A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nesse banco... você deposita esperança. O que é medula óssea? A medula óssea, é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nesse banco... você deposita esperança. O que é medula óssea? A medula óssea, é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente."— Transcrição da apresentação:

1 Nesse banco... você deposita esperança

2 O que é medula óssea? A medula óssea, é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por tutano. Nela são produzidos os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo.

3 Qual a diferença entre medula óssea e medula espinhal? A Medula óssea, como descrito anteriormente, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos. A medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

4 O que é transplante de medula óssea? É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. Consiste na SUBSTITUIÇÃO de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

5 Quem necessita de transplante? Pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causadas por algum tipo de câncer no sangue, como por exemplo, leucemia e aplasia medular.

6 Como medula é removida? Existem duas formas de doar: Existem duas formas de doar: 1º - Por punção direta da medula. 1º - Por punção direta da medula. 2º Coleta pela veia periférica. 2º Coleta pela veia periférica.

7 Como é realizada a punção direta? A punção direta é realizada com agulhas finas na região da bacia em centro cirúrgico, com anestesia para o doador não sentir nenhuma dor. Retira-se uma quantidade de tutano medula, equivalente à uma bolsa de sangue. Este procedimento dura em média 40 minutos.

8 Como é realizada a coleta pela veia? A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias, que estimula a proliferação das células mãe que migram da medula para as veias e são retiradas. Este procedimento dura em média 4 horas.

9 Como é o transplante para o paciente? Depois de se submeter a um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a medula sadia como se fosse uma transfusão de sangue. Durante esse período o paciente fica mais exposto a episódios infecciosos e hemorragias. Por isso, deve ser mantido em regime de isolamento. Após a recuperação da medula, o paciente continua a receber tratamento, só que em regime ambulatorial, sendo necessário, por vezes, o comparecimento diário ao hospital.

10 Quais os riscos para o paciente? A boa evolução durante o transplante depende de vários fatores: o estágio da doença (diagnóstico precoce), o estado geral do paciente, boas condições nutricionais e clínicas, além, é claro, do doador ideal. Os principais riscos se relacionam às infecções e às drogas quimioterápicas utilizadas durante o tratamento. No transplante de medula, a rejeição é rara.

11 O que é compatibilidade? Para que se realize um transplante de medula é necessário que haja uma total compatibilidade tecidual entre doador e receptor. Caso contrário, a medula será rejeitada. Por isso, devem ser iguais entre doador e receptor. Esta análise é realizada em testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e receptor.

12 Porque doar é importante? É muito difícil encontrar um doador de medula compatível, mesmo na própria família. Em nosso país a mistura racial é muito grande, e isso dificulta ainda mais a procura pelo doador ideal. Portanto, a existência de um número cada vez maior de pessoas interessadas em doar, facilita a busca por um tipo de medula compatível.

13 Quais os riscos para o doador? Os riscos são praticamente inexistentes. Até hoje não há relato de nenhum acidente grave devido à este procedimento.

14 Qual a quantidade de medula óssea extraída? Menos de 10%. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta.

15 Se um doador compatível é encontrado qual é o procedimento? O próximo passo é ter certeza de que ele quer fazer a doação. Depois ele passa por um exame clínico para certificar seu bom estado de saúde. Não há nenhuma exigência quanto à mudanças de hábito de vida, de trabalho ou alimentação.

16 Como os pacientes recebem a medula óssea? Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas, a medula transplantada já está produzindo células novas.

17 1 EM 1 MILHÃO

18 Essa é a chance de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no Brasil. Clique para continuar...

19 VOCÊ VOCÊ SABIA QUE A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA É UM DOS PROCEDIMENTOS MAIS SIMPLES ENTRE AS DOAÇÕES E QUE VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA? Clique para continuar...

20 VOCÊ SABIA QUE NO BRASIL EXISTEM MAIS DE 1000 PESSOAS AGUARDANDO UMA MEDULA NÃO APARENTADA? Clique para continuar...

21 SE VOCÊ QUER AJUDAR, SEJA UM DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA. Clique para continuar...

22 O transplante de medula óssea é a esperança de cura para milhares de portadores de leucemias e outras doenças do sangue. FAÇA SUA PARTE! Clique para continuar...

23 COMO SE TORNAR UM DOADOR Clique para continuar...

24 1 Você precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. Clique para continuar...

25 2 Colher um simples exame de sangue para tipagem. Clique para continuar...

26 3 Seu sangue será tipado, que é um teste de laboratório para identificar sua tipagem HLA. Clique para continuar...

27 4 Sua tipagem HLA será cadastrada no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Clique para continuar...

28 5 Quando aparecer um paciente com uma medula compatível com a sua, você será chamado. Clique para continuar...

29 6 Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade. Clique para continuar...

30 7 Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação. Clique para continuar...

31 No primeiro momento, você só doa ESPERANÇA Clique para continuar...

32 Depois, se der certo você doa VIDA Clique para continuar...

33 AGORA É COM VOCÊ! Interessado em se tornar um doador? Então entre em contato conosco. Clique para continuar...

34 AMOR E AÇÃO – Associação da Medula Óssea do Hospital de Câncer de Barretos e todas as pessoas que necessitam do transplante, agradecem sua participação e apoio à esta campanha, que é de todos nós.

35

36

37

38 AFERESE COLETA DA MEDULA ÓSSEA

39 COLETA DE C.T.H. MEDULA ÓSSEA

40 Medula Óssea congelada a – 150ºC

41 Descongelamento e Infusão das C.T.H.

42 INFUSÃO DAS C.T.H. MEDULA ÓSSEA


Carregar ppt "Nesse banco... você deposita esperança. O que é medula óssea? A medula óssea, é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google