A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sangue É um tecido conjuntivo líquido. É constituído por diversos tipos de células (elementos figurados),que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sangue É um tecido conjuntivo líquido. É constituído por diversos tipos de células (elementos figurados),que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sangue É um tecido conjuntivo líquido. É constituído por diversos tipos de células (elementos figurados),que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca de 45% de volume total. São divididos em leucócitos (células de defesa) eritrócitos (transporte de oxigênio) e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea). Os 55% restantes são formados por uma parte líquida chamada plasma (ou soro - plasma sem fibrinogênio).

3 Responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regulação da temperatura interna e proteção de nosso corpo.

4 Um adulto possui cerca de 5 litros de sangue circulando em seu corpo.
O líquido ganha importância especial na defesa da integridade do organismo, pois nele estão concentrados os principais meios de defesa contra o ataque de agentes externos. 

5 A maior parte do plasma sanguíneo é composta por água (93%), daí a importância de sempre nos mantermos hidratados ingerindo bastante líquido. Nos 7% restantes encontramos: oxigênio, glicose, proteínas, hormônios, vitaminas, gás carbônico, sais minerais, aminoácidos, lipídios, ureia, glicose...

6 O plasma, o componente líquido, é formado por 90% de água, 1% de substâncias inorgânicas (como potássio, sódio, ferro, cálcio, ...), 7% de proteínas plasmáticas (albumina, imunoglobulinas e fibrinogênio, principalmente) e 1% de substâncias orgânicas não proteicas, resíduos resultantes do metabolismo e hormônios. Apresenta dissolvidos gases como oxigênio e dióxido de carbono. Devido à presença da molécula da hemoglobina nas hemácias, nos animais vertebrados o sangue é de cor vermelha. A quantidade total de sangue no Homem representa cerca de 8% de sua massa total.

7

8

9

10

11 Glóbulos vermelhos ou hemácias ou eritrócitos

12 Origem: Medula Óssea Função: transportar oxigênio para os tecidos
Origem: Medula Óssea Função: transportar oxigênio para os tecidos. Responsável pela coloração vermelha do sangue. Hemácias (glóbulos vermelhos

13 Hemácias (glóbulos vermelhos / células vermelhas / eritrócitos).
- Células discoides, bicôncavas, com 7 a 8 um (micrômeros).  - Função ligada ao transporte de gases (gás carbônico e oxigênio). - Realizam hematose. - Produzidas na medula óssea vermelha dos ossos longos e chatos. - Vida média de 120 dias. - São anucleadas quando adultas. - Quantidade na mulher de 4,5 – 5,0 milhões por mm3 de sangue e o homem de 5,0 – 5,5 milhões. - Policemia ou poliglobulia – aumento na quantidade. - Anemia ou hipoglobulia – diminuição na quantidade. - Retiradas do sangue quando mortas pelo fígado e pelo baço. - Contém aglutinogênio. - Contém hemoglobina = carboemoglobina e oxiemoglobina.

14

15 Glóbulos brancos ou leucócitos
Responsáveis pela defesa de nosso corpo. Eles protegem nosso organismo contra a invasão de micro-organismos indesejados (vírus, bactérias e fungos). De forma bastante simples, podemos dizer que eles são nossos "soldadinhos de defesa".

16

17 Leucócitos São os elementos figurados menos numerosos do sangue, na espécie humana existem cerca de 7000 a deles por mm³ de sangue. Em certas circunstâncias, porém, a taxa de leucócitos pode se elevar consideravelmente, chegando a ou mais por mm³ de sangue. A esse fenômeno denomina-se leucocitose. A leucocitose é frequente nos indivíduos portadores de infecção, caso em que o organismo, "numa atitude de defesa", aumenta a produção de glóbulos brancos. Em situação inversa, na leucopenia, o teor de leucócitos no sangue é baixo, o que aumenta a suscetibilidade à doenças em geral.

18 Leucócitos (glóbulos brancos)
Origem: medula óssea, gânglios linfáticos, baço, timo e amídalas. São compostos pelos elementos: Neutrófilos: absorvem e matam bactérias, vírus e fungos. Eosinófilos: participam das reações alérgicas, produzindo histamina. Basófilos: participam das reações alérgicas, produzindo histamina e heparina. Linfócitos B e T: Participam dos processos de defesa imunitária, produzindo e regulando a produção de anticorpos. Monócitos: absorvem as bactérias, corpos estranhos e participam do processo da imunidade.

19

20

21

22

23 Plaquetas São fragmentos de células, presentes no sangue, que realizam a coagulação, evitando assim a perda excessiva de sangue (hemorragia). São encontradas em cada gota de sangue cerca de a plaquetas.

24 Plaquetas (trombócitos)
- Produzida a partir de células gigantes (megacariócitos) da medula.  - Trombocitose (aumento) - Trombocitopenia (diminuição) 

25

26 Plaquetas Origem: medula óssea Função: participam dos processos de coagulação do sangue. Quando algum vaso é lesionado, são elas que agem no processo inicial de estancamento do sangramento nestas lesões.

27

28

29

30 Em cerca de 30 a 60 minutos após a formação do coágulo, parte do líquido do coágulo é eliminada e forma-se a “casca” da ferida. Esse líquido que sai é o soro. A composição do soro é equivalente à do plasma sanguíneo, exceto pelo fato de não possuir mais fibrinogênio e os demais fatores coagulantes. Durante cinco dias as plaquetas circulam no sangue. Após este período, o baço a retém e a destrói.  Quando o  baço  de um indivíduo não está em pleno funcionamento ou em casos em que ele é retirado, o número de plaquetas é aumentado. Do contrário, em pessoas com hiperesplenismo (atividade aumentada do baço) ocorre uma diminuição do número de plaquetas.

31 A coagulação Tromboplastina --> protrombina --> Ca --> trombina-->? fibrinogênio --> fibrina Quando há lesão na parede do vaso sangüíneo, as plaquetas daquela região liberam a tromboplastina que “inativa” a heparina. Com isso, em presença de Ca, protrombina passa a trombina. A trombina age sobre o fibrinogênio e o leva a fibrina, que é uma proteína fibrosa em forma de “rede de fibrina”, em cujas malhas ficam presas hemácias,leucócitos e plaquetas, formando uma massa compacta, o coágulo. Tromboplastina ou tromboquinase: liberada pelas plaquetas inativa a heparina Fibrinogênio:encontrada no plasma Protrombina: existe no sangue circulante Trombina (fibrinofermento): A antitrombina ou heparina Produzida pelos mastócitos – tecido conjuntivo) impede a transformação de protrombina para trombina.

32

33 - Uma única gota de sangue contém 250 milhões de células - São necessários cerca de oito dias para fabricar um glóbulo vermelho que vive em média 120 dias. - O pus que se forma em uma ferida é formado por glóbulos brancos - A medula óssea produz 9 milhões de hemácias por hora.

34


Carregar ppt "Sangue É um tecido conjuntivo líquido. É constituído por diversos tipos de células (elementos figurados),que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google