A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O largo http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.conselhonet.com.br/images/largo(fabio%2520sombra)3.jpg&imgrefurl=http://www.conselhonet.com.br/Poesias/largo_das_neves.htm&h=287&w=410&sz=41&hl=pt-PT&start=82&tbnid=QQftsoWIQihqFM:&tbnh=88&tbnw=125&

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O largo http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.conselhonet.com.br/images/largo(fabio%2520sombra)3.jpg&imgrefurl=http://www.conselhonet.com.br/Poesias/largo_das_neves.htm&h=287&w=410&sz=41&hl=pt-PT&start=82&tbnid=QQftsoWIQihqFM:&tbnh=88&tbnw=125&"— Transcrição da apresentação:

1 O largo

2 Largo Aspecto negativo
O largo era o centro do mundo, o centro da vila, era de todos e era onde se sabia aquilo que a alguns interessava que soubessem. Agora, o largo e um cruzamento de estradas com casas em volta, um sitio onde já não vai lá ninguém, apenas os bêbados, os madraços dos malteses e aqueles que não querem acreditar que tudo mudou.

3 Comboio Aspecto negativo
O comboio e um dos importantes símbolos de mudança no texto. O comboio que antigamente não existia, veio e mudou a vila, o largo. (“ O comboio matou o Largo”)

4 Relação entre a população
Aspecto negativo Antigamente as pessoas desciam a vila, ao Largo, falavam de igual para igual com os mestres alvanéis, com os mestres-ferreiros. Agora, separam-se de acordo com os interesses e as necessidades. As pessoas modificaram-se passaram de solidárias a egoístas.

5 As Faias Aspecto negativo
A natureza também sofreu algumas alterações. Antigamente as faias agitavam-se viçosas, agora estão silenciosas, ressequidas.

6 Mulheres Aspecto positivo
Nas mulheres houve uma alteração positiva, pois antes as mulheres não podiam sair de casa, nem sair a rua sozinhas. Escondiam-se no fundo das casas a penteavam as suas tranças. As mulheres trabalhavam na sombra dos quintais, sobre parreiras, faziam as camas e o comer aos seus maridos, apenas os obedeciam. Quando visitavam as suas amigas, os homens deixavam-nas a porta das casas e ficam dentro de lojas ate que elas saíssem para as levar a casa.

7 Aspecto positivo Agora, saem sozinhas, pintam a boca, cortaram os cabelos, isto é mudaram radicalmente. Vão á missa com os homens.

8 Homem Aspecto positivo
Porém, antigamente os homens não entravam em casas que tivessem de tirar os chapéus, não passavam do adro. Agora tudo mudou, os homens tiram os chapéus uns aos outros, fazem vénias, apertam as mãos e vão á missa com as mulheres. Passam as tardes no clube e não descem ao largo.

9 Fotos: Antigamente:

10 Hoje:

11 Trabalho realizado por:
Ana Sofia Dafne Paula Rui 10ºAs 2ºPeriodo Língua Portuguesa 2007/08


Carregar ppt "O largo http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.conselhonet.com.br/images/largo(fabio%2520sombra)3.jpg&imgrefurl=http://www.conselhonet.com.br/Poesias/largo_das_neves.htm&h=287&w=410&sz=41&hl=pt-PT&start=82&tbnid=QQftsoWIQihqFM:&tbnh=88&tbnw=125&"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google