A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Feito Por: Marco António Morais da Silva n. 501011291 APRESENTAÇÃO SOBRE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Feito Por: Marco António Morais da Silva n. 501011291 APRESENTAÇÃO SOBRE."— Transcrição da apresentação:

1 Feito Por: Marco António Morais da Silva n APRESENTAÇÃO SOBRE

2 A Crioestaminal é pioneira em Portugal no isolamento e criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical. A Crioestaminal proporciona aos pais dos recém-nascidos a possibilidade de isolar e criopreservar as células estaminais do sangue do cordão umbilical. Estas células têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares, tendo igualmente a capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente. A Crioestaminal desenvolve a sua actividade em parceria com a Cryo-Save, uma conceituada empresa europeia com vasta experiência no isolamento e criopreservação de células estaminais. Apresentação

3 MISSÃO Permitir o acesso das pessoas às mais avançadas tecnologias na área da saúde e a uma equipa de profissionais qualificada e fortemente empenhada em dar um forte contributo para melhorar a sua qualidade de vida.

4 Células Estaminais Células estaminais são células que se podem diferenciar em diversos tipos celulares, tendo igualmente a capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente. As células estaminais com potencial mais abrangente são as células estaminais embrionárias, derivadas da massa interior do blastócito. Estas células podem dar origem a todos os tipos celulares do indivíduo adulto, mas não ao organismo inteiro (daí serem pluripotentes, não totipotentes como o zigoto). À medida que o desenvolvimento do organismo avança, o potencial das células estaminais passa a ser mais restrito, podendo originar células da sua linhagem embrionária mas não de outras linhagens (multipotência).

5 Células Estaminais No organismo adulto, as células estaminais adultas encontram-se presentes em órgãos como a medula óssea, a pele ou o intestino, que têm um elevado grau de perda celular, requerendo uma substituição constante das suas células. Deste modo, as células estaminais adultas diferenciam-se preferencialmente em células do mesmo tipo do órgão de onde derivam.

6 Interesses Científicos da Crioestaminal A estratégia de investigação definida pela Crioestaminal tem como objectivo o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores direccionados para o mercado da saúde e biotecnologia. Neste sentido foram estabelecidos protocolos de colaboração com entidades de referência do sistema científico e tecnológico nacional, com experiência na área das células estaminais e da biotecnologia em geral. Um dos grandes interesses da nossa investigação é alargar o leque de aplicações das células estaminais do sangue do cordão umbilical, nomeadamente a sua utilização futura em medicina regenerativa para reparação de tecidos danificados.

7 Interesses Científicos da Crioestaminal PROJECTOS O projecto Isolamento e Caracterização de Células Precursoras Endoteliais, em parceria com o Instituto de Medicina Molecular de Lisboa e coordenado pelo Doutor Sérgio Dias, que possui laboratórios no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa, tem por objectivo estudar a sub-população de células estaminais precursoras endoteliais existentes no sangue do cordão umbilical. Estas células têm uma importante função na regeneração das paredes dos vasos sanguíneos, podendo vir a ter aplicações terapêuticas no tratamento de doenças resultantes da destruição dos vasos sanguíneos, tais como a isquémia cardíaca, doenças vasculares, entre outras.

8 Interesses Científicos da Crioestaminal PROJECTOS O projecto Produção de factores de crescimento, a decorrer em parceria com o BIOCANT e com a orientação do Prof. Doutor Carlos Faro, tem como objectivo a produção de formas precursoras de alguns factores de crescimento (pequenas moléculas usadas na expansão e diferenciação celulares) para serem comercializadas no mercado internacional como reagentes de laboratório. Embora os factores de crescimento produzidos no âmbito deste projecto só possam ser utilizados para fins de investigação, existe a possibilidade de a tecnologia desenvolvida servir de base ao desenvolvimento de um processo de produção em larga escala em ambiente GMP para fins terapêuticos.

9 Crio Preservação A nossa missão é permitir o acesso das pessoas às mais avançadas tecnologias na área da saúde e a uma equipa de profissionais qualificada e fortemente empenhada em dar um forte contributo para melhorar a sua qualidade de vida. A Crioestaminal é pioneira em Portugal no isolamento e criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical. Estas células têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares, tendo igualmente a capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente. A criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical tem como objectivo a sua eventual utilização no tratamento de diversas doenças ao longo da vida do próprio recém-nascido e também dos seus familiares.

10 Crio Preservação O isolamento das células estaminais e a sua criopreservação são feitos em parceria com a Cryo-Save nos seus laboratórios na Bélgica, acreditados segundo a norma ISO EN 17025, seguindo os mais elevados padrões de qualidade e respeitando todas as exigências legais, o que garante um rigoroso controlo de todos os processos. A Cryo-Save é uma conceituada empresa europeia com uma vasta experiência no isolamento e criopreservação de células estaminais, que presta este serviço em vários países (Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Suíça, Áustria, Irlanda, Hungria, Suécia, Dinamarca, Noruega e Grécia).


Carregar ppt "Feito Por: Marco António Morais da Silva n. 501011291 APRESENTAÇÃO SOBRE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google