A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A praia Santa Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A praia Santa Maria."— Transcrição da apresentação:

1 A praia Santa Maria

2 Seu filho e você

3 A Educação Infantil

4 O Ensino Fundamental

5 Os instrutores

6 O Ensino Médio

7 O aluno da 3ª Série

8 A Escolha

9 ESCOLHER X ESCOLHIDO Envolve interesses e desejos pessoais;
Toda escolha envolve ganhos e perdas; O risco é parte inevitável do processo; Processo individual e intransferível; Existem determinações de mercado e variáveis do meio social e familiar; Ocorre dentro de um contexto de interesses externos (governo / escolas / cursinhos / faculdades).

10 Brasil

11 DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
5 de Outubro de 1988 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: IV - salário mínimo, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

12 DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Art A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público

13 LEI DE DIRETRIZES E BASES
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 20 de Dezembro de 1996 A atual LDB (Lei 9394/96) sancionada pelo presidente FHC, trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como: 1* A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e munic. no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos educação pública. 2* Inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. 3* Ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria (art. 4) 4* Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um; Sistema Meritório

14

15 LEI DE DIRETRIZES E BASES
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 20 de Dezembro de 1996 5* Carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educação básica (art. 24) 6* Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26) Sistema Organizado e Fiscalizado

16 GRADE CURRICULAR DA 3ª SÉRIE 2010
Lei Federal 9394/ Dias Letivos

17

18 Sistema Seletivo 7* O ingresso em Curso Superior se fará mediante um
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 20 de Dezembro de 1996 7* O ingresso em Curso Superior se fará mediante um “Processo Seletivo”, cabendo a cada Universidade estabelecer critérios e normas de Seleção; Sistema Seletivo

19 24 6% 3%

20

21

22 FUVEST Desempenho Carreiras

23

24

25 LEI DE DIRETRIZES E BASES
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 20 de Dezembro de 1996 1* O Ensino se Desenvolve em Vários Níveis 2* O Ingresso em Curso Superior se fará mediante um “Processo Seletivo”. 3* Cabe a cada Universidade estabelecer critérios e normas de Seleção. Sistema Diverso

26 Universidades Públicas

27

28 Universidades Particulares

29

30

31 LEI DE DIRETRIZES E BASES
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 20 de Dezembro de 1996 8* Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino. Sistema Avaliado

32 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: PROVA BRASIL sobre o ensino oferecido por município. ENCCEJA - Exame Nacional Para Certificação de Competências: avaliação nacional para jovens e adultos / supletivos ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio: exame aos que já concluíram e aos concluintes do ensino médio. SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: avaliação do rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Pisa - programa internacional de avaliação comparada com a finalidade de produzir indicadores sobre dos sistemas educacionais. SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado SP.

33 Linguagens e Códigos (45) Ciências da Natureza (45)
NOVO ENEM 2009 HABILIDADES COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS Linguagens e Códigos (45) + Matemática (45) Ciências da Natureza (45) Ciências Humanas (45) Redação

34 NOVO ENEM COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos 8 9 6 7 30 30 30 30

35 RANKING ENEM 2008 NOTA: 70,48 602 Escolas Particulares do município de São Paulo., 11º colocada; Escolas Públicas e Particulares do município de São Paulo, 13º colocada; Escolas Públicas e Particulares do Estado de São Paulo, 25º colocada; Escolas Públicas e Particulares do Brasil, 117º colocada Obs: classificação somada as modalidades, EMR, EMP e EJA.

36 As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.
Concessão de bolsas de estudos integrais e parciais pelo governo federal a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. O aluno obrigatoriamente deverá ter estudado todo o E.M. em escola pública ou em particular com bolsa As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos. Este ano foram oferecidas pelo ProUni este ano 165 mil bolsas, sendo 86 mil integrais e 79 mil parciais. Para concorrer a uma bolsa integral o candidato deve ter faixa de renda de até 1,5 sal.mínimo por membro da família; no caso de bolsa parcial, essa faixa deve ser de até 3 sal. mínimos por membro.

