A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desequilíbrios do Sistema Imunitário Alergias – hipersensibilidade imediata e tardia Doenças auto-imunes Imunodeficiências – congénita e adquirida Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desequilíbrios do Sistema Imunitário Alergias – hipersensibilidade imediata e tardia Doenças auto-imunes Imunodeficiências – congénita e adquirida Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Desequilíbrios do Sistema Imunitário Alergias – hipersensibilidade imediata e tardia Doenças auto-imunes Imunodeficiências – congénita e adquirida Prof. Ana Rita Rainho

2 ALERGIAS Hipersensibilidade imediata Hipersensibilidade tardia

3 Reacção Alérgica Hipersensibilidade imediata 1. O contacto com o alergénio activa os linfócitos B com receptores específicos correspondentes 2. Os linfócitos B activados produzem anticorpos (IgE) 3. Os anticorpos ligam-se à membrana dos mastócitos, funcionando como receptores específicos para o alergénio. 4. Numa 2ª exposição, os mastócitos já estão sensibilizados devido à presença dos IgE na sua membrana. Quando voltam a entrar em contacto com o alergénio a sua resposta é mais rápida e mais intensa. Reacção alérgica

4 Choque anafilático Reacção alérgica severa Inflamação das vias respiratórias. A inflamação do rosto desta criança provocada pela reacção alérgica impede-a de abrir os olhos.

5 Alergias de contacto Hipersensibilidade tardia Leva mais de 12h para se desenvolver. Devido a contacto prolongado com substâncias irritantes Sobreactivação de células do sistema imunitário. O contacto repetido aumenta a eficácia da resposta. Dermatite de contacto nas mãos

6 Teste de hipersensibilidade a alergénios Inoculação de possíveis alergénios em zonas subcutâneas controladas. Se o indivíduo for hipersensível, na zona desenvolver-se-á reacção inflamatória.

7 DOENÇAS AUTO-IMUNES Quando o sistema imunitário perde a capacidade de distinguir o self do non-self

8 No Timo… Maturação dos linfócitos T (aquisição de imunocompetência) Linfócitos T com baixa afinidade para os antigénios do indivíduo Linfócitos T com elevada afinidade para os antigénios do indivíduo Lançados na circulação Destruídos Linfócitos T atacam as células do próprio indivíduo

9 Artrite reumatóide Destruição da cartilagem das articulações pelo sistema imunitário, provocando a deformação das articulações

10 Lúpus As células do sistema imunitário atacam células do tecido conjuntivo da pele, provocando a sua destruição. A face é dos sítios onde é mais visível, mas pode afectar qualquer parte do corpo.

11 IMUNODEFICIÊNCIAS Imunodeficiência congénita Imunodeficiência adquirida - SIDA

12 Imunodeficiência congénita O tratamento pode passar por um transplante de medula óssea. Os indivíduos nascem sem linfócitos B ou T. Têm de viver num ambiente completamente esterilizado.

13 David Vetter. Nasceu em Setembro de 1971, com uma imunodeficiência congénita grave (SCID – severe combine Imunnodeficiency). O seu timo era disfuncional.

14 Vivia numa bolha especialmente concebida para ele, num ambiente livre de qualquer agente patogénico.

15 A NASA chegou a desenvolver um fato especial para David poder sair de casa.

16 À medida que a situação se ia tornando insuportável para David e incontrolável, os médicos tentaram um transplante de medula mesmo com um dador sem ser compatível.

17 video No entanto, poucos meses depois do transplante, David adoece e acaba por falecer com 12 anos de idade. Mais info

18 Imunodeficiência adquirida Vírus da SIDA Vírus HIV (amarelo) a infectar um linfócito T humano.

19 Imunodeficiência adquirida Vírus da SIDA O vírus HIV por si só não mata. O problema é a falta de integração da resposta imunitária que torna as nossas defesas incapazes de debelar infecções com eficácia.

20

21 Transmite Não Transmite

22 Mais material disponível em:


Carregar ppt "Desequilíbrios do Sistema Imunitário Alergias – hipersensibilidade imediata e tardia Doenças auto-imunes Imunodeficiências – congénita e adquirida Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google