A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA SANGUINEO Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos Fl. 4,4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA SANGUINEO Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos Fl. 4,4."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA SANGUINEO Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos Fl. 4,4

2 O QUE É O SANGUE? É um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular, sendo vital para a vida, de cor vermelho vivo, brilhante quando arterial, rico em O 2, e azulado quando venoso(CO 2 ). Ele transporta oxigênio para o corpo, remove o dióxido de carbono, ajuda na eliminação de substâncias tóxicas e carreia nutrientes e substâncias essenciais para manutenção da vida.

3 QUANTOS LITROS DE SANGUE TEMOS EM NOSSO CORPO? No corpo de um adulto circulam, em média 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso. Em média 75 ml por quilo de peso, por exemplo, um adulto de 70 kg, terá: 75ml x 70kg = 5.250ml, ou seja, 5,25 litros. CALCULE A SUA QUANTIDADE!

4 QUAIS TECIDOS PRODUZEM SANGUE? É produzido na medula óssea ( local de formação das células sanguíneas, ocupa a cavidade dos ossos e é conhecida popularmente por tutano),dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril,crânio e externo. Nas crianças, também os ossos longos como o fêmur produzem sangue.

5 Tipos de Tecido Hematopoiético Mielóide é encontrado na medula óssea vermelha Função: produz hemácias, plaquetas (são pedaços de células) e certos tipos de glóbulosbrancos (ex. neutrófilos) Linfóide é encontrado em órgãos como: amígdalas, baço, timo, etc. Função- produção de glóbulos brancos(monócitos e linfócitos)

6 COMPOSIÇÃO SANGUINEA O sangue é constituído por diversos tipos de células que constituem a parte sólida do sangue e cerca de 45% do volume total. Glóbulos vermelhos (transporte de oxigênio), Glóbulos brancos (células de defesa), Plaquetas (atuam no processo de coagulação). Os 55% restantes são formados de uma parte líquida chamado plasma.

7

8 AS HEMÁCIAS (glóbulos vermelhos ou eritrócitos) São as células mais numerosas do sangue circulante. (4 a 5 milhoes /mm³ ) possuem a forma de um disco com o centro achatado, e são altamente especializadas para o transporte de oxigênio e CO2. As hemácias contém em seu interior uma proteína chamada hemoglobina, que é responsável por absorver o oxigênio do ar respirado e transportá-lo aos tecidos. Quando se liga ao oxigênio, a hemoglobina recebe o nome de oxi-hemoglobina, e adquire a coloração vermelha viva que é característica do sangue arterial. A hemoglobina também leva de volta aos pulmões, onde será eliminado, o CO2 (sangue venoso).

9 HEMÁCIAS As hemácias maduras não contém núcleo, e têm uma vida útil de aproximadamente 120 dias. As células mais velhas perdem a elasticidade de suas membranas, e acabam sendo fagocitadas e destruídas no interior do baço. A diminuição anormal do número de hemácias ou de seu conteúdo de hemoglobina recebe o nome de anemia, e pode ter diversas causas e tratamentos diferentes.

10 GLÓBULOS BRANCOS Leucócitos No sangue, temos de a /mm³ glóbulos brancos), que recebem o nome de leucócitos. (Vivem em média 1 dia) Principais tipos: Neutrófilos - Que fagocitam e destroem bactérias; Eosinófilos - Que aumentam seu número e se ativam na presença de certas infecções e alergias; Basófilos - Que segregam substâncias como a heparina, de propriedades anticoagulantes, e a histamina; Linfócitos - Que desempenham um papel importante na produção de anticorpos e na imunidade celular; Monócitos - Que digerem substâncias estranhas não bacterianas.

11 PLAQUETAS (TROMBÓCITOS) São fragmentos celulares anucleados em forma de disco, com um período de vida aproximado de 7,5 dias cerca de a plaquetas /mm³ circulam no sangue e contribuem para a hemostasia, ou coagulação

12 ANEMIAS

13 SINTOMAS GERAIS Fraqueza, cansaço, falta de concentração, falta de ar ao fazer esforço, palpitação, dor de cabeça, irritabilidade, desânimo, sonolência palidez de mucosas, que ocorre se o nível de hemoglobina for menor que 9-10 g/dL. Valor normal acima de 12 g/dL Transfusão abaixo de 7 g/dL

14 CAUSAS PERDA SANGUINEA MENSTRUAÇÃO EXCESSIVA (METRORRAGIA) GRAVIDEZ, LACTÂNCIA, IDOSOS DOENÇAS COMO CÂNCER, INFECÇÕES, VERMINOSES, MÁ ABSORÇÃO DE NUTRIENTES USO DE MEDICAMENTOS, COMO QUIMIOTERÁPICOS E ANTIBIÓTICOS

15 CAUSAS GERAIS PROBLEMAS RENAIS QUE LEVAM A DEFICIÊNCIA DO HORMÔNIO ERITROPOETINA. DESTRUIÇÃO ACELERADADA HEMÁCEAS PROVOCADA POR MEDICAMENTOS, VENENOS, VACINAS CARÊNCIAS NUTRICIONAIS, ALCCOLISMO

16 TIPOS ANEMIA ADQUIRIDA POR DEFICIÊNCIA DE ELEMENTOS ESSENCIAIS NA DIETA COMO: ANEMIA FERROPRIVA – deficiência de Ferro Tratamento: alimentação rica em ferro como lentilha, salsa, feijão e carnes, vegetais folhosos, exceto espinafre (oxalato ferroso). Sulfato ferroso via oral ou parenteral (Noripurum®) EV ou IM

17 FONTES DE FERRO

18 ANEMIA PERNICIOSA - deficiência de VITAMINA B12 (cianocobalamina) e Acido Fólico (folato) Esta anemia é caracterizada por glóbulos vermelhos grandes, imaturos e disfuncionais (megaloblastos) na medula óssea e também por neutrófilos hipersegmentadomedula óssea

19 FONTES VITAMINA B12: Levedo de cerveja, Cereais integrais, Leite, Vegetais verdes, Batatas,Peixes, Ovos, Carnes, frutos do mar, etc.


Carregar ppt "SISTEMA SANGUINEO Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos Fl. 4,4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google