37 SISU Sistema de Seleção Unificada
Sistema colocado na internet pelo MEC para promover a seleção dos candidatos para vagas em algumas universidades públicas do País. O sistema SISU permite que os candidatos escolham entre três e cinco cursos para concorrer, em três a cinco universidades diferentes. O candidato deverá definir suas prioridades na lista, e poderá conseguir a vaga de acordo com a nota do ENEM. Caso o candidato não tenha obtido nota suficiente para conseguir a vaga em sua primeira opção, pode conseguir na segunda, e assim respectivamente.

38 APROVAÇÕES VESTIBULAR 2010

39 SISTEMA EDUCACIONAL CARACTERÍSTICAS Meritório Organizado e Fiscalizado
Seletivo Diverso Avaliado OBJETIVOS Democratizar as oportunidades de acesso as vagas federais do Ensino Superior; Possibilitar a mobilidade acadêmica; Estimular a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

40 A Escolha

41 Escolhas dos alunos 2010

42 Cursinho Santa Maria

43 CURSINHO SANTA MARIA FRENTES PROFESSORES ÁLGEBRA 2 60 8
DISCIPLINA FRENTES AULAS SEMANA CURSO AULA REVISÃO PROFESSORES MATEMÁTICA 1 ÁLGEBRA 2 60 8 Anibal de Azevedo Soares MATEMÁTICA 2 GEOMETRIA / TRIGONOMETRIA FÍSICA 1 CINEMÁTICA / DINÂMICA Ivo Gherardi FíÍSICA 2 ÓPTICA / TERMOLOGIA 1 30 4 QUÍMICA 1 e 2 INORGÂNICA/FÍS-QUÍ/ ATOMÍSTICA Luiz Robson Muniz BIOLOGIA 1 e 2 CITOLOGIA / GENÉTICA / ECOLOG. Luiz Alexandre S. Castro PORTUGUÊS 1 INTERP.TEXTO / REDAÇÃO Luciana Arruda Migliaccio PORTUGUÊS 2 LITERATURA HISTÓRIA 1 HISTÓRIA DO BRASIL André Oliveira T. Mendes HISTÓRIA 2 HISTÓRIA GERAL GEOGRAFIA 1 GEOGRAFIA DO BRASIL Aldo francisco U. Ordenes GEOGRAFIA 2 GEOGRAFIA GERAL GEOGRAFIA 3 GEOPOLÍTICA Silvio Soares Moreira Freire TOTAL 20 600 80

44 CURSINHO SANTA MARIA PERÍODO 8 de Março a 29 de Outubro
3 de Nov. a 10 de Dez. (Revisão) MATERIAL DIDÁTICO 8 Apostilas + 8 Cadernos de Exercícios SIMULADOS 7 Simulados Testes + 1 Simulado Discursivos (outubro) GRADE DE AULAS 13 Frentes / curso de 600 aulas / revisão 80 aulas HORÁRIOS DO CURSO 2ª a 6ª feira (13h30 / 17h00) CUSTO MENSAL Material Didático: R$ 61,00 Serviços Educacionais: R$ 213,00 9 parcelas X R$ 274,00 (março / novembro)

45 Como os pais podem colaborar

46 “O destino não é uma questão de sorte: é uma questão de ação”
“As suas experiências como surfistas são referências, mas não são receitas ou manuais para o sucesso do seu filho (a)” “O destino não é uma questão de sorte: é uma questão de ação” Willian J. Byan “Nos objetivos da vida, mire e tente acertar a lua. Se não conseguir, ficará entre as estrelas” Louisa Mau Alcott “Os maiores inimigos do homem, estão em seu interior: ignorância, indolência e o medo” Nietzsche

47


Carregar ppt "A praia Santa Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google