A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, em consonância com o calendário oficial das campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, disponibiliza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, em consonância com o calendário oficial das campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, disponibiliza."— Transcrição da apresentação:

1 A GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, em consonância com o calendário oficial das campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, disponibiliza informações relativas a Campanha Nacional de Combate ao Câncer

2 Câncer de Próstata

3 Introdução A palavra câncer é suficiente para aterrorizar e a expectativa pelo seu tratamento se encarrega de aumentar este sentimento, gerando ansiedade e incerteza quanto ao futuro. Neste momento, somente os pacientes e seus familiares bem informados poderão entender a situação nas suas reais dimensões lidando melhor com a questão. Veja nos próximos slides como.

4 O que é câncer? É o nome dado a todas as formas de tumores malignos. Os tumores malignos surgem a partir de uma anormalidade nos genes que gera a multiplicação descontrolada de determinadas células do organismo. Forma-se então um núcleo celular sólido e uma rede de vasos sanguíneos para sustentá-lo. E é por meio dessa corrente sanguínea que as células malignas atingem outros órgãos e dão origem a novos tumores num processo conhecido como metástase.

5 O que é a próstata? A próstata é uma glândula – localizada no interior da pélvis, na base da bexiga, atrás da púbis e acima do reto – e faz parte do sistema reprodutivo masculino. É o órgão responsável pela produção do fluido seminal que nutre os espermatozóides, produzidos nos testículos, e lubrifica a uretra, ajudando-os a sair, no momento da ejaculação. A função normal da próstata depende da testosterona, hormônio masculino produzido nos testículos a partir da puberdade.

6 O que é câncer de próstata? O câncer de próstata é um dos cânceres mais frequentes em homens acima de 50 anos. Na maioria dos casos é curável, quando detectado precocemente e responde muito bem aos tratamentos. O tumor maligno ou câncer, cresce, não só comprimindo, mas também invadindo e destruindo tecidos sadios à sua volta.

7 Sinais e sintomas mais freqüentes É comum não aparecerem sintomas nos estágios iniciais do câncer de próstata. No entanto, quando aparecem, podem ser: Jato fino e/ou fraco; Micção intermitente; Urgência para urinar; Sangue na urina; Necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite; Dificuldade para iniciar micção e/ou para reter (segurar) a urina; Dores ou sensação de ardor nas vias urinárias; Dor ao ejacular; Dor contínua na parte inferior das costas, quadris ou parte superior das coxas.

8 Como é feito o diagnóstico?

9 Toque retal: o primeiro passo O toque retal é o primeiro passo para o diagnóstico. Usando uma luva e introduzindo o dedo através do ânus, o médico, geralmente, urologista, é capaz de sentir a presença de uma protuberância endurecida ou um aumento da próstata. Assim, ele pode detectar o câncer bem antes de os sintomas ocorrerem. Este exame deve fazer parte da rotina anual de todos os homens acima de 50 anos de idade. Aqueles que têm 1 ou mais parentes em 1º grau que tiveram câncer de próstata devem começar aos 40.

10 PSA Há um outro exame, que determina o nível do antígeno prostático específico (PSA) no sangue, que costuma elevar-se em homens com câncer de próstata e outras doenças prostáticas. Os dois exames (Toque retal e PSA) precisam ser feitos conjuntamente, pois um complementa o outro. Feitos estes exames, caso o médico suspeite de qualquer irregularidade, poderá solicitar exames adicionais como radiografias, exames de sangue, além da ultrassonografia transretal, acompanhada de uma biópsia.

11 Biópsia O único método seguro para confirmar o diagnóstico de câncer de próstata é a biópsia. Para isto, uma amostra do tecido prostático é retirada, comumente por punção da próstata, através de uma agulha inserida diretamente na glândula. Se a biópsia revelar a presença de câncer, outros testes serão necessários para avaliar a extensão da doença. Esta conduta, denominada estadiamento, permite ao médico fazer a melhor escolha de tratamento para cada caso. Estadiamento é o processo no qual o médico define o estágio de avanço das células malignas.

12 Outros exames que podem ser solicitados Raio X do tórax. Cintilografia óssea ou mapeamento ósseo. Testes de laboratório. Ultra-som transretal, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

13 Tratamentos

14 Tratamentos: A escolha do tratamento depende do histórico médico do paciente, de sua idade, de seu estado geral de saúde e do estadiamento da doença. O câncer de próstata geralmente tem cura, quando descoberto no início. No entanto, mesmo tendo se espalhado, responde bem aos tratamentos. Cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal são geralmente usados no combate ao câncer de próstata e, algumas vezes, pode ser necessária a combinação de tratamentos. Os tratamentos podem ser utilizados tanto para curar o paciente, como para reduzir a extensão da doença. Após avaliar o seu caso específico, o médico fará a melhor indicação terapêutica.

15 Tipos de tratamentos Cirurgia. Radioterapia Hormonioterapia. A escolha pelo tipo de tratamento nem sempre depende do estadiamento da doença. Muitas vezes, um paciente não necessita de qualquer tratamento, além de exames frequentes de controle. Outros, porém, com o mesmo estadiamento, podem necessitar de radioterapia ou de cirurgia para a remoção da próstata.

16 Fatores de risco A causa do câncer de próstata ainda não foi definida com precisão. De acordo com o INCA, os dois únicos fatores confirmadamente associados a um aumento do risco de desenvolvimento do câncer de próstata são a idade e história familiar. Por isso, se você se identificar com algum dos fatores citados, redobre a atenção e não deixe de fazer os exames preventivos.

17 Como prevenir? Fazer diariamente atividade física Ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais Reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal Manter o peso na medida certa Diminuir o consumo de álcool e não fumar Apesar de não serem conhecidas formas específicas para a prevenção do câncer de próstata, sabe-se que a adoção de hábitos saudáveis é capaz de evitar várias doenças, dentre elas o câncer em geral. Sendo assim, indica-se:

18 Considerações finais Se você acha a prevenção trabalhosa, saiba que na pratica ela é muito mais simples do que aparenta ser. Não deixe que o preconceito impeça você de fazer os exames preventivos. É preciso coragem para vencer a barreira do preconceito. Cuidar da sua saúde é garantir uma vida melhor para você e sua família.

19


Carregar ppt "A GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, em consonância com o calendário oficial das campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, disponibiliza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google