A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues Analista de Saúde – Sesc Santa Luzia Departamento Regional de Minas Gerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues Analista de Saúde – Sesc Santa Luzia Departamento Regional de Minas Gerais."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues Analista de Saúde – Sesc Santa Luzia Departamento Regional de Minas Gerais

2 Câncer de mama O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formar um tumor maligno O câncer de mama tem cura, se descoberto no inicio.

3 O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

4 Fatores de Risco Histórico Familiar; Idade; Menstruação precoce; Menopausa tardia; Reposição hormonal; Colesterol alto; Obesidade; Ausência de gravidez.

5 SINAIS E SINTOMAS Presença de nódulos nas mamas; Vermelhidão na pele; Alterações no formato dos mamilos e das mamas; Nódulos na axila; Secreção escura saindo pelo mamilo; Pele enrugada (aspecto casca de laranja); Em estágios avançados, a mama pode abrir uma ferida.

6 SINTOMAS

7

8 DIAGNÓSTICO PRECOCE Através do autoexame das mamas; Através do exame das mamas feito em uma consulta ginecológica; Através da mamografia. A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano.

9 AUTOEXAME DAS MAMAS É conhecendo a sua mama que você pode verificar qualquer alteração. Faça o autoexame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15. O autoexame das mamas deve ser feito pela própria mulher e não substitui a mamografia

10

11

12 RECOMENDAÇÕES Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação; Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; Acima dos 40 anos, realize o exame anualmente.

13 PREVENÇÃO

14 OUTUBRO ROSA A Campanha: Mobilização Mundial

15 OUTUBRO ROSA O Sesc Minas no Outubro Rosa...

16 TRATAMENTO O tratamento depende do estágio da doença e pode ser feito com radioterapias e/ou quimioterapias. Cirurgias: pode incluir a remoção do tumor ou mastectómia (retirada completa da mama). O tratamento pode, ainda, incluir a combinação de dois ou mais recursos terapêuticos. O bem estar emocional é muito importante para manter um organismo saudável com um sistema imunológico eficaz e uma regeneração mais rápida de doenças.

17 Embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos. ATENÇÃO

18 A vida é uma arte, escolha as suas tintas. Está em suas mãos optar por um jardim colorido ou um borrão acinzentado!

19 Obrigada !!

20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério da Saúde. Planejamento familiar: manual para o gestor. Brasília: Ministério da Saúde, 2002; BRASIL. Ministério da Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Plano de ação para o período 2004 a Brasília: [DAPE], BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência integral à saúde da mulher: bases da ação programática. Brasília: Ministério da Saúde, 1984.


Carregar ppt "SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues Analista de Saúde – Sesc Santa Luzia Departamento Regional de Minas Gerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google