A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.

3 Anualmente cresce o número de matrículas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

4 Em 2012, foram 5,7 milhões de inscritos e 4,1 milhões de participantes; sendo 300 mil a mais do que no ano anterior.

5 Apenas três anos antes, em 2009, haviam sido 2,5 milhões de participantes.

6 A partir de 2009, o Enem ampliou sua importância e, hoje, cumpre quatro funções:

7 1 - Apresentar-se como vestibular para boa parte das universidades federais, centros federais tecnológicos e algumas universidades estaduais, além de ter seu resultado usado nos processos seletivos de mais de mil faculdades;

8 2 - Possibilitar ao aluno concorrer a uma bolsa no ProUni e pedir financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies);

9 3 - Tornar-se a prova de conclusão do ensino médio para quem não concluiu o curso na idade adequada;

10 4 - Medir o conhecimento dos alunos que encerram o ensino médio.

11

12 Originado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio, o Enem é usado desde então como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras.

13 Atualmente, mais de mil faculdades fazem do Enem um instrumento complementar ao vestibular.

14 O exame assume um papel cada vez mais importante na ajuda financeira para quem estuda em universidades privadas.

15 Desde 2004, o Enem é a forma que os estudantes têm para conseguir uma bolsa para o Programa Universidade para Todos (ProUni).

16 Em oito anos, o ProUni atendeu 1.830.000 estudantes, 56% deles com bolsa integral.

17 Em 2010, a participação do Enem passou a ser obrigatória também para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

18 Assim, os alunos de baixa renda que quiserem pedir financiamento pelo fundo terão de fazer o exame.

19 Desde 2009, o Enem ganhou mais duas importantes funções:

20 a)Passou a substituir o vestibular de universidades federais. Para isso, foi instituído o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que funciona com as notas do Enem, pelo qual o estudante pode concorrer a uma vaga em dezenas de universidades.

21 A adesão das instituições ao processo é voluntária. O MEC incentiva a adesão, mas respeita a recusa.

22 A vocação do Enem como vestibular é, com o tempo, ser usado por todas as instituições federais de ensino superior.

23 b) Passou a ser a prova de conclusão de ensino médio, em lugar do antigo Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceeja).

24

25 O Projeto do Enem previa que o exame fosse aplicado duas ou mais vezes por ano, tal como ocorre em outros países com provas semelhantes, como é o caso do Scholastic Assessment Test, conhecido como SAT, realizado nos Estados Unidos.

26 Mas em 2013, o MEC deu um passo atrás e descartou a realização de uma segunda prova, por enquanto sob alegação de custos elevados.

27 Mesmo com as dificuldades, os erros e os vazamentos, o novo Enem está vingando.

28 Ainda que haja mais modificações no futuro, o modelo proposto é visto como um facilitador para a vida dos estudantes, pois abre acesso a várias universidades, público e privado, em todo o Brasil, com uma só prova.

29 Ao unificar vários vestibulares, acaba sendo um fator de economia para o sistema federal de ensino superior.

30

31 A partir de 2009, os alunos do ensino médio da educação de jovens e adultos (EJA) passaram a prestar o Enem para conseguir o certificado de conclusão do curso.

32 Para prestar a prova com esse fim, não é preciso ter frequentado a escola regular nem estar matriculado na EJA.

33 A única condição é que o participante tenha 18 anos completos até a data do Enem.

34 O estudante da EJA pode fazer o Enem com esse propósito em qualquer etapa do curso. Se tirar a nota necessária, ele obtém o certificado sem precisar participar das aulas até o final.

35 É possível pedir a certificação de conclusão do ensino médio em cada uma das quatro áreas do Enem, separadamente.

36 Para se candidatar com esse fim, o aluno deve indicar, quando se inscrever no Enem, se quer obter a certificação pela Secretaria Estadual de Educação

37


Carregar ppt "O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google