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Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências d Tecnologia Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica Departamento de Engenharia Elétrica Fundação.

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1 Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências d Tecnologia Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica Departamento de Engenharia Elétrica Fundação Amazônica de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Curso de Especialização em Sistemas Mecatrônicos PROJETOS MECATRÔNICOS DE MÁQUINAS Eder Freitas Edvaldo Nunes Nelson Mello Manaus- Amazônia Agosto de 2009

2 PROJETOS MECATRÔNICOS DE MÁQUINAS

3 Roteiro do Trabalho 1.0 – FASE 1 – Definição do Problema 1.1 – Enunciar um problema à partir da necessidade do cliente 1.2 – Estabelecimento de uma hipótese para solução do problema 1.3 – Aplicação de uma ampla pesquisa – Catálogo de informações técnicas – Ciclo de vida do produto – Formulário de identificação de oportunidades 1.4 – Necessidades do cliente 1.5 – Verificação das necessidades do cliente – Produtos ou sistemas encontrados no mercado – Recomendações de projeto para auxiliar o projetista 1.6 – Estabelecimento de um produto ou um sistema à ser superado 1.7 – Requisitos do projeto – Necessidades requisitos – Exemplos de requisitos 1.8 – Identificar por grau e importância os requisitos do projeto – QFD : Desdobramento da função qualidade 1.9 – Especificações do projeto – Quadro de especificação do projeto 2.0 – FASE 2 – Fase Conceitual 2.1 – Abstração do problema 2.2 – Princípios de solução do projeto – Matriz morfológica – Concepção do projeto

4 1.0 – FASE 1 – Definição do Problema 1.1 – Enunciar um problema à partir da necessidade do cliente O cliente está solicitando um conjunto composto de mesa e cadeira para utilização em sala de aula, melhorando o conforto dos alunos, respeitando a ergonomia. 1.2 – Estabelecimento de uma hipótese para solução do problema Desenvolver um produto composto de mesa e cadeira para estudantes que possa ser confortável e ergonômico.

5 1.3 – Aplicação de uma ampla pesquisa 1.0 – FASE 1 – Definição do Problema – Catálogo de informações técnicas – Ciclo de vida do produto Formulário de identificação de oportunidades

6 - Necessidade de mobília composto por cadeira e mesa; - Mercado consumidor: estudantes; -- Uso na sala de aula (destro e canhoto) -- Quantidade de pessoas: 40 alunos; -(Altura dos estudantes: 1,60 – 1,90 cm) -(Peso estudantes: 60 – 90 kg) -- Adequar as necessidades de ergonomia; -- Custo máximo: R$500,00; -- Instalação elétrica para o computador; -- Local para colocar o bolsa do computador. ClienteEmpresa NEE 1.4 – Necessidades do cliente 1.0 – FASE 1 – Definição do Problema

7 1.5 – Verificação das necessidades do cliente 1.5.1– Produtos ou sistemas encontrados no mercado 1.0 – FASE 1 – Definição do Problema

8 1.5.2 – Recomendações de projeto para auxiliar o projetista 1.0 – FASE 1 – Definição do Problema

9 1.6 – Estabelecimento de um produto ou um sistema à ser superado 1.0 – FASE 1 – Definição do Problema

10 1.7 – Requisitos do projeto – Necessidades requisitos Conjunto mesa - cadeira Ergonomia NR 17 Mesa: 770 x 670 x 740 cm Cadeira: – Largura: 38,5 cm – Comprimento: 66 cm – Altura: 69 cm – Peso: 14 kg Custo: Max R$500,00 Canhoto / Destro Tomada eletrica CPU (120 – 220 v) Sacola pcu: 80 x 50 Peso / Altura (consumidor): – (1,60 – 1,90 m) (60 – 90 kg) 1.0 – FASE 1 – Definição do Problema

11 1.7 – Exemplos Requisitos do projeto 1.0 – FASE 1 – Definição do Problema

12 1.8 – Identificar por grau e importância os requisitos do projeto – QFD : Desdobramento da função qualidade 1.0 – FASE 1 – Definição do Problema

