A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupos Sanguíneos - O sangue é constituído por uma parte líquida chamada plasma. - No sangue, estão mergulhadas células ou fragmentos de células, conhecidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupos Sanguíneos - O sangue é constituído por uma parte líquida chamada plasma. - No sangue, estão mergulhadas células ou fragmentos de células, conhecidos."— Transcrição da apresentação:

1 Grupos Sanguíneos - O sangue é constituído por uma parte líquida chamada plasma. - No sangue, estão mergulhadas células ou fragmentos de células, conhecidos como elementos figurados. São eles: Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos Plaquetas

2 Grupos Sanguíneos Por meio de centrifugação, podemos separa esses componentes do sangue...

3 Composição Sangue Desse processo, forma-se um líquido claro, o PLASMA, que representa cerca de 55% do sangue. Nele há várias proteínas, entre elas, o fibrinogênio, que participa do processo de coagulação. Além do plasma, forma-se um depósito de células, onde as HEMÁCIAS são as células sanguíneas mais numerosas

4 A descoberta dos grupos sanguíneos (1900) Médico austríaco Karl Landsteiner: Quando amostras de sangue de determinadas pessoas eram misturadas, as hemácias se juntavam, formando aglomerados semelhantes a coágulos. Quando, em uma transfusão, uma pessoa recebe um tipo de sangue incompatível com o seu, as hemácias transferidas vão se aglutinando assim que penetram na circulação, formando aglomerados compactos que podem obstruir os capilares, prejudicando a circulação do sangue.

5 A descoberta dos grupos sanguíneos O médico concluiu que determinadas pessoas têm sangues incompatíveis, e, de fato, as pesquisas posteriores revelaram a existência de diversos tipos sanguíneos, nos diferentes indivíduos da população. Também concluiu que a incompatibilidade entre certos grupos sanguíneos deve-se a uma reação imunológica entre substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo e substâncias presentes na membrana das hemácias.

6 Antígenos e Anticorpos Cada ser vivo possui um grupo de proteínas diferentes de qualquer outro ser. Assim, quando uma bactéria ou um organismo estranho penetra no corpo: Suas proteínas serão consideradas estranhas (ANTÍGENOS) e inicia-se a produção de proteínas (ANTICORPOS) pra neutralizar esses antígenos.

7 Antígenos e Anticorpos Os anticorpos são específicos: Para cada tipo de antígeno é produzido apenas um tipo de anticorpo, com forma complementar a do antígeno.

8 Sistema ABO Em 1902, Karl Landsteiner e seus colaboradores conseguiram classificar o sangue humano em quatro tipos, denominados: A, B, AB e O. Esses grupos foram relacionados à presença de certos antígenos na membrana dos glóbulos vermelhos.

9 Sistema ABO Grupo AB – Receptor Universal Grupo O – Doador Universal

10 Teste para determinar o Grupo Sanguíneo

11 Sistema ABO

12 Sistema Rh

13 Teste para determinar o Sistema Rh

14 Sistema Rh

15 Transfusões no Sistema Rh Lembrando: Os antígenos das hemácias do doador devem ser compatíveis com os anticorpos do plasma do receptor.

16 Coagulação (aglutinação) Sanguínea

17

18 Eritroblastose Fetal Também chamada de Doença Hemolítica do recém-nascido. Esta doença surge quando uma mãe Rh- casada com um homem Rh+, que já deu a luz a uma criança Rh+ ou que já tenha entrado em contato com sangue Rh+ (durante uma transfusão sanguínea inadequada) dá a luz a uma segunda criança com sangue Rh+. A doença ocorre nesse segundo filho. Mãe Rh- X Pai Rh+ Primeiro filho Rh+ Segundo filho Rh+

19 Eritroblastose Fetal Há duas possibilidades para a ocorrência dessa doença: Se o homem for homozigoto: Se o filho for Rh-, terá o mesmo padrão da mãe e não haverá incompatibilidade entre eles. Se o homem for heterozigoto: Se o filho for Rh+, alguns dias antes do nascimento e principalmente durante o parto, uma parte do sangue do feto escapa para o organismo materno, que é estimulado a produzir anticorpos Anti-Rh.

20 Eritroblastose Fetal Como a produção não é imediata, o primeiro filho nascerá livre de problemas Em uma segunda gestação, os anticorpos maternos, já concentrados no sangue, atravessam a placenta e podem provocar aglutinação das hemácias do feto, que serão fagocitadas e destruídas.

21 Eritroblastose Fetal Complicações: Anemia (pela destruição das hemácias); Icterícia (amarelão: bilirrubina que se deposita nos tecidos); Surdez e deficiência mental (bilirrubina que se deposita no cérebro); Pode ocorrer aborto involuntário. A destruição as hemácias do feto e do recém-nascido leva seus órgão produtores de sangue a lançarem na circulação hemácias ainda jovens, os ERITROBLASTOS.

22 Eritroblastose Fetal Prevenção: Até três dias após o parto, da primeira criança Rh+, a mãe deve receber uma aplicação de anticorpos anti Rh. Esses anticorpos destroem as hemácias deixadas pelo feto no sangue da mãe. Impedindo assim o desencadeamento da produção de anticorpos maternos. Com o tempo, esses anticorpos são eliminados. Como o organismo não aprendeu a fabricar esses anticorpos, a mãe está livre para uma segunda gravidez.

23 Sistema MN Em 1927, foram descobertos outros dois tipos de aglutinogênios no sangue humano, designados aglutinogênio M e aglutinogênio N. Foi verificado que algumas pessoas apresentavam apenas alguns desses aglutinogênios, enquanto que outras apresentavam os dois juntos. Estabeleceu-se então o sistema MN, com os grupos sanguíneos M, N e MN. No sistema MN os grupos sanguíneos são determinados por um par de alelos co-dominantes, não se tratando de polialelia. Outra diferença verificada em relação ao sistema ABO é que os anticorpos para esses aglutinogênios não ocorrem naturalmente no plasma dos indivíduos. Assim, os anticorpos anti-M e anti-N são produzidos apenas quando há estímulos: se um indivíduo do grupo M receber sangue de um indivíduo do grupo N, haverá produção de anticorpos anti-N. E ao contrário também.

24 Sistema MN Como se trata de um caso de co-dominância entre dois alelos, os genótipos e respectivos fenótipos para o sistema MN são: GENÓTIPOSFENÓTIPOS LMLM ou MMGrupo M LNLN ou NNGrupo N LMLN ou MNGrupo MN

25 Sistema MN Como se trata de um caso de co-dominância entre dois alelos, os genótipos e respectivos fenótipos para o sistema MN são: GENÓTIPOSFENÓTIPOS LMLM ou MMGrupo M LNLN ou NNGrupo N LMLN ou MNGrupo MN

26 Sistemas ABO e Rh

27


Carregar ppt "Grupos Sanguíneos - O sangue é constituído por uma parte líquida chamada plasma. - No sangue, estão mergulhadas células ou fragmentos de células, conhecidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google