A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Células do Sangue.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Células do Sangue."— Transcrição da apresentação:

1 Células do Sangue

2 SANGUE O sangue é constituído por um líquido amarelado, o plasma, e por células e fragmentos de células - elementos figurados.

3

4 SANGUE Constituição do Plasma Sanguíneo: 90% de solução aquosa
10% de compostos de pequeno e alto peso molecular: * 7% = proteínas plasmáticas (albumina, imunoglobulina, fibrinogênio, lipoproteínas) * 0,9% = sais inorgânicos * 2,1% = compostos orgânicos (vitaminas, hormônios, enzimas, gases, aa, etc).

5 PLASMA – todos os componentes da matriz extracelular com 90% de água
Sangue: tecido conjuntivo rico em células e matriz extracelular PLASMA – todos os componentes da matriz extracelular com 90% de água SORO – plasma sem fibrinogênio

6 Funções: Transporte de O2 e substâncias nutritivas;
Eliminação de anidrido carbônico e outros resíduos do metabolismo; Regulação do meio interno (homeostase), juntamente com os sistemas nervoso e endócrino

7 Onde o SANGUE é produzido ?
MEDULA ÓSSEA VERMELHA. A Hemocitopoese (ou hematopoese) é o processo de formação, maturação e liberação na corrente sanguínea das células do sangue.

8 Medula óssea 4 a 6% do peso corporal
Variedades: vermelha (hemopoética) e amarela (tecido adiposo) Células-tronco: pluripotentes e unipotentes (formadoras de colônias) Ação de fatores de crescimento

9 Vamos olhar a medula óssea mais de perto!
Tecido mielóide Osso Vamos olhar a medula óssea mais de perto! Tecido mielóide

10 Elementos figurados do sangue
Glóbulos Vermelhos: Células anucleadas denominadas eritrócitos ou hemácias. Plaquetas: Fragmentos citoplasmáticos derivados da célula megacariócito. Glóbulos Brancos: Também conhecidos como leucócitos.

11 SANGUE 1 - Eritrócitos 2 - Plaquetas 3- Linfócitos 4 - Neutrófilos
5 -  Eosinófilos 6 -  Monócitos

12 Eritrócitos ou Hemácias
(glóbulos vermelhos) Disco bicôncavo (7,2 a 7,5µm) Anucleadas em mamíferos; 4,5 a 5,5 milhões por mm3 Tempo de vida: 120 dias,

13 Origem das hemácias a partir dos eritroblastos – expulsão do núcleo.

14 Elementos figurados do sangue
 Eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias): transporte de gases (oxigênio e gás carbônico) através da hemoglobina.  

15 FUNÇÕES DA HEMÁCIAS: transporte de oxigênio através da Hb
A hemoglobina é uma proteína composta por duas porções: Porção globina (grupo protéico – formado por aminoácidos); Porção heme (grupo prostético – formado por átomos de FERRO*) * É a porção heme da hemoglobina responsável pelo transporte de oxigênio.

16 morrem por envenenamento por monóxido de carbono (CO).
Curiosidade: As pessoas que ficam presas em áreas com pouco ventilação e veículo à gasolina em funcionamento, ou fogão a gás vazando ou em um prédio em chamas, morrem por envenenamento por monóxido de carbono (CO).

17 Elementos figurados do sangue
 Leucócitos (glóbulos brancos): são células especializadas na defesa do organismo, combatendo vírus, bactérias e outros agentes invasores que penetram no corpo.

18 Elementos figurados do sangue
 Leucócitos (glóbulos brancos) Classificação dos leucócitos Granulócitos (apresentam grânulos no citoplasma) Agranulócitos (não apresentam grânulos no citoplasma)

19 Neutrófilo Fagocitar elementos estranhos ao organismo.
Nº aproximado em cada mm3 : 3900 a 4.800 1 - Eritrócitos 2 -  Neutrófilo

20 50 – 70% dos leucócitos do sangue.
GLÓBULOS BRANCOS GRANULÓCITOS NEUTRÓFILO Quantidade: 50 – 70% dos leucócitos do sangue.

21 Grânulos grandes no citoplasma.
GLÓBULOS BRANCOS GRANULÓCITOS EOSINÓFILO Núcleo bilobulado. Grânulos grandes no citoplasma. Fagocitam o complexo Antígeno-Anticorpo de uma reação Imunológica. Quantidade: Correspondem a 2 – 3% dos leucócitos do sangue.

