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Ciência em Ponto Pequeno

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Apresentação em tema: "Ciência em Ponto Pequeno"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência em Ponto Pequeno
Vem brincar com a Ciência

2 A menina gotinha de água
Vamos ler A menina gotinha de água

3 A água na história do homem
Desde muito cedo o Homem começou a interagir com o mundo que o rodeava, ensinando os seus filhos a fazer o mesmo. Os primatas, por exemplo, desenvolveram uma perceção dos sistemas naturais que os rodeavam e um profundo respeito por eles, passando esse conhecimento e respeito de geração em geração. Inicialmente, a relação do Homem com o meio ambiente estava essencialmente ligada à questão da sobrevivência, uma relação que sustentava uma natureza mais poderosa do que os Homens. Com a evolução da civilização humana, esta posição mudou radicalmente. A natureza começou a ocupar uma posição de sobrevivência em relação ao Homem. Passou a ser conhecida para que fosse dominada, explorada e era estudada para satisfazer a curiosidade das pessoas a respeito do seu mundo. Passou, portanto, a ser considerada como algo separado e inferior à sociedade humana. O desenvolvimento das sociedades atuais tem conduzido a uma degradação generalizada do meio ambiente e a uma utilização irracional dos recursos naturais. Este quadro negro levou a uma consciencialização do problema por parte das populações em geral e levou, paralelamente, à tomada de medidas e decisões pelo poder político em prol da proteção e conservação do meio ambiente. A Educação Ambiental vem na sequência lógica do processo. Agora, surge a necessidade de adquirir conhecimentos tendo em vista a proteção da natureza e, assim, corrigir erros do passado e atuais. Neste momento, é urgente promovê-la e concretizá-la no terreno, pelo que, da sua aplicação prática, dependerá sem dúvida o nosso futuro.

4 Importância da água A água – importante componente dos seres vivos
Mais de metade do teu corpo é formado por água. Por isso tens de repor a água que perdes. O teu organismo avisa-te que precisas de água através da sede que sentes. CURIOSIDADE Os seres vivos, quer sejam aquáticos ou terrestres, precisam de água para sobreviver, pois ela é o constituinte mais abundante do seu corpo. Em média a água representa entre 70 a 90% do peso dos seres vivos, chegando mesmo a ultrapassar os 90% para alguns animais marinhos, como é o caso das medusas (95%). No nosso corpo há, em média 65% de água. Certos orgãos das plantas possuem também elevadas percentagens de água. Por exemplo, a batata contém 78% de água e o tomate 95%. Mas se a água já faz parte dos seres vivos, porque é que os animais têm necessidade de a beber e as plantas de a absorver pelas raízes? Esta necessidade é uma consequência das perdas de água que diariamente ocorrem em todos os organismos, perdas essas que têm de ser repostas, para que se mantenha um equilíbrio na quantidade de água do organismo, por forma a garantir o seu bom funcionamento. No caso dos animais, a água é perdida através da transpiração e da excreção. As plantas também perdem água sob a forma de vapor, essencialmente através das folhas. Na água que existe no corpo dos animais existem muitas substâncias dissolvidas. Uma destas substâncias é o sódio, que é uma substância que faz parte do sal de cozinha comum. Quando os animais perdem líquidos, a quantidade de sódio mantém-se constante, mas passa a estar dissolvido numa menor quantidade de água. Diz-se que a concentração de sódio aumentou. Ao perceber este aumento, o cérebro ordena a produção de determinadas substâncias - hormonas - que fazem aparecer no organismo a sensação de sede. Quando aparece esta sensação, os animais procuram água para satisfazer as suas necessidades hídricas. Se não beberem água, os animais desidratam e podem morrer de sede em pouco tempo. O homem pode sobreviver cerca de 50 dias sem comer, mas pode morrer em poucos dias (em média 4 dias) por falta de água no seu organismo. Então, que quantidade de água é necessária para evitar a desidratação? A quantidade de água necessária para evitar a desidratação dependerá da água que é perdida pelo organismo. Em condições normais, o homem necessita, em média, de 2 a 3 litros de água por dia. No entanto, num clima quente e seco e com um apreciável trabalho físico, o ser humano pode precisar de 5 a 15 litros de água diariamente. É claro que diferentes seres vivos têm diferentes necessidades de água: enquanto os cactos dos desertos precisam de pouca água, determinadas plantas precisam de viver em meios permanentemente alagados. O mesmo se passa com os animais: embora os animais dos ambientes mais secos estejam adaptados a sobreviver com pouca água, a maioria dos animais, para além da água que obtém a partir do consumo de alimentos, precisa de beber regularmente. VOCABULÁRIO . Substância indispensável - substância sem a qual não se pode viver. . Transpiração - função pela qual o organismo perde água. . Excreção - função pela qual o organismo elimina substâncias prejudiciais, produzidas por ele. . Substância dissolvida -substância misturada com um líquido, em que não é possível distingui-la do líquido onde está misturada. . Constante - que não muda. . Concentração - quantidade de uma substância numa mistura. Por exemplo, a concentração de sódio no organismo é a quantidade de sódio que se encontra dissolvida na água do corpo. . Hormonas - substâncias químicas que os organismos produzem em pequenas quantidades, mas que causam efeitos muito importantes em todos os processos que se passam nos seres vivos. . Necessidades hídricas - quantidade de água que é necessária num dado momento. . Desidratar - ficar sem água.

