A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIDA Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. VIH significa vírus da imunodeficiência humana O VIH origina a destruição sobretudo de um tipo de células.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIDA Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. VIH significa vírus da imunodeficiência humana O VIH origina a destruição sobretudo de um tipo de células."— Transcrição da apresentação:

1 SIDA Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

2 VIH significa vírus da imunodeficiência humana O VIH origina a destruição sobretudo de um tipo de células do sistema imunitário - linfócitos CD4 que são um tipo de glóbulos brancos. Já num estado avançado da doença, surgem infecções oportunistas, diz-se que tem SIDA

3 Como se passa de estar infectado pelo VIH para ter SIDA? Infectado pelo VIH ter SIDA Quando uma pessoa está infectada com o VIH, diz-se que é seropositivo para o VIH. Quando a pessoa infectada pelo VIH não tem sintomas diz-se que é um portador assintomático. Caso tenha já alguns sintomas devido a perturbações do sistema imunitário, designa-se por portador sintomático. Só quando esta pessoa tem o sistema imunitário muito destruído é que podem surgir as doenças mais graves, aquelas que fazem parte de uma classificação que define SIDA. Ou seja, dizer que alguém tem SIDA significa que a pessoa para além de ter o VIH, tem também que ter uma doença definidora de SIDA.

4 As principais vias de transmissão Transmissão Sexual Transmissão Materno fetal; Transmissão através de contacto com o sangue.

5 Transmissão Sexual A transmissão sexual é a principal forma de transmissão em todo mundo, sobretudo pelo contacto heterossexual. O maior risco de transmissão ocorre na relação sexual não protegida pelo uso do preservativo.

6 Transmissão Materno fetal Há ainda o risco de contágio durante o período de aleitamento, uma vez que o vírus é excretado no leite materno. A transmissão materno-fetal pode fazer-se durante a gravidez ou durante o parto.

7 Transmissão através de contacto com sangue O contacto com o sangue infectado é uma das principais via de transmissão sobretudo entre toxicodependentes que usam drogas por via intravenosa. Pode haver transmissão do VIH quando a pele deixa de estar integra e contacta com produtos contaminados como por exemplo o sangue de um indivíduo infectado com VIH.

8 A SIDA não se transmite através de: Aperto de mão e abraço Tosse e espirroUso de casas de banhoPicada de insecto Conversa, trabalho em equipa, contactos sociaisRoupaBeijos

9


Carregar ppt "SIDA Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. VIH significa vírus da imunodeficiência humana O VIH origina a destruição sobretudo de um tipo de células."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google