A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Síndrome de Imunodeficiência Adquirida"— Transcrição da apresentação:

1 Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
SIDA Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

2 VIH significa vírus da imunodeficiência humana
O VIH origina a destruição sobretudo de um tipo de células do sistema imunitário - linfócitos CD4 que são um tipo de glóbulos brancos. Já num estado avançado da doença, surgem infecções oportunistas, diz-se que tem SIDA

3 Como se passa de estar infectado pelo VIH para ter SIDA?
Infectado pelo VIH ter SIDA Quando uma pessoa está infectada com o VIH, diz-se que é seropositivo para o VIH. Quando a pessoa infectada pelo VIH não tem sintomas diz-se que é um portador assintomático. Caso tenha já alguns sintomas devido a perturbações do sistema imunitário, designa-se por portador sintomático. Só quando esta pessoa tem o sistema imunitário muito destruído é que podem surgir as doenças mais graves, aquelas que fazem parte de uma classificação que define SIDA. Ou seja, dizer que alguém tem SIDA significa que a pessoa para além de ter o VIH, tem também que ter uma doença definidora de SIDA.

4 As principais vias de transmissão
Transmissão Sexual Transmissão através de contacto com o sangue. Transmissão Materno fetal;

5 Transmissão Sexual A transmissão sexual é a principal forma de transmissão em todo mundo, sobretudo pelo contacto heterossexual. O maior risco de transmissão ocorre na relação sexual não protegida pelo uso do preservativo.

6 Transmissão Materno fetal
A transmissão materno-fetal pode fazer-se durante a gravidez ou durante o parto. Há ainda o risco de contágio durante o período de aleitamento, uma vez que o vírus é excretado no leite materno.

7 Transmissão através de contacto com sangue
Pode haver transmissão do VIH quando a pele deixa de estar integra e contacta com produtos contaminados como por exemplo o sangue de um indivíduo infectado com VIH. O contacto com o sangue infectado é uma das principais via de transmissão sobretudo entre toxicodependentes que usam drogas por via intravenosa.

8 A SIDA não se transmite através de:
Conversa, trabalho em equipa, contactos sociais Aperto de mão e abraço Roupa Beijos Uso de casas de banho Picada de insecto Tosse e espirro

9


Carregar ppt "Síndrome de Imunodeficiência Adquirida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google