5 Atividade laboratorial Perigos ocultos na água - Poluição
No dia-a-dia encontramos diversas fontes de água aparentemente limpas. Algumas pessoas com calor ou com sede podem não resistir a um mergulho ou a beber um pouco de água. Mas que perigos podem estar ocultos na água?

6 Atividade laboratorial Perigos ocultos na água - Poluição
Materiais Procedimento 1 litro de água 1 tina grande 1 gobelé 1 grama de corante de alimentar conta gotas vareta de vidro Coloca 5 gotas do corante na tina com o litro de água, e mistura com a vareta de vidro. O que acontece: Inicialmente podemos ver o corante colocado na água, mas quando misturamos esses elementos, o corante dissolve -se na água. Dessa forma a coloração azulada fica impercetível. Para saber mais: Em nosso cotidiano, nos deparamos com locais onde a água está aparentemente limpa, mas podemos estar enganados, pois ela pode conter poluentes dissolvidos que muitas vezes não percebemos ou pode estar contaminada por agentes patogênicos. Este experimento procura alertar sobre a existência de poluentes invisíveis a olho nu na água. Neste caso utilizamos um corante inofensivo à saúde, mas estamos sujeitos a todo tipo de poluentes que podem estar dissolvidos na água, que não podemos ver, além de agentes causadores de doenças microscópicos. Até certa concentração, alguns poluentes não podem ser identificados pela visão quando dissolvidos em água, além disso, outros também são incolores, nos deixando desavisados quanto à pureza da fonte de água. As empresas de captação, tratamento e distribuição de água são responsáveis pela oxidação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfeção, correção de pH, fluoretação, além de outros processos para que as impurezas sejam retiradas da água e esta fique própria para o consumo.

