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ESCOLHER X ESCOLHIDO ESCOLHER X ESCOLHIDO Envolve interesses e desejos pessoais; Envolve interesses e desejos pessoais; Toda escolha envolve.

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9 ESCOLHER X ESCOLHIDO ESCOLHER X ESCOLHIDO Envolve interesses e desejos pessoais; Envolve interesses e desejos pessoais; Toda escolha envolve ganhos e perdas; Toda escolha envolve ganhos e perdas; O risco é parte inevitável do processo; O risco é parte inevitável do processo; Processo individual e intransferível; Processo individual e intransferível; Existem determinações de mercado e Existem determinações de mercado e variáveis do meio social e familiar; variáveis do meio social e familiar; Ocorre dentro de um Ocorre dentro de um contexto de interesses externos (governo / escolas / cursinhos / faculdades). (governo / escolas / cursinhos / faculdades).

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11 5 de Outubro de 1988 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: IV - salário mínimo, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

12 CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Art A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público

13 A atual LDB (Lei 9394/96) sancionada pelo presidente FHC, trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como: 1* 1* A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e munic. no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos educação pública. 2* 2* Inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. 3* 3* Ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria (art. 4) 4* 4* Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um; Sistema Meritório

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15 5* 5* Carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educação básica (art. 24) 6* 6* Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26) Sistema Organizado e Fiscalizado

16 GRADE CURRICULAR DA 3ª SÉRIE 2010 Lei Federal 9394/ Dias Letivos

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18 7* 7* O ingresso em Curso Superior se fará mediante um Processo Seletivo, cabendo a cada Universidade estabelecer critérios e normas de Seleção; Sistema Seletivo

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22 FUVEST Desempenho Carreiras

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25 1* O Ensino se Desenvolve em Vários Níveis 1* O Ensino se Desenvolve em Vários Níveis 2* O Ingresso em Curso Superior se fará mediante um Processo Seletivo. 2* O Ingresso em Curso Superior se fará mediante um Processo Seletivo. 3* Cabe a cada Universidade estabelecer critérios e normas de Seleção. 3* Cabe a cada Universidade estabelecer critérios e normas de Seleção. Sistema Diverso

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31 8* 8* Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino. Sistema Avaliado

32 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: PROVA BRASIL sobre o ensino oferecido por município. PROVA BRASIL sobre o ensino oferecido por município. ENCCEJA - Exame Nacional Para Certificação de Competências: avaliação nacional para jovens e adultos / supletivos ENCCEJA - Exame Nacional Para Certificação de Competências: avaliação nacional para jovens e adultos / supletivos ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio: ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio: exame aos que já concluíram e aos concluintes do ensino médio. SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: avaliação do rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Pisa - programa internacional de avaliação comparada com a finalidade de produzir indicadores sobre dos sistemas educacionais. Pisa - programa internacional de avaliação comparada com a finalidade de produzir indicadores sobre dos sistemas educacionais. SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado SP. SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado SP.

33 NOVO ENEM 2009 HABILIDADES COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS Linguagens e Códigos (45) + Matemática (45) + Ciências da Natureza (45) + Ciências Humanas (45) + Redação

34 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias NOVO ENEM COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES E HABILIDADES competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos

35 RANKING ENEM 2008 NOTA: 70,48 NOTA: 70, Escolas Particulares do município de São Paulo., 602 Escolas Particulares do município de São Paulo., 11º colocada; 11º colocada; Escolas Públicas e Particulares do município de São Paulo, Escolas Públicas e Particulares do município de São Paulo, 13º colocada; 13º colocada; Escolas Públicas e Particulares do Estado de São Paulo, Escolas Públicas e Particulares do Estado de São Paulo, 25º colocada; Escolas Públicas e Particulares do Brasil, Escolas Públicas e Particulares do Brasil, 117º colocada Obs: classificação somada as modalidades, EMR, EMP e EJA.

36 Concessão de bolsas de estudos integrais e parciais pelo governo federal a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Concessão de bolsas de estudos integrais e parciais pelo governo federal a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. O aluno obrigatoriamente deverá ter estudado todo o E.M. em escola pública ou em particular com bolsa O aluno obrigatoriamente deverá ter estudado todo o E.M. em escola pública ou em particular com bolsa As instituições que aderem ao programa As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos. Este ano foram oferecidas pelo ProUni este ano 165 mil bolsas, sendo 86 mil integrais e 79 mil parciais. Este ano foram oferecidas pelo ProUni este ano 165 mil bolsas, sendo 86 mil integrais e 79 mil parciais. Para concorrer a uma bolsa integral o candidato deve ter faixa de renda de até 1,5 sal.mínimo por membro da família; no caso de bolsa parcial, essa faixa deve ser de Para concorrer a uma bolsa integral o candidato deve ter faixa de renda de até 1,5 sal.mínimo por membro da família; no caso de bolsa parcial, essa faixa deve ser de até 3 sal. mínimos por membro. até 3 sal. mínimos por membro.

