A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Descoberta da radioatividade: Becquerel, Pierre e Marie Curie Fundamento biológico: George de Hevesy em 1913. Princípio do traçador Experiências com nitrato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Descoberta da radioatividade: Becquerel, Pierre e Marie Curie Fundamento biológico: George de Hevesy em 1913. Princípio do traçador Experiências com nitrato."— Transcrição da apresentação:

1

2 Descoberta da radioatividade: Becquerel, Pierre e Marie Curie Fundamento biológico: George de Hevesy em Princípio do traçador Experiências com nitrato de chumbo: 210Pb Os tecidos absorvem a radioatividade em pequenas quantidades, não alterando sua função, nem forma. Essa detecção da radioatividade permite detectar a doença e efetivar o tratamento. A primeira aplicação da medicina nuclear acontece por volta de 1946, em tratamento terapêutico em paciente com hipertireoidismo utilizando o radioisótopo Iodo 131.

3 Apesar de ser mais conhecida para fins diagnósticos por imagem é também é indicada para fins de tratamentos terapêuticos para algumas doenças, como o câncer de tireóide e dores ósseas causadas por metástases ósseas

4 A radioatividade também é utilizada para fornecer imagens detalhadas de órgãos internos do corpo humano. A forma mais simples é a radiografia de raios-X A radiação incide e impressiona uma chapa fotográfica. Mesmo tecidos pouco densos podem ser visualizados por esta técnica, desde que com a introdução prévia de um contraste. dos contrastes mais utilizados é um sal de bário.

5 Equipamento SPECT (Single Photon Emission Computed Tomography). Hall Anger na década de Gama-câmara, câmara Anger ou câmara de cintilação. Esses equipamentos consistem em um detector de radiação gama, um sistema digital de processamento dos sinais e um computador, é utilizada para obter imagens tridimensionais e dinâmicas de órgão ou tecidos de interesse.

6

7 Equipamento de PET (Pósitron Emission Tomography – Computed Tomography). O método utiliza o equipamento PET/CT. Funde-se entre a tomografia por emissão de pósitron e à tomografia computadorizada, podendo detectar alterações menores. Pode-se destacar nas especialidades de oncologia, neurologia e cardiologia.

8

9 O custo é ainda bastante alto, chegando a custar milhões de dólares para uma instalação relativamente simples (CT, MRI e SPECT). Para os pacientes o custo também é alto, muitos planos de saúde não cobrem exames de radioimagens.

10 Em muitas pessoas que recebem a radioterapia, pode causar o ressecamento de pele, coceiras, bolhas e até mesmo descamação. Um efeito também comum é a fadiga, ou seja, a falta de energia, que está associada ao tratamento de câncer. Variando a parte do corpo pelo qual é recebido a terapia por radiação outro efeitos podem ser incluídos também: diarréia, náuseas e vômitos, boca seca, dificuldade em engolir, inchaço, perda de cabelo, problemas sexuais, problemas na bexiga e urinários. A maioria dos efeitos colaterais desapareçem após o tratamento, mesmo assim, alguns podem aparecer meses ou anos depois do tratamento.

11 Além dos efeitos colaterais citados, outros podem surgir dependendo de onde a radiação foi aplicada: Cabeça e Pescoço. Peito e Tórax. Estômago e Abdômen. Pelvis. Além disso, a terapia de radiação pode afetar o sistema reprodutivo. Em casos específicos a radioterapia pode levar a outros problemas sexuais, tanto em homens como em mulheres.

12 Método capaz de destruir células tumorais. O bombardeamento das células cancerígenas, por feixes de nêutrons, prótons e píons. Planejamento do tratamento radioterápico.

13 Tratamento cirúrgico (1,9%), Radioterapia (98,1%) Quimioterapia (38,3%). Melhora dos sintomas (92,4%).

14 uclear/medicina.html uclear/medicina.html saude.pt/mednuclear/12-encontroP6.html saude.pt/mednuclear/12-encontroP6.html otopos/ otopos/

15 tp://portaldaradiologia.com/wp- content/uploads/2009/12/Marie-Curie-e- Becquerel.bmp&imgrefurl=http://portaldara diologia.com/%3Fpage_id%3D58&usg=__VZW MgTr8na_GLmSrUmCIrdm5B7U=&h=235&w=29 8&sz=206&hl=pt- BR&start=7&zoom=0&um=1&itbs=1&tbnid=p3 42g3i38UgZAM:&tbnh=91&tbnw=116&prev=/s earch%3Fq%3Dradioatividade%2Be%2Bmedicin a%26um%3D1%26hl%3Dpt- BR%26biw%3D780%26bih%3D447%26tbm%3Disc h&ei=j825TZuBN4jq0gG_n7HuDw


Carregar ppt "Descoberta da radioatividade: Becquerel, Pierre e Marie Curie Fundamento biológico: George de Hevesy em 1913. Princípio do traçador Experiências com nitrato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google