7 Principais fontes de poluição
atividades agrícolas atividades domésticas esgotos domésticos e industriais atividades industriais outras indústrias canalizações construções costeiras PRINCIPAIS FONTES DE POLUIÇÃO > atividades agrícolas – uso de pesticidas, fertilizantes químicos e outras substâncias tóxicas, que se infiltram nos solos e contaminam as águas subterrâneas. > atividades domésticas – uso de detergentes com fosfatos para lavar a roupa (chamam-se biodegradáveis porque são, a curto prazo, degradados em 80%) que, em contacto com a água, funcionam como “adubo” e potenciam o crescimento de fitoplâncton, algas e plantas, que se alimentam à base de nutrientes. Quando estes se esgotam, os organismos morrem, pelo que a sua decomposição vai consumir o oxigénio dissolvido na água e formar gases tóxicos. > esgotos domésticos e industriais – quando descarregados directamente nos rios provocam a sua contaminação, pois contêm, alguns deles, água a temperaturas elevadas, venenos tóxicos, restos orgânicos, bactérias e vírus perigosos, o que provoca a morte de muitos seres vivos, podendo mesmo transformar a zona da ribeira num “deserto biológico”, escuro, mal cheiroso, turvo, com espuma e bolhas à superfície de várias cores. > atividades industriais – de realçar as indústrias alimentares, refinarias e fábricas de pasta de papel, que lançam nos seus esgotos óleos, celulose e produtos sintéticos como tintas e plásticos. > outras indústrias – como centrais de energia eléctrica que descarregam nos rios água muito quente e substâncias tóxicas (radioactivas e metais pesados) e indústrias do petróleo cujos navios deixam o rasto de petróleo e derivados, como o crude e nafta, por onde passam. > canalizações – é comum efetuar-se a canalização de algumas ribeiras, pelo que, estas são pobres em animais e plantas e têm menos de metade das espécies e indivíduos. > construções costeiras – aquando da época de chuvas, a água escorre das construções, junto das margens, para o rio contaminando-o.

8 Atividade laboratorial
Materiais Procedimento Tina de vidro Clipes. Água destilada. Conta gotas Detergente Deita água destilada na tina de vidro até 3/4 da sua capacidade total. Coloca com cuidado o clipe sobre a água. Adiciona uma gota de detergente na tina. quando poluímos o ambiente aquático com detergentes e outros tipos de sabão, a tensão superficial é rompida e organismos que precisam flutuar, como algas, afundam, ou mesmo insetos que caminham sobre a água também afundam.              Mostre algumas imagens de tensão superficial para os alunos, peça que eles façam seus comentários sobre elas. O clipe não se afunda, devido à existência da tensão superficial na interface que separa o ar da água. Assim como os alfaiates, o clipe não se afunda porque não tem peso suficiente, estando este distribuído. O detergente quebra a tensão superficial da água e o clipe afunda. O mesmo acontecerá aos alfaiates.

9 Atividade laboratorial Perigos para o ambiente
Materiais Procedimento Água fria Detergente Manteiga Papel absorvente 2 Tinas Encher um recipiente com água fria. Pegar em duas folhas de papel do mesmo tamanho, e untar uma delas com manteiga. Fazer uma bola com cada um dos papéis e colocá-los na água. Observar o que sucede. Encher o outro recipiente com água fria e juntar detergente. Realizar o mesmo procedimento (2 e 3) Observar o que sucede. Resultados · No primeiro recipiente observar-se-á que só se afunda a bola de papel sem manteiga, a outra permanece apenas submergida. · No segundo recipiente observa-se que ambas as bolas se afundam (embora a que tem manteiga o faça um bocadinho mais lentamente). Nota: para uma criança não é muito visível o aspeto do afundar no recipiente 2, mas sim o facto do papel se espalhar deixando de ter a forma de uma bola. Por isso, o meu objetivo é que eles percebam que no recipiente 1, a bola sem manteiga se espalha e afunda e a outra não. Enquanto que no recipiente 2, ambas se espalham e afundam ligeiramente. Explicação O papel engordurado repele a água. Da mesma maneira, as penas dos patos têm uma gordura natural que lhes permite flutuar. Mas um detergente permite que a água adira às substâncias com gordura. Isto faz com que possa molhar o papel (ou as penas do patos) e, assim, afundá-lo. O detergente é útil para lavar pratos, porém é mau para os patos, gaivotas, etc. Por isso, cada coisa no seu lugar, assim não faz mal.


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