37 SISU Sistema de Seleção Unificada Sistema colocado na internet pelo MEC para promover a seleção dos candidatos para vagas em algumas universidades públicas do País. Sistema colocado na internet pelo MEC para promover a seleção dos candidatos para vagas em algumas universidades públicas do País. O sistema SISU permite que os candidatos escolham entre três e cinco cursos para concorrer, em três a cinco universidades diferentes. O sistema SISU permite que os candidatos escolham entre três e cinco cursos para concorrer, em três a cinco universidades diferentes. O candidato deverá definir suas prioridades na lista, e poderá conseguir a vaga de acordo com a nota do ENEM. O candidato deverá definir suas prioridades na lista, e poderá conseguir a vaga de acordo com a nota do ENEM. Caso o candidato não tenha obtido nota suficiente para conseguir a vaga em sua primeira opção, pode conseguir na segunda, e assim respectivamente. Caso o candidato não tenha obtido nota suficiente para conseguir a vaga em sua primeira opção, pode conseguir na segunda, e assim respectivamente.

38 APROVAÇÕES VESTIBULAR 2010

39 SISTEMA EDUCACIONAL CARACTERÍSTICAS Meritório Meritório Organizado e Fiscalizado Organizado e Fiscalizado Seletivo Seletivo Diverso Diverso Avaliado AvaliadoOBJETIVOS Democratizar as oportunidades de acesso as vagas federais do Ensino Superior; Democratizar as oportunidades de acesso as vagas federais do Ensino Superior; Possibilitar a mobilidade acadêmica; Possibilitar a mobilidade acadêmica; Estimular a reestruturação dos currículos Estimular a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. do Ensino Médio.

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41 Escolhas dos alunos 2010

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43 CURSINHO SANTA MARIA DISCIPLINA FRENTES AULAS SEMANA AULAS CURSO AULA REVISÃO PROFESSORES MATEMÁTICA 1 ÁLGEBRA2608 Anibal de Azevedo Soares MATEMÁTICA 2 GEOMETRIA / TRIGONOMETRIA2608 Anibal de Azevedo Soares FÍSICA 1 CINEMÁTICA / DINÂMICA2608 Ivo Gherardi FíÍSICA 2 ÓPTICA / TERMOLOGIA1304 Ivo Gherardi QUÍMICA 1 e 2 INORGÂNICA/FÍS-QUÍ/ ATOMÍSTICA2608 Luiz Robson Muniz BIOLOGIA 1 e 2 CITOLOGIA / GENÉTICA / ECOLOG.2608 Luiz Alexandre S. Castro PORTUGUÊS 1 INTERP.TEXTO / REDAÇÃO2608 Luciana Arruda Migliaccio PORTUGUÊS 2 LITERATURA2608 Luciana Arruda Migliaccio HISTÓRIA 1 HISTÓRIA DO BRASIL1304 André Oliveira T. Mendes HISTÓRIA 2 HISTÓRIA GERAL1304 André Oliveira T. Mendes GEOGRAFIA 1 GEOGRAFIA DO BRASIL1304 Aldo francisco U. Ordenes GEOGRAFIA 2 GEOGRAFIA GERAL1304 Aldo francisco U. Ordenes GEOGRAFIA 3 GEOPOLÍTICA1304 Silvio Soares Moreira Freire TOTAL

44 CURSINHO SANTA MARIA PERÍODO PERÍODO 8 de Março a 29 de Outubro 8 de Março a 29 de Outubro 3 de Nov. a 10 de Dez. (Revisão) MATERIAL DIDÁTICO MATERIAL DIDÁTICO 8 Apostilas + 8 Cadernos de Exercícios 8 Apostilas + 8 Cadernos de Exercícios SIMULADOS SIMULADOS 7 Simulados Testes + 1 Simulado Discursivos (outubro) 7 Simulados Testes + 1 Simulado Discursivos (outubro) GRADE DE AULAS GRADE DE AULAS 13 Frentes / curso de 600 aulas / revisão 80 aulas HORÁRIOS DO CURSO HORÁRIOS DO CURSO 2ª a 6ª feira (13h30 / 17h00) CUSTO MENSAL CUSTO MENSAL Material Didático: R$ 61,00 Serviços Educacionais: R$ 213,00 9 parcelas X R$ 274,00 (março / novembro)

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46 As suas experiências como surfistas são referências, mas não são receitas ou manuais para o sucesso do seu filho (a) As suas experiências como surfistas são referências, mas não são receitas ou manuais para o sucesso do seu filho (a) O destino não é uma questão de sorte: é uma questão de ação O destino não é uma questão de sorte: é uma questão de ação Willian J. Byan Nos objetivos da vida, mire e tente acertar a lua. Nos objetivos da vida, mire e tente acertar a lua. Se não conseguir, ficará entre as estrelas Louisa Mau Alcott Os maiores inimigos do homem, estão em seu interior: Os maiores inimigos do homem, estão em seu interior: ignorância, indolência e o medo Nietzsche

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