A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia"— Transcrição da apresentação:

1 Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia
TRABALHO DE CIÊNCIAS Colégio Salvatoriano Bom Conselho Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia Nomes: Guilherme Corrêa e Guilherme Brandielle Professora: Lisene Maroso Turma: 7ªb Passo Fundo, julho de 2011

2 Parte 1 HEMOFILIA

3 Tratamento O tratamento da hemofilia evoluiu muito e, basicamente, consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Paciente com hemofilia A recebe a molécula do fator VIII, e com hemofilia B, a molécula do fator IX. Os hemocentros distribuem gratuitamente essa medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde. Quanto mais precoce for o início do tratamento, menores serão as seqüelas que deixarão os sangramentos. Por isso, o paciente deve ter em casa a dose de urgência do fator anti-hemofílico específico para seu caso e ser treinado para aplicá-la em si mesmo tão logo apareçam os primeiros sintomas.

4 O que é? A doença ocorre devido a mutações no gene de fator 8 ou 9 da coagulação sanguínea e que se encontram no cromossoma X. Normalmente, quando ocorre a hemorragia, o organismo inicia uma resposta em duas etapas para interromper o episódio. Na primeira etapa as plaquetas tornam-se viscosas e acumulam-se no local do ferimento formando uma rede de plaquetas. Depois, a coagulação do sangue rapidamente repõe a rede de plaquetas instáveis com um coágulo de fibrina quimicamente estável. Isso acontece por uma série de reações enzimáticas no sangue envolvendo substâncias chamadas fatores de coagulação

5 Leucemia e Medula Óssea
PARTE 2 Leucemia e Medula Óssea

6 O que é Leucemia? Tipo de câncer em que certos leucócitos proliferam de maneira descontrolada. - Os leucócitos defendem o organismo contra germes, vírus e corpos estranhos de toda espécie. www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/.../site/.../leucemia  Medula Óssea: A medula óssea (que se encontra na parte central dos ossos) perde a capacidade de produzir hemácias e a própria produção de sangue se mostra afetada, o que resulta em anemia. Os que sofrem de leucemia podem apresentar aumento de volume do baço e dos gânglios linfáticos.

7 TRATAMENTO PARA LEUCEMIA AGUDA
O tratamento para leucemia aguda precisa de tratamento imediato. O objetivo do tratamento é destruir sinais de leucemia no corpo e fazer desaparecer os sintomas. Isso é chamado remissão. TRATAMENTOS PARA LEUCEMIA CRÔNICA É necessário para o tratamento da leucemia crônica, controlar a doença e seus sintomas. O paciente pode receber terapia de manutenção para ajudar a manter o câncer em remissão, porém a leucemia crônica raramente pode ser curada com quimioterapia.

8 Prevenção da Leucemia:
Uma das formas de prevenção da Leucemia, é comer alimentos que contém Flavonóide natural de apigenina, um dos alimentos que possuem esse componente são frutas e vegetais. Esse componente é capaz de travar o desenvolvimento de dois tipos de células da Leucemia, e assim diminui as probabilidades de sua sobrevivência.

9 Parte 3 Anemia

10 O que é anemia? A anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue). É através da Hemoglobina  que o sangue transporta oxigênio para todas as partes do nosso corpo. Sintomas:Os sintomas desta doença não são muito claros, mas os mais comuns são: sensação de fraqueza ou fadiga e, em alguns casos, dificuldade de concentração. Nos casos mais graves podem ocorrer ainda desde a dificuldade para respirar durante esforços físicos, até problemas no coração. A anemia pode levar uma pessoa doente a morte, caso não seja tratada adequadamente.


Carregar ppt "Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google