A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biografia Flavia Karolina Campos (UFF) Prof.ª Drª. Iduína MontAlverne Chaves.(UFF)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biografia Flavia Karolina Campos (UFF) Prof.ª Drª. Iduína MontAlverne Chaves.(UFF)"— Transcrição da apresentação:

1 Biografia Flavia Karolina Campos (UFF) Prof.ª Drª. Iduína MontAlverne Chaves.(UFF)

2 Nasceu em 17 de janeiro de 1860, na cidade de Taganrog, no sul da Rússia, perto do mar de Azov. foi um importante escritor e dramaturgo russo, considerado um dos mestres do conto moderno. Era também médico, exercendo a Medicina durante o dia e freqüentemente escrevendo à noite.

3 As origens da família: são humildes O avô de Tchekhov, Egor Tchékhov, foi um servo que comprou a sua liberdade do Kreopostnoje Pravo. O pai de Tchékhov tinha apenas 16 anos. Pavel Tchekhov fez um estágio de três anos como comerciante. Tornou-se depois servente e contabilista. Em 1857 tornou –se Comerciante.

4 Era filho de Pavel Egorovic Tchékhov e de Evgenija Jakovlevna. Teve quatro irmãos: Aleksandr (1855), Nikolaj (1858), mais velhos, Ivan (1861), Michail (1865), e uma irmã, Marija (1863). Uma segunda irmã nascida em 1869, Evgenija morreu com dois anos de idade.

5 "Filho de um servo,... servente de loja, cantor na igreja, estudante do liceu e da Universidade, educado para a reverência de superiores e para beijos de mão, para se curvar perante os pensamentos alheios, para a gratidão por qualquer pequeno pedaço de pão, muitas vezes sovado, indo à escola sem galochas.

6 Tiveram aulas de música e francês. Na escola, Tchékhov não foi um bom aluno. Chegou a reprovar. Um padre que lhe deu aulas de religião chamava-o com menosprezo de "Cech" onte (cech significa servo). A mensagem: tu não passas de filho de servo. Mais tarde, quando publicava os primeiros contos em jornais, Tchekhov usou o pseudónimo Antosa Chechonte com ironia.

7 A partir dos seus treze anos, ficou fascinado pelo teatro da cidade Usou disfarce de adulto (Barba postiça). Em 1874, Pavel o pai de Anton Tchékhov, compra uma casa maior. Aluguel de uma segunda loja, fica incapaz de pagar e esteve quase a ser preso. Foge para Moscovo A partir dos seus treze anos, ficou fascinado pelo teatro da cidade

8 A mãe escreveu-lhe de Moscovo: "vende a cómoda e as coisas, depressa, não nos deixes morrer de angústia!". Suas leituras nesta fase da sua vida eram Shakespeare, Cervantes, Victor Hugo, Ivan Turgeniev, Goncarov, Harriet Beecher Stowe, Friedrich Spielhagen e Leon Tolstoi. As notas de Anton Tchékhov melhora nos anos que viveu sozinho. Em 27 de Junho de 1879 concluiu o liceu.

9 Anton Cechov vai para Moscovo, onde reencontra a família. Pai – continua com as dívidas – e arruma um trabalho. Anton Cechov partilha durante os seus estudos o seu quarto de dormir com seus dois irmãos Nicolai

10 Em 1880, Tchekov envia um drama, escrito nos últimos tempos em Taganrog, com o título "os sem-pai", também conhecido como o Platonov (nome da figura central) Anton Tchekov estudou Medicina, tendo-se licenciado em Maio de Durante os seus estudos (que duraram 4 anos e meio) publicou centenas de artigos em vários jornais e revistas das metrópoles russas (Moscovo e São Petersburgo).

11 Sustento da família e o seu. Revistas e jornais publicou: Budilnik, Strekoza, Zritel, Svet i teni, Svertcok ou o Sputnik. A partir de 1882 publicou também no Oskolski. Em Março de 1888 surge publicado na revista Severnvi vestnik o seu romance A estepe. Em 1889, - tuberculose

12 Em junho desse ano morre o seu irmão Nikolaj, vítima de tifo e tuberculos. O remorso. viagem com os amigos até Poltava. Fugiu da mesma morte que o esperava, assim o descreveu. Após o enterro do irmão, ("a nossa família viu um caixão pela primeira vez") decidiu iniciar uma viagem sem rumo.

13 Quis conhecer as gentes da ilha, fez quase mesmo um levantamento das visitas que fazia, escrevendo notas em cerca de cartões individuais, um trabalho exaustivo. Novamente em Moscovo Lidija Mizinova com quem Tchecov teve uma relação afetiva mais ou menos íntima e mais ou menos passageira. Foi uma figura inspiradora de personagens de suas obras.

14 Em 1893 volta a surgir a cólera. Tchecov volta a mobilizar-se, participando em campanhas de informação sanitária e trabalhando como médico. A partir de 1895 Tchecov comprou livros para oferecer à biblioteca de sua terra natal, Taganrog.

15 Após a produção com êxito de A Gaivota pelo teatro de Arte de Moscou, escreveu três outras peças para a mesma companhia: "O Tio Vânia", As três irmãs, e "O Jardim dos Cerejais" (traduzido em Portugal como "O Ginjal"). Em 1901, casou com Olga Leonardovna Knipper ( ), uma atriz que foi intérprete nas suas peças. Chekhov morreu vítima da tuberculose em 1º de junho de 1904, em um sanatório na cidade alemã de Badenweiler, um ano antes da primeira revolução russa. Foi sepultado no cemitério Novodevichy.

16 Seus livros mais conhecidos são: O Homem extraordinário, Contos e narrativas, Um duelo, A Estepe, A Minha Vida, A sala número seis, Uma história sem importância. Escreveu para o teatro, primeiramente a farsa, depois o drama. Entre as suas peças, destacam-se: A Gaivota, Tio Vânia, As três irmãs, O canto do cisne, Um trágico à força, Ivanov, etc. Um de seus contos mais conhecidos é A dama do cachorrinho, de 1899

17

18 Tchekhov, Anton Pavlovich. A dama do cahorrinho e outras histórias – Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.


Carregar ppt "Biografia Flavia Karolina Campos (UFF) Prof.ª Drª. Iduína MontAlverne Chaves.(UFF)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google