances de conseguir a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição Além disto, são mais de 250 mil bolsas de estudo do ProUni nas melhores universidades particulares, em todos os cursos.

12 Qual a relação entre ENEM e o SiSU?
Qual a relação do Enem com o Sisu? Para poder se inscrever em qualquer curso pelo Sisu, o candidato precisa, antes de mais nada, informar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem A seleção pelo Sistema de Seleção Unificada é feita com base nas notas do Enem e permite ao aluno obter vagas nas melhores universidades particulares, em todos os cursos, incluindo Medicina, Direito, Odontologia, Engenharias, entre outras.

13 COMO É A PROVA DO ENEM ?

14 Como é a prova do ENEM? Entenda a prova do Enem: A prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio Ao contrário do “decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com quem o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou.

15 Como é a prova do ENEM? As questões do ENEM 2012 apresentarão charges, publicidades, recortes de notícias, obras de arte e trechos literários, tudo isso cobrando interpretação. Perguntas de língua estrangeira estão relacionadas a publicidades, trechos de revistas e matérias da internet. Em matemática são cobradas execuções desde contas simples até geometria, plano cartesiano e probabilidade. Questões de humanas envolvem temas contemporâneos como cidadania, ética, educação e democracia. História da República, ditadura militar, revoltas do período regencial e política do café-com-leite são cobradas com frequência.

16 Como é a prova do ENEM? As questões vão exigir conhecimento para que o aluno saiba que: 4) Assuntos ambientais envolvem poluição, aquecimento global, lixões, além de questões sobre a agricultura brasileira, seres vivos e ecossistemas. 5) Perguntas sobre mecânica, eletrostática, termodinâmica, envolvem temas da física, enquanto em química são estequiometria, mols, ligações e funções orgânicas.

17

18 Como é a prova do ENEM? A prova do ENEM é composta por 180 questões de múltipla escolha. Cada questão tem cinco alternativas, sendo apenas uma correta. No sábado (dia 03 de novembro) serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Cada prova com 45 questões. No domingo (dia 04 de novembro) serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e Matemática, também 45 questões para cada área, e também a redação. No resultado final o candidato recebe sua nota individual em cada área de conhecimento e na redação. As notas podem ir de 0 a 1000.

19 O QUE DEVO FAZER? A sua nota no Enem abre as portas do futuro.
Os estudantes conscientes podem começaram seus estudos especiais para o Enem. No site você encontra todas as informações sobre o ENEM e de como ter um excelente desempenho nesta prova que é uma chance para ingressar na faculdade e garantir seu futuro. O Enem é o passaporte para o seu futuro profissional. A Rede Passaporte está com você nesta jornada.

20

21 Preparatório para o Enem 2012
CURSINHO PARA O ENEM Preparatório para o Enem 2012 Início das aulas em 07 de maio e término em 1º de novembro, Conteúdo específico para o Enem, com os melhores professores do país, Ambiente virtual dinâmico, com simulados e questões comentadas, O ENEM é obrigatório para quem busca bolsa de estudos e financiamento, O Enem agora substitui o supletivo (EJA) para o Ensino Médio.

22 CURSINHO PARA O ENEM Como funciona o preparatório para o ENEM na Rede Passaporte Aulas ao vivo via satélite, com professores especializados no ENEM. Apostilas impressas e exercícios contextualizados. Tutoria online das 8:00 às 22:00 e aulas de reforço e vídeos na web. Dicas sobre Enem, ProUni e FIES e mapa das vagas no Brasil Início das aulas: 07 de Maio de Término das aulas: 1º de novembro de 2012 Provas do ENEM: 03 e 04 de novembro de 2012 Aulas ao vivo no turno da manhã com transmissão de tarde e noite. O polo escolhe o melhor horário de funcionamento.

23

24 Aqui no Colégio Heitor Garcia
VENHA ESTUDAR PARA O ENEM Aqui no Colégio Heitor Garcia


Carregar ppt "O que é?. O que é? O QUE É O ENEM O Enem é muito mais do que um exame. É a nova forma de acesso ao ensino superior. O Enem substitui o vestibular tradicional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google