A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sangue 1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sangue 1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?"— Transcrição da apresentação:

1 Sangue 1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?

2 Sangue: tecido conjuntivo sanguíneo Transporte – sistema de transporte de substâncias; Transporte – sistema de transporte de substâncias; Defesa do organismo; Defesa do organismo; Distribuição de calor; Distribuição de calor; Coagulação. Coagulação.

3 2. Composição do sangue Sangue: Elementos figurados

4 Sangue: plasma sanguíneo.

5 3. Plasma sanguíneo: definição, características e função. Plasma: parte líquida do sangue. Água Água Glicose Glicose Sais minerais Sais minerais Anticorpos Anticorpos Proteínas Proteínas Hormônios Hormônios Ureia Ureia Lipoproteínas(LDL,HDL) Lipoproteínas(LDL,HDL) Outros Outros O plasma sanguíneo é o componente líquido do sangue, no qual as células sanguíneas estão suspensas. O plasma é um líquido de cor amarelada e é o maior componente único do sangue, compondo cerca de 55% do volume total de sangue. O plasma sanguíneo é o componente líquido do sangue, no qual as células sanguíneas estão suspensas. O plasma é um líquido de cor amarelada e é o maior componente único do sangue, compondo cerca de 55% do volume total de sangue.líquido sanguecélulas sanguíneasvolumelíquido sanguecélulas sanguíneasvolume

6 4- Elementos figurados: tipos, características gerais e funções. 4.1 Hemácia: o transporte de gases.

7 4.2 Leucócitos: a defesa do corpo.

8 4.3 Plaquetas: coagulação.

9 5.Sangue: Grupos Sanguíneos Características e doação O tipo sanguíneo em humanos é condicionado por alelos múltiplos. São quatro os tipos de sangue: A, B, AB e O. Cada um destes tipos é caracterizado pela presença ou ausência de aglutinogênio, nas hemácias, e aglutinina, no plasma sanguíneo. Os aglutinogênios são substâncias encontradas na membrana plasmática das hemácias e que funcionam como antígenos quando introduzidos em indivíduos que não os possuam. Existem dois tipos de aglutinogênios: A e B. O tipo sanguíneo em humanos é condicionado por alelos múltiplos. São quatro os tipos de sangue: A, B, AB e O. Cada um destes tipos é caracterizado pela presença ou ausência de aglutinogênio, nas hemácias, e aglutinina, no plasma sanguíneo. Os aglutinogênios são substâncias encontradas na membrana plasmática das hemácias e que funcionam como antígenos quando introduzidos em indivíduos que não os possuam. Existem dois tipos de aglutinogênios: A e B. As aglutininas são substâncias presentes no plasma sanguíneo e que funcionam como anticorpos que reagem com antígenos estranhos. Existem dois tipos de aglutininas: anti-A e anti-B. As aglutininas são substâncias presentes no plasma sanguíneo e que funcionam como anticorpos que reagem com antígenos estranhos. Existem dois tipos de aglutininas: anti-A e anti-B. Sistema RH Indivíduos com sangue Rh+ possuem o fator Rh em suas hemácias e apresentam aglutinação do sangue quando entram em contato com anticorpos anti-Rh. Aqueles que não possuem o fator Rh em suas hemácias são chamados Rh- e não apresentam reação de aglutinação quando em contato com anticorpos anti-Rh. Quando um indivíduo Rh- recebe sangue Rh+, ele passa a produzir anticorpos anti-Rh. Indivíduos com sangue Rh+ possuem o fator Rh em suas hemácias e apresentam aglutinação do sangue quando entram em contato com anticorpos anti-Rh. Aqueles que não possuem o fator Rh em suas hemácias são chamados Rh- e não apresentam reação de aglutinação quando em contato com anticorpos anti-Rh. Quando um indivíduo Rh- recebe sangue Rh+, ele passa a produzir anticorpos anti-Rh.

10

11 Quer saber seu tipo sanguíneo? Tipagem sanguínea

12

13 Eristoblastose Fetal Doença Hemolítica do recém nascido


Carregar ppt "Sangue 1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google