A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Complexo Regional da NORDESTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Complexo Regional da NORDESTE"— Transcrição da apresentação:

1 Complexo Regional da NORDESTE
Prof. Jeferson Cardoso de Souza

2 Contextualização Regional...
O que caracteriza o NORDESTE como REGIÃO?

3 Região Nordeste é resultante de um complexo processo histórico de construção
Ambiental Social ALAGOAS MARANHÃO BAHIA CEARÁ Econômico Político SEGIPE PARAÍBA PERNAMBUCO Obs. É a menor região, mas com maior n° de estados. Por quê? PIAUÍ RIO GRANDE DO NORTE Cultural

4 Pólo mais rico da América portuguesa
O Nordeste Pólo mais rico da América portuguesa monocultura da cana trabalho escravo. “região-problema" “área de repulsão populacional” “migração de retorno” Falésias em Ponta do Seixas

5 Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
A população residente na Região Nordeste é, urbana, 71,45%. No Brasil, o percentual urbano atinge 83,29%. Existem políticas educacionais propostas para o campo atualmente?

6 IDH-2000 0,766 0,791 0,685 0,723 0,806 0,807 BRASIL CENTRO-OESTE NORDESTE NORTE SULDESTE SUL IDH Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios O Nordeste brasileiro caracteriza-se como a Região que possui o IDH mais baixo, 0,68, bem abaixo do índice nacional, que é 0,76.

7 Taxa de Analfabetismo da população de 15 anos ou mais, por Unidade da Federação-2006.
Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

8 As quatro regiões nordestinas
ocupa 18% do território brasileiro O perfil topográfico tem relação com as sub-regiões, ou não?

9 Do litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte até o médio São Francisco estende-se uma mancha semiárida, dentro do domínio tropical, abrangendo quase 1 milhão de km2. Em relação às características do clima e da vegetação !!! I) as médias térmicas anuais elevadas e as ações dos ventos originam índices de evaporação maiores que os de precipitação; II) as médias pluviométricas inferiores a 600mm anuais dão origem a áreas secas bem marcadas com indícios de desertificação; III) a semi-aridez é percebida no quadro natural pela vegetação xerófila e pelo escoamento temporário dos rios.

10

11 Sub-região Zona da Mata
Ocupa a faixa litorânea; 1° povoamento da cana-de-açúcar e cacau (latifúndios); trabalho escravo.  Atualmente: Turismo

12 Características físicas
Altas temperaturas (médias de 26°C); Pluviosidade entre 1.800 a mm anuais. Clima Tropical litorâneo; Por que o nome Zona da Mata?

13 Biocombustível Pode ser uma esperança para o NE, ou não?
Etanol Óleo vegetal- Biodiesel

14 Biocombustível / Cana de Açúcar
Por que não plantamos CANA DE AÇUCAR no RS? O clima ideal: Tropical Uma estação quente e úmida - germinação e desenvolvimento; Outra fria (menos quente) e seca, possibilitando a maturação e acúmulo de sacarose.

15 Biocombustível / Cana de Açúcar
Áreas de plantio de cana - rosa NE– plantio no??? E colheita no??? Centro-oeste e SE – plantio no??? E colheita no???

16 Frases de Especialistas
"Está na hora de repensar se o Brasil precisa de veículos movidos a gás". 15/02/2008 ,Dilma , Ministra da Casa Civil. ”Não teremos de ocupar nem sequer um metro quadrado da Mata Amazônica para produzir cana-de-açúcar no Brasil". Do ministro Miguel Jorge, do Desenvolvimento Indústria e Comércio, na sede da UNICA, em São Paulo (25/02/2008).

17 Sub-região Agreste Pequena faixa que atravessa de norte a sul os estados do RN, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A cidade de Campina Grande, na Paraíba, é chamada de "capital do Agreste".

18 Sub-região Agreste transição entre a área litorânea (Zona da Mata) e o Sertão, A policultura comercial e a pecuária leiteira são as principais atividades econômicas Minifúndios - FRUTICULTURAS Precipitação entre 700 e 800 mm/ano;

19 Capital do Agreste Campina Grande é conhecida como cidade universitária, pois conta com 16 universidades Campina Grande - PB

20 Sub-região Sertão É a maior das sub-regiões; Polígono das Secas;
Projetos de irrigação tem favorecido a produção de frutas em áreas sertanejas.

21 Sub-região Sertão A pecuária extensiva de corte e o cultivo arroz e algodão;

22 Extrativismo Exploração petrolífera na região Oeste do RN e leste do CE, Em Mossoró (entre o Sertão e o Agreste) e Macau, sal marinho + de 95% da produção nacional

23 Transposição do rio são francisco

24 Hidrelétricas- SOBRADINHO
migração forçada da população ribeirinha. Cidade de Casa Nova (BA), Região inundada!!! Barragem de Sobradinho, a 50 km de Juazeiro (BA), que forma o maior lago artificial do mundo (4.214 km2).

25 Sub-região Meio-Norte
Zona de transição entre dois biomas muito diferentes: o Sertão nordestino e o domínio da Floresta Amazônica Maranhão e Piauí O extrativismo do babaçu e a agricultura do algodão e do arroz são as principais atividades econômicas do Meio-Norte.

26 Cultura Temporária ou Permanente???
Cultivo de soja - um dos produtos de maior crescimento no Meio-Norte Babaçu - árvore símbolo da Mata dos Cocais

27 Porto de Itaqui em São Luís
São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses.

28 Fundada em 1852, Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil
Fundada em 1852, Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil. Sua economia se baseia na indústria, destacando-se a indústria têxtil e de confecções


Carregar ppt "Complexo Regional da NORDESTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google