A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL."— Transcrição da apresentação:

1 CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL

2 A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE

3 O que são células estaminais? Células estaminais são células que se podem diferenciar em diversos tipos celulares, tendo igualmente a capacidade de se auto-renovar. Estas células podem transformar-se em células especializadas durante o desenvolvimento embrionário, como por exemplo, células do músculo cardíaco, glóbulos vermelhos ou células da pele. A placenta e o cordão umbilical contêm uma grande quantidade de células estaminais. Imediatamente após o parto, o sangue do cordão umbilical pode ser colhido, e as células estaminais aí presentes podem ser isoladas e preservadas. A recolha do sangue do cordão umbilical só pode ser feita logo após o nascimento do bebé. A Crioestaminal dá- lhes esta oportunidade de preservar as células estaminais do vosso filho.

4 Porquê preservar as células estaminais do vosso bebé? A utilização de células estaminais já provou ser de extrema importância no tratamento de um grande número de doenças graves. Até muito recentemente, em caso de desordens malignas do sangue (como em formas específicas de leucemia), os médicos recorriam a transplantes de medula óssea para aumentar o número de células sanguíneas saudáveis no doente. No entanto, podiam surgir complicações sérias como a rejeição. Entre 30 e 50 por cento dos pacientes não conseguiam sequer encontrar dador compatível. Nos últimos 17 anos, a utilização de células estaminais retiradas do cordão umbilical revelou- se uma alternativa preciosa aos transplantes de medula óssea nestes doentes, especialmente em crianças e adolescentes. A vantagem de criopreservar as células estaminais próprias é beneficiar da disponibilidade imediata no caso de serem necessárias. Além disso, os riscos de rejeição deixam de existir. É por isso de extrema importância para o futuro do vosso filho preservar as suas células estaminais.

5 COMO É QUE AS CÉLULAS SÃO CRIOPRESERVADAS NO LABORATÓRIO? Em primeiro lugar, é feito um teste bacteriológico à amostra de sangue. De seguida, procede-se ao isolamento das células estaminais e a um exame envolvendo diferenciação de leucócitos. Toda a informação acerca das células estaminais é armazenada na nossa base de dados em nome do bebé. A cada amostra é atribuída uma etiqueta identificadora com um código de barras exclusivo, sendo garantida a sua confidencialidade. Alguns estudos demonstram que as células estaninais do sangue do cordão umbilical criopreservadas durante 15 anos mantêm todas as suas propriedades. No entanto, crê-se que estas células poderão ser mantidas nestas condições por mais de 20 anos.

6 Comparado com a medula óssea de um adulto, o sangue do cordão umbilical é mais rico em células estaminais hematopoiéticas.

7 Análises Análises necessárias durante a gravidez: Para se poder avançar para a criopreservação das células estaminais a mãe terá de apresentar comprovativo da realização das análises durante a gravidez ao CMV IgM, CMV IgC, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e HIV I e II. A Crioestaminal encarregar-se-á de repetir estas análises ao sangue do cordão umbilical aquando do processamento do mesmo no laboratório, através da tecnologia avançada de PCR. Desta forma não é necessária a realização das análises no pós-parto. Recolha Como é recolhido o sangue do cordão umbilical? A recolha, feita imediatamente após o parto, é totalmente indolor, tanto para a mãe como para o bebé, além de não apresentar qualquer risco. Depois do cordão umbilical apertado e cortado, o sangue é recolhido para um saco apropriado que é enviado para o laboratório de isolamento e criopreser- vação num período de 48 horas após o parto. Todo o material necessário para se efectuar a recolha do sangue é fornecido no kit que é disponibilizado pela Crioesta- minal, e que foi alvo de uma avaliação de conformidade por parte do Infarmed.

8 CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE Para mais informações, consulte o site ou contacte a Crioestaminal através do ou por telefone para o número


Carregar ppt "CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google