22 Eosinófilo Em doenças alérgicas ou provocadas por parasitas intestinais há aumento do número dessas células. Nº aproximado em cada mm3 : 240 1 - Eosinófilo 2 - Plaquetas

23 Basófilo Liberar heparina (anticoagulante) e histamina (substância vasodilatadora liberada em processos alérgicos). Nº aproximado em cada mm3 : 80. 1 - Basófilo 2 - Eritrócitos

24 Correspondem a 0,5 % dos leucócitos do sangue.
GLÓBULOS BRANCOS GRANULÓCITOS BASÓFILOS Sob a ação de estímulos, liberam seus grânulos de histamina e heparina para o meio extracelular, ocasionando o processo alérgico. Correspondem a 0,5 % dos leucócitos do sangue.

25 Correspondem a 20 – 30% dos leucócitos do sangue.
GLÓBULOS BRANCOS AGRANULÓCITOS LINFÓCITOS Os linfócitos B se diferenciam em uma célula produtora de anticorpos – o PLASMÓCITO. Os linfócitos T são especializados em reconhecer antígenos ligados à superfície de outras células e desencadearem a resposta imunológica. Correspondem a 20 – 30% dos leucócitos do sangue.

26 Linfócitos Linfócitos T auxiliares: ativados, estimulam a proliferação de linfócitos B e de linfócitos T citotóxicos; Linfócitos T citotóxicos: produzem substâncias que mudam a permeabilidade das células invasoras, provocando sua morte.  Linfócitos T supressores: determinam o momento de parar a produção dos anticorpos. Linfócitos  B: que formarão os plasmócitos do tecido conjuntivo, células responsáveis pela produção de anticorpos específicos no combate.

27 Componentes Celulares do Sistema Imune Adquirido

28

29 1 - Linfócito 2 - Eritrócitos

30 Monócito Núcleo em forma de rim ou ferradura.
Função: Fagocita bactérias, vírus e fungos. Nº aproximado em cada mm3 : 480 1 - Monócito 2 - Eritrócitos

31 Correspondem a 3 – 10% dos leucócitos do sangue.
GLÓBULOS BRANCOS AGRANULÓCITOS MONÓCITOS Depois de atravessar a parede dos vasos sanguíneos ( DIAPEDESE), os monócitos penetram nos tecidos e se diferenciam em MACRÓFAGOS e fagocitam vírus, bactérias e fungos. OBS: no osso, se diferenciam em OSTEOCLASTOS. Correspondem a 3 – 10% dos leucócitos do sangue.

32 CURIOSIDADE Denomina-se LEUCOCITOSE o fenômeno em que o número de leucócitos sobe acima de /mm³ de sangue e LEUCOPENIA quando desce abaixo de 2.000/mm³ de sangue. Na LEUCEMIA (câncer de leucócitos) encontramos mais de 100 mil leucócitos/mm³ de sangue e estes glóbulos brancos são imaturos e, portanto, não funcionais.

33 Fragmentos de células Plaquetas (ou trombócitos): minúsculos discos que participam do processo de coagulação sangüínea. Representam fragmentos anucleados de megacariócitos da medula óssea. 1 - Eritrócitos 2 -  Plaquetas

34 Plaquetas – coagulante e manutenção do endotélio
Possuem um sistema de túbulos e vesículas derivado de membranas citoplasmáticas, bem como grãos de glicogênio no seu interior. Com microfilamentos de actina e miosina e grânulos com ATP , serotonina e ADP. Fator de crescimento plaquetário.

35 um coágulo que impede a perda de sangue dos vasos lesados.
Plaquetas do Sangue FUNÇÃO: As plaquetas formam a FIBRINA, que constituirá uma rede fibrosa tridimensional, a qual aprisionará as células, formando um coágulo que impede a perda de sangue dos vasos lesados.

36 Mecanismos da Hemostasia (impedimento de perda sangüínea):
(2) (3) e (4) (1) (2) Mecanismos da Hemostasia (impedimento de perda sangüínea): Espasmo vascular: após a ruptura ou o corte de um vaso sangüíneo ocorre vasoconstrição (contração) - serotonina (2) Formação de tampão plaquetário: acúmulo de plaquetas para formar um tampão plaquetário no vaso lesado (adesividade das plaquetas - tromboplastina).

37 A síntese de alguns fatores de coagulação ocorre no fígado e é dependente de vitamina K, cuja deficiência pode provocar hemorragias.

38 (3) coagulação sangüínea: forma a rede tridimensional de fibrina.
Mecanismos da Hemostasia (impedimento de perda sangüínea): (3) coagulação sangüínea: forma a rede tridimensional de fibrina. (4) regeneração: crescimento de endotélio no local do coágulo sangüíneo para obturar o orifício do vaso sanguíneo lesado. Depois o coágulo é removido e degradado. (2) (3) e (4)

39 Quantidade: 200.000 a 400.000/mm3 e vida média de 5 a 7 dias
Observe a rede tridimensional de fibrina (em amarelo) na formação do coágulo Disponível em Quantidade: a /mm3 e vida média de 5 a 7 dias


Carregar ppt "Células do Sangue."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google