13 01 09 FANC Ergonomia, Altura e Peso do consumidor, Custo Conjunto mesa e cadeira Empresa NEE Quadro de Especificação de Projeto 1.9 – Especificações do projeto Melhorar o conforto dos alunos Conjunto mesa e cadeira, confortável para uso em sala de aula. 1.0 – FASE 1 – Definição do Problema

14 2.1 – Abstração do problema Eliminação das geometrias, texturas, cores, etc., que o produto tem ou teria, a fim de se obter apenas as funções que o compõe. Apoiar as costas Sustentação computador Colocar bolsa CPU Sustentação da cadeira 2.0 – FASE 2 – Fase Conceitual

15 C3 = almofadas / pl á sticos / fórmica c/ borracha 2.2 – Princípios de solução do projeto – Matriz morfológica – Concepção do projeto 2.0 – FASE 2 – Fase Conceitual

16 ANEXOS

17 01 09 FANC NR 17Norma técnica específica - Ergonomia Range: (Altura: 1:60 – 1:90 m) (Peso: 60 – 90 kg) / Canhoto, Destro Manual Prático de Plano de Projeto. Ricardo Vargas. 3. ed. Endereços em anexo Conjunto Mesa - Cadeira Empresa NEE

18 Sim existe mercado, área de educação As perspectivas para o mercado são boas Tem uma boa aceitação. Através do levantamento das necessidade dos clientes Procuramos utilizar um conceito mais Personalizado da área de educação Destro / canhoto, peso e altura do cliente, Instalação elétrica, ergonomia Preco, ergonomia, adequação ao uso O preco máximo é de R$500,00 Dois anos Sim conforme analisado pelo equipe Sim, conforme analisado pela equipe. 06 sistemas. O projeto é viável..

19

20 Endereços consultados na Internet ergonomica.gif&imgrefurl=http://www.dipiu.com.br/moveis-para-escritorio/biombo-call-center-telemarketing-misto- tecido.php&usg=__kITvmxtr3RSYtryUBLinf1WB4Oc=&h=479&w=720&sz=45&hl=pt- BR&start=596&tbnid=Yq9geJvZp9E_3M:&tbnh=93&tbnw=140&prev=/images%3Fq%3Dcadeiras%2Bergonomicas%2Bpara %2Bestudo%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D580 omia1.jpg&imgrefurl=http://www.oficinadanet.com.br/artigo/799/ergonomia&usg=__JF5L5y5V5g0_pHeyAO5nOxP1LDI= &h=352&w=440&sz=35&hl=pt- BR&start=592&tbnid=1ObtT8gT4DQQjM:&tbnh=102&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Dcadeiras%2Bergonomicas%2Bpa ra%2Bestudo%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D580 ia.jpg&imgrefurl=http://blog- br.com/ergonomia/&usg=__xmsr5JlYnaG0OWLrSeL1KeQhQe4=&h=450&w=434&sz=21&hl=pt- BR&start=639&tbnid=dzyg09Som3qZPM:&tbnh=127&tbnw=122&prev=/images%3Fq%3Dcadeiras%2Bergonomicas%2Bpar a%2Bestudo%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D620 mg.br/boletim/bol1312/sexta.shtml&usg=__XoWm0dsw-EPor_IKnlxa95uLU6I=&h=194&w=253&sz=12&hl=pt- BR&start=5&sig2=aefEs4delWy-B6KkhpdfjA&um=1&tbnid=UnVQUVfAHJVIcM:&tbnh=85&tbnw=111&prev=/ima 3.html&usg=__tphbaQkSYO51oWZA7LkqYDB7aNs=&h=516&w=592&sz=128&hl=pt- BR&start=224&tbnid=wjspN2CggUQL6M:&tbnh=118&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dmesa%2Be%2Bcadeiras%2Bergo nomicas%2Bpara%2Bestudo